Archive for setembro 2011
Palavras de honra na literatura no encontro com Livro e a Leitura
Inscrições para o concurso da logomarca foram prorrogadas
Produções do Curso de Comunicação integram mostra de audiovisual gaúcho
A mostra que terá trabalhos de cursos de Comunicação de oito universidades gaúchas acontece no próximo dia 29 de setembro, das 15h às 20h na sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro e é uma promoção da FUNDACINE – Fundação Cinema RS com apoio do Ministério da Cultura.
Do Curso de Comunicação da Unisc estarão sendo exibidos os trabalhos dos seguintes alunos.
Décio Lau tem uma eletrônica desde 1955. Sua grande paixão é o conserto de rádios antigos, com válvulas. O documentário dá voz a esse personagem que tem muitas histórias para contar.
Bocas Secas
Um grupo de amigos viaja para a praia em um fim de semana. Na bagagem a proposta de registrar imagens e sons de acordo com a perspectiva de cada integrante. Como resultado, um documentário do “modo poético”. O ensaio audiovisual também revela um pouco sobre o modo de ser dos jovens de hoje.
A granel – Seis histórias do Mercado Público de Porto Alegre
Seis proprietários de bancas do Mercado Público de Porto Alegre contam histórias – atuais e do passado. Além da memória dos personagens e das imagens coloridas, o documentário também abre espaço para os sons dos corredores – ora destacando um som específico, ora combinando diversos sons.
Roteiro, Produção e Direção - Luisa Damásio
Mestrado em Letras inscreve para Oficinas de Leitura e Interpretação de textos
O Programa de Mestrado em Letras da Unisc está com as inscrições abertas para uma série de cinco oficinas sobre textos contemporâneos.
A proposta é trabalhar a leitura/interpretação/textualização de diferentes tipos de texto que vão desde o impresso, passando pelo audiovisual e hipertextual.
As oficinas, que vão acontecer sempre nas quintas pela manhã, a partir das 8h na sala 5328, são voltadas para estudantes de cursos de licenciatura, professores de escolas públicas e particulares e também para estudantes e profissionais dos meios de comunicação.
Os interessados podem se inscrever em quantas oficinas quiserem, ao preço único de 20 reais.As inscrições vão até o dia 29 de setembro e podem ser feitas pelo telefone 3717-7322.
Confira a programação das oficinas:
- 29/09 – O poético: repercussão e ressonâncias – Prof. Dr. Norberto Perkoski, Profa. Dra. Sandra Richter;
- 06/10 - O contar e o argumentar no jornal – Prof. Dr. Jorge Molina, Profa. Dra. Rosângela Gabriel, Profa. Dra. Onici Flores;
- 13/10 – Narrativas contemporâneas – Profa. Dra. Eunice Piazza Gai, Profa. Dra. Rosane Cardoso;
- 20/10 – Literatura e linguagens midiáticas – Profa. Dra. Fabiana Piccinin, Prof. Dr. Demétrio de Azeredo Soster;
- 03/11 – Blogs e autonarrativas – Profa. Dra. Nize Pellanda, Prof. Dra. Mônica Pons.
Vídeo-recado de Felipe Anghinoni
Anota aí: a palestra Chega de BláBláBlá será às 19h30 do dia 26/09, no Anfiteatro do Bloco 18.
Encontro de estudantes de Relações Públicas
Caminhos da Comunicação é tema da Semana da Acadêmica
Mostra de Pilotos de Tv
Serão selecionados cerca de 30 pilotos brasileiros inéditos, nas categorias entretenimento, jornalismo e ficção. O júri é formado por executivos de programação das principais redes de televisão do país, o que faz da mostra o maior e mais abrangentepitchingaberto do país.
Mais informações em: www.ietv.org.brExposição Imágenes apresenta fotografias do Uruguai
A exposição será realizada no Pancho Bill, restaurante que serve pratos típicos da gastronomia uruguaia. O lançamento do evento ocorrerá no dia 24 de setembro, sábado, a partir das 11h30. Após o coquetel, o Pancho Bill colocará à disposição o seu serviço de almoço. As imagens ficarão expostas no local até o dia 29 de outubro.
O diferencial da exposição é que as imagens poderão ser adquiridas por um valor simbólico de R$ 30,00, renda que será integralmente revertida para a Escola Municipal José Leopoldo Rauber. Na instituição é realizado o Projeto Retratos da Vida, que ensina a prática fotográfica a estudantes da 4ª e 8ª séries.
A exposição Imágenes tem apoio do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Unisc, da Pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), do SystemLab e do Restaurante Pancho Bill.
O Restaurante Pancho Bill situa-se junto ao Hotel Fazenda Pinus Parque, na RST 287, Km 103, em Santa Cruz do Sul, RS. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo e-mail adaviborges@gmail.com ou pelo fone (51) 8212-9283.
Vaga de estágio RP
Pessoal: Segue vaga de estágio para Relações Públicas na RBS TV: Cargo: Estagiário(a) de Relações Públicas Empresa: Grupo RBS Área: Comunicação Corporativa Carga horária: 6h Horário: 10h - 17h30 (1h30 de intervalo)
Principais atividades:
· Apoio na organização e produção de eventos institucionais · Produção de mailings para eventos e ações de relacionamento · Atendimento ao público externo
Competências técnicas:
· Estar cursando a partir do 5º semestre de Relações Públicas · Domínio de texto · Domínio do pacote office · Desejável experiência em eventos
Competências comportamentais:
· Bom relacionamento interpessoal · Boa apresentação · Organização · Boa postura · Comportamento pró-ativo e engajado
Benefícios:
· Remuneração: de R$ 746,24 a R$ 902,96, de acordo com o semestre · Vale transporte · Refeitório no local · Assistência médica e odontológica Currículos devem ser enviados para comunicacao@gruporbs.com.br |
Matamos a pau no SET da PUC, moçada!!!!
No ano passado foram sete prêmios; neste, 14!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns a todos!!!!
CATEGORIA : CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA (2 vencedores)
TÍTULO: CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO PARA O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC
VENCEDOR: TAMARA AREND DE FREITAS
INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA : CAMPANHA PUBLICITÁRIA
TÍTULO: CAMPANHA XIMANGO
VENCEDOR: WILIAM MARKUS CASTOLDI
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA : CINEMA E AUDIOVISUAL – DOCUMENTÁRIO
TÍTULO: (A) NORMAL
VENCEDOR: SIMONI CLAUDIA HELFER
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: CINEMA E AUDIOVISUAL – MUSICAL/VIDEOCLIPE
TÍTULO: VESANA – SE EU NÃO TE ENCONTRAR
VENCEDOR: DIEGO TAFAREL DE FREITAS
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ
DO SUL
CATEGORIA: JORNALISMO ON LINE- PROJETO MULTIMÍDIA
TÍTULO: TEMPOS NAZISTAS – A HISTÓRIA DO NAZISMO NO VALE DO RIO PARDO
VENCEDOR: RENAN SILVA DA SILVA
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS (2 vencedores)
TÍTULO: CORRERIA- UMA CAMPANHA EM 8 HORAS
VENCEDOR: VANESSA BRITTO VIGHI
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: NO MÍDIA
TÍTULO: A GENTE AMA COMUNICAÇÃO
VENCEDOR: TAISSI ALESSANDRA CARDOSO DA SILVA
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA : PROGRAMA ESPECIAL DE TELEVISÃO
TÍTULO: VAI ENCARAR?
VENCEDOR: SIMONI CLAUDIA HELFER
INSTITUIÇÃO:UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: PROJETO GRÁFICO – JORNAL (2 vencedores)
TÍTULO: UNICOM – 7 PECADOS
VENCEDOR: RENAN SILVA DA SILVA
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
TÍTULO: UNICOM – EDIÇÃO MULTITEMÁTICA
VENCEDOR: RENAN SILVA DA SILVA
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: PUBLICAÇÃO IMPRESSA – JORNAL
TÍTULO: UNICOM – 7 PECADOS
VENCEDOR: ANA CLAUDIA SEIBEL SCHUH
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: REPORTAGEM DE TV (2 vencedores)
TÍTULO: HIDROTERAPIA NA GESTAÇÃO
VENCEDOR: RAISA MACHADO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
TÍTULO: O LANCHE DO INTERVALO
VENCEDOR: JÚLIO HENRIQUE ASSMANN DA LUZ
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CATEGORIA: SITE/BLOG CORPOATIVO
TÍTULO: CUTE BIJU
VENCEDOR: MARÍLIA RODRIGUES NASCIMENTO
INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
Vendendo sua empresa na disciplina de Campanha Publicitária
Pesquisa em Relações Públicas
Dez anos de Santa Maria Vídeo e Cinema
A idéia é prestigiar, cada vez mais, o valor fundamental das discussões e reflexões sobre o cinema e o audiovisual brasileiro de curta, média e longa-metragens.
O Santa Maria Vídeo e Cinema acontecerá de 05 a 10 de dezembro em Santa Maria - RS/Brasil.
As inscrições vão de 08 de setembro a 08 de outubro.
São aceitas obras realizadas em qualquer bitola, com até 25 minutos (incluindo créditos), finalizadas a partir de janeiro de 2010.
O regulamento e as inscrições estão disponíveis no site www.smvc.org.br.
Realização: ONG SMVC
Promoção: Prefeitura Municipal e RBS TV
Co-Promoção: CESMA
Patrocínio: Secretaria da Cultura - LIC-SM
Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Roaunet / Rede Vivo, Corsan
Site da Seacom já está atualizado
Acompanhem por meio dele a cobertura que monitores e voluntários da A4 farão durante nossa Semana Acadêmica.
Repórter da Feira em ação
Os alunos cobriram, e bem, durante um dia inteiro, a programação da 15ª Feira do Livro de Vera Cruz, que foi transmitida ao vivo pela rádio 107.9 FM.
O projeto foi coordenado pela secretária de Cultura de Vera Cruz, Neusa Meert Ferreira, e pelo subcoordenador do Curso de Comunicação da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster.
Abaixo, alguns registros do evento.
Da esq p/ dir, Luiza Ziemann, Jonara Raminelli, Rosângela (?), Neusa Ferreira, Ana Rabuske, Demétrio Soster e Augusto Dalpiaz da Silva |
Aquela com o mate é a Berenice Bohnen |
Momento foto |
Concurso logomarca do Curso de Comunicação
“Procura-se uma Marca” – Curso de Comunicação Social
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
O Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul promove o Concurso “Procura-se uma Marca” para definir a logomarca do Curso, que tem como objetivo escolher uma logomarca para o Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.
A logomarca vencedora passará a ser de propriedade exclusiva do Curso e será utilizada em todos os eventos, folder, cartazes, impressos, envelopes, site e outras situações de divulgação e promoção do mesmo.
Aberto a todos os alunos do Curso de Comunicação e Graduação Tecnológica em Fotografia, o concurso vai contemplar o autor da logomarca escolhida com um HD externo de 1(UM) Terabyte. A divulgação do ganhador será realizada dia 30 de setembro durante a palestra de encerramento da XVI Semana Acadêmica da Comunicação Social.
As inscrições e entrega dos trabalhos iniciam no dia 12 de setembro e vão até o dia 28 de setembro, às 22hs, na Secretaria do Curso de Comunicação Social.
A Comissão Organizadora vai levar em consideração critérios como criatividade, originalidade, aplicabilidade e relação com o Curso de Comunicação.
2. DOS PARTICIPANTES
2.1. Aberto a todos os alunos do Curso de Comunicação e Graduação Tecnológica em Fotografia.
2.2. Cada participante poderá concorrer com apenas uma proposta.
2.3. Não poderão participar do concurso professores, funcionários da instituição e os seus julgadores.
3. DO OBJETO
3.1. As propostas deverão concentrar-se nos objetivos do concurso, devendo ser apresentada na forma impressa e em CD (com o Manual de Identidade em PDF e em Corel e/ou Adobe Ilustrator)
3.2. A proposta poderá ser monocromática ou em quatro cores (número de cores primárias de padrão de impressão, Ciano, Magenta, Amarelo e Preto).
3.3. A proposta de logotipo deve ser elaborada visando diversas aplicações, desde banners, cartazes até timbres de aplicação em impressos e mídias digitais, como internet e vídeos.
3.4. A proposta deverá ser entregue junto com o esquema de construção da logomarca e um memorial descritivo da idéia (Manual de Identidade), o qual deverá contemplar: defesa da marca, cores, família tipográfica, redução mínina e versão monocromática.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1. As propostas deverão ser entregues na Secretaria do Curso de Comunicação Social, Bloco 15, do Campus de Santa Cruz do Sul da UNISC, no período de 12 de setembro a 28 de setembro de 2011.
4.2. A apresentação das propostas obedecerá a seguinte forma:
4.2.1. As propostas entregues deverão estar contidas em envelope com o título: “Procura-se Logotipo do Curso de Comunicação Social”. No interior deve conter a Ficha de Inscrição assinada, contida no final deste regulamento, e o Manual de Identidade da logomarca. O envelope será conferido no ato da entrega, na presença do participante. Para ele, será entregue um número o qual confirma a inscrição do trabalho.
4.2.2. Só poderão participar propostas originais e inéditas, produzidas em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos.
4.2.3. O manual de logomarca não deverá ser assinado ou conter alguma marcação de identificação do participante.
4.3. A entrega da proposta e o fornecimento dos dados de identificação já corresponde à inscrição e constitui prova de aceitação, pelo candidato, de todas as condições do concurso, nos termos das normas do presente regulamento, permitindo explicitamente o direito de uso do seu trabalho.
5. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS
5.1. A Comissão Julgadora do Concurso será integrada por 5 (cinco) membros, sendo 4 professores e 1 estudante.
5.2. A Comissão Julgadora selecionará as propostas conforme os critérios: Criatividade (inovação conceitual e técnica); Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes); Comunicação (concisão e universalidade); Aplicabilidade (diferentes aplicações em impressos e digital).
5.3. A logomarca selecionada em 1º lugar será utilizada como a logomarca oficial do Curso de Comunicação Social
5.4. Elegibilidade – os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) autor(es).
6. DA PREMIAÇÃO
6.1 O resultado do concurso será anunciado no dia 30 de setembro de 2011 no final da Palestra de encerramento da XVI SEACOM – Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social, na internet http: //novocomunicacord.blogspot.com/ e nos murais espalhados pela UNISC.
6.2 Será premiado somente o primeiro colocado, que receberá como prêmio um HD Externo de 1(UM) Terabyte, fornecido pelo Curso de Comunicação Social.
7.1. A remessa do original constituirá, por si só, a inscrição neste Concurso, dela decorrendo a aceitação, por parte do concorrente, das normas expressas neste regulamento.
7.2 O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado ao Curso de Comunicação Social, não cabendo à mesma quaisquer ônus sobre seu uso, pagamento de cachês, direitos autorais e outros pagamentos/ressarcimentos que venham a ser reivindicados pelos participantes do concurso, inclusive sendo-lhe permitido fazer adaptações, visando a sua adequação ao conceito.
7.3. A decisão da comissão julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.
7.4. O Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul poderá cancelar o concurso de que trata este Regulamento, em razão de caso fortuito ou de força maior e também por insuficiência de inscrições, a seu critério, sem que isso importe em qualquer direito indenizatório.
7.5. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso.
7.6. Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Santa Cruz do Sul, 12 de setembro de 2011.
Coordenadora do Curso de Comunicação Social
FICHA DE INSCRIÇÃO
Inscrição No.: ______________________
Nome Completo do participante: _________________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________________________________
Cidade: _______________________________________________________________.UF:.____________
Telefone residencial ( ) ____________________ Celular( ) _______________________
Email: _________________________________________________________________
No. RG: __________________________________ Órgão expedidor: _____________________________
Data de nascimento: _______ / ______ / __________ Nacionalidade: ___________________________
Curso: ________________________________________________________
Declaro estar ciente e de acordo com as normas contidas no Regulamento do concurso “Procura-se uma Marca” para o Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.
Assinatura do participante
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
COMPROVANTE DE RECEBIMENTO
CONCURSO “PROCURA-SE UMA MARCA”
NOME DO INSCRITO:___________________________________________________________
RECEBIDO POR:________________________________________________________________
No. INCRIÇÃO: _____________________________________
CARIMBO: DATA: ______/______/______
Programa Inserção Comunitária
Alunos em set de filmagem
1º Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação
Moçada, segue release encaminhado pela RBS ao Curso:
"Com o objetivo de estimular os empreendedores digitais do Brasil, o Grupo RBS lançou o 1º Prêmio RBS de Empreendedorismo e Inovação. A iniciativa é destinada a startups de web e tecnologia e premiará os três primeiros classificados com R$ 50 mil, R$ 25 mil e R$ 10 mil, respectivamente.
De 12 de setembro a 23 de outubro, empreendedores interessados em concorrer aos prêmios devem se inscrever no site www.prei.com.br e encaminhar informações sobre o negócio e sua equipe. Serão aceitos projetos com foco digital, especificamente em web e mobile, aplicativos, mídia e conteúdo, mídias sociais e transacional. Os finalistas apresentarão os projetos nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo.
Gostaríamos de contar com a sua participação e colaboração para divulgar aos seus alunos. O Meetup Porto Alegre acontece na próxima terça-feira (13), às 18h, no Nós Coworking (Shopping Total), em Porto Alegre".
Pré lançamento da semana acadêmica é nesta quinta
Viagem pro set da Puc
Concurso logomarca de produtora
ônibus para o set da Puc
Ação do Correria na Feira do Livro
Uma campanha pela pavimentação do pátio do Asilo de Idosos movimentou a Feira do Livro no último sábado durante a manhã.
Um grupo de idosos da Asan veio para a praça praticar exercícios físicos com a intenção de chamar a atenção das pessoas que visitavam a Feira.
A ação foi criada pelos alunos de Publicidade e Propaganda Gabriel Coimbra, Michele Machado, Rafael Dutra e Laudir Jaeger por ocasião do concurso Correria, realizado em maio deste ano no Curso de Comunicação Social sob a organização dos professores César Steffen, Yhevelin Guerin e Adriano Moritz.
Na ocasião os alunos conquistaram o segundo lugar no evento pela ideia da campanha e tiveram como premiação a possibilidade de fazer um estágio em agências de publicidade de Porto Alegre durante o mês de janeiro do ano que vem.
Oportunidades de intercâmbio
Segue um e-mail interessante com orientações para intercâmbios fora do país com bolsa.
Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University Centre for Business Management – Fondazione CUOA – www.cuoa.it.
Essa instituição é uma fundação privada sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem 70% de redução sobre o custo normal do curso e da hospedagem, além de subvenções para passagens aéreas. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas em suas áreas de interesse, em conjunto ao desenvolvimento do idioma inglês e ter uma experiência internacional - objetivos de todos os jovens profissionais de hoje.
Neste momento, são oferecidos dois programas:
- “Global Leaders”: desenvolvimento de competências de Liderança Estratégica, Negociação e Gestão Intercultural
- “Entrepreneurship, Creativity & Innovation”: desenvolvimento da capacidade de geração de novas ideias e negócios.
Os cursos tem as seguintes características:
- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho, com aulas e visitas a empresas em período integral
- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência em no mínimo nível intermediário
Processo seletivo para o programa de bolsas de estudo parciais (cobrindo 70% dos custos do programa e hospedagem):
Os alunos deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico profricardobritto@gmail.com até o dia 16 de setembro.
Relatório da primeira reunião do Conselho de Alunos do semestre
1 O professor Hélio Etges será o ouvidor (ombudsman) do Conselho. Sua função será encaminhar as demandas dos alunos junto à coordenação e ao próprio conselho.
2 O DA agora tem cadeira cativa junto ao Conselho, atendendo demanda realizada nos encontros do semestre passado.
3 As seguintes demandas do Conselho de alunos já foram atendidas:
+ aquisição de réguas para as salas dos blocos 13, 14 e 15 enquanto as novas tomadas não são instaladas (estão disponíveis na coordenação).
+ reforço na iluminação do bloco 15.
+ reforço na iluminação e instalação de novas luminárias entre os blocos 14 e 15.
+ reformas de todas as cadeiras das salas dos blocos 14 e 15, que estavam rasgadas.
+ incentivo, com oferta de curso específico, para que os professores se utilizem do ambiente EAD em suas aulas.
+ criação de sala para a coordenação no ambiente EAD.
+ participação do DA no Conselho de Alunos da Comunicação.
+ elogios e críticas aos professores (encaminhados diretamente a eles)
4 Demandas por serem atendidas
+ caixas de som na sala 1503 (ainda estamos aguardando, por parte da prefeitura do câmpus, o atendimento do pedido).
+ instalação de mais bancos junto ao bloco 15 (já solicitado, mas ainda não atendido).
+ elogios e críticas aos professores (encaminhados diretamente a eles)
5 Novas demandas
+ sala de aula multimídia (haverá ano que vem, na ampliação do curso)
+ críticas e elogios a professores (serão encaminhados pessoalmente)
A próxima reunião do Conselho de Alunos da Comunicação, turno na noite, será realizada dia 5 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na sala 5328. Estão todos convidados.
Abraço a todos.
Demétrio