Archive for agosto 2013

Unicom Especial Feira do Livro já está pronto

O Unicom, jornal-laboratório do Curso de Comunicação Social da Unisc, já está com sua edição especial sobre a 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul pronta.

Tal edição foi produzida pelo Núcleo de Jornalismo da A4 – Agência Experimental de Comunicação e estará disponível para distribuição no estande do Curso de Comunicação Social durante o evento.

A 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul ocorre de 6 a 15 de setembro, na Praça Getúlio Vargas, e terá como patrono Affonso Romano de Sant’Anna e como homenageado Mauro Klafke.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Viagem de estudos a Portugal – próximas etapas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Primeira edição da revista Rizoma está disponível

Está disponível a primeira edição da revista Rizoma – Midiatização, Cultura, Narrativas, uma publicação do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul.

A revista Rizoma é uma publicação online e semestral voltada para a divulgação de artigos científicos e resenhas com temáticas relacionadas à área Comunicação, que tenham o foco direcionado para os estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas.

Sua próxima edição já está com chamada aberta e sairá em dezembro de 2013. Interessados devem enviar os textos até dia 30 de setembro, seguindo o foco da revista.

A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos e graduados podem publicar desde que em coautoria com mestres ou doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol.

Para conhecer melhor a revista e conferir sua primeira edição, acesse o site da Rizoma.

Publicidade e Propaganda e Relações Públicas são estrelados em avaliação do Guia do Estudante

Os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Unisc foram estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, e constarão na publicação GE Profissões Vestibular 2014, que passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro de 2013.

Estes são os selos de qualidade referente à avaliação:


Escritório de arquitetura procura assistente administrativo

O escritório Arquitetura Contemporânea está selecionando um assistente administrativo para atender em horário comercial, não precisando trabalhar aos sábados.

Dentre as tarefas da vaga estão receber clientes, conduzir ao ambiente de atendimento (oferecer água, café ou chá), atender telefonemas, cuidar da agenda do escritório e dos arquitetos, fazer ata de reuniões, solicitar orçamentos e fazer tabelas orçamentárias em Excel, preenchimentos de notas fiscais e recibos, redigir documentos no Word, atualizar informações no site e rede social do escritório, controlar correspondências, montar apresentações em PowerPoint, manter a copa do escritório organizada, e, no trabalho de rua, cobranças de clientes, pagamentos em bancos e compras de suprimentos para o escritório.

Dentre os requisitos pessoais estão simpatia, bom humor, disposição e iniciativa.

Interessados devem agendar entrevista pelo telefone (51) 3715 1822 e enviar currículo pelo e-mail atendimento@arquiteturacontemporanea.com.br.

Há vagas para viagem ao Rio de Janeiro/Projac

Quem possui interesse na viagem para o Rio de Janeiro com o objetivo de visitar as instalações do Projac e não está na lista da mesma, ainda pode participar.

Para tanto, é necessário entrar em contato com a agência que está organizando a viagem, a Cirass, através dos telefones (51) 3056-2852/8413-6818 ou pelos e-mails vendas2@cirassviagens.com.br/carlasabrine@hotmail.com (com Carla Schmidt).

A viagem ao Rio de Janeiro/Projac acontece em outubro e conta com duas vagas disponíveis.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ESPM-Sul realiza Curso Intensivo de Radiojornalismo Esportivo Multiplataforma

A partir do dia 14 de setembro, a ESPM-Sul realiza, em parceria com a Rádio Gaúcha, o Curso Intensivo de Radiojornalismo Esportivo Multiplataforma, destinado a estudantes de Jornalismo e profissionais da área.

O objetivo do curso é experienciar a prática do radiojornalismo esportivo multiplataforma, com ênfase em futebol, aprimorando conceitos e técnicas do veículo.

O curso tem carga horária de 90 horas-aula distribuída em 9 encontros, que ocorrem aos sábados, das 8h30 às 17h30.

Para se inscrever, o interessado deve preencher a ficha de inscrição on-line no site www.espm.br/gaucha até dia 14 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.espm.br/gaucha, pelo telefone (51) 3218 1400 ou pelo e-mail centralinfo-rs@espm.br.

Curso de Comunicação Social é representado no Intercom 2013

Na próxima semana, acontece a etapa nacional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom 2013, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O Congresso Nacional é o evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação e recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.

No Intercom Sul 2013, etapa regional que aconteceu aqui na Unisc de 30 de maio a 1º de junho, 6 trabalhos de acadêmicos do Curso de Comunicação Social foram premiados na Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).

Estes trabalhos irão representar o Curso de Comunicação Social e a Unisc, bem como a região sul, na etapa nacional do evento.

São eles:

Um tanto estranho – Patrícia Fanck (Categoria Videoclipe)

Case: Divulgando o Curso de RP no Viva Unisc – Jenifer Eduarda Becker (Categoria Agência Jr. de Relações Públicas)

Resgate de memória: 17 anos de Seacom – Fabíola Pinheiro (Categoria Produto de comunicação institucional audiovisual)

Agência A4: Aliando prática e teoria na formação acadêmica – Viviane Scherer Fetzer (Categoria Agência Jr. de Jornalismo)

Unicom Memórias – Vanessa Costa de Oliveira (Categoria Jornal-laboratório impresso)

Revista Exceção – Viviane Bataioli de Moura (Categoria Revista-laboratório impressa)

A etapa nacional do Intercom 2013 ocorrerá de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (AM).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul é lançada oficialmente

Na noite de ontem, dia 21 de agosto, ocorreu a cerimônia de lançamento da 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, na Casa das Artes Regina Simonis.

Na ocasião, foram apresentadas a identidade visual deste ano, criada pelo professor Rudinei Kopp, e a temática da 26ª edição da Feira, “Ler Apaixona”.

Também foram destacados certos pontos da programação, como o 1º Encontro de Quadrinistas e Fás de HQs, e anunciado que, neste ano, a Feira irá contar com dois palcos, tornando possível a realização de atividades para públicos distintos nos mesmos horários.

Como vem ocorrendo nas últimas edições, a cobertura jornalística da 26ª Feira do Livro será realizada pelo Núcleo de Jornalismo da A4 – Agência Experimental de Comunicação da Unisc, através do site hipermidia.unisc.br/26feiradolivro. O Curso de Comunicação Social também terá um estande no evento.

A 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul acontece de 6 a 15 de setembro, na Praça Getúlio Vargas, tendo como patrono Affonso Romano de Sant’Anna e como homenageado Mauro Klafke.

Inscrições para viagem anual de estudos para Portugal vão até amanhã

Amanhã, dia 23 de agosto, é o último dia para se inscrever na viagem anual de estudos para Portugal, que acontecerá de 30 de novembro a 20 de dezembro de 2013, a partir da parceria do Curso de Comunicação Social da Unisc com a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

Para se inscrever, os interessados devem deixar na Coordenação do Curso um envelope contendo os seguintes documentos:

- Currículo acadêmico, com fotografia, onde serão elencadas e descritas as atividades que ele, ou ela, realizaram até o atual momento no Curso de Comunicação Social;

- Carta de intenção: texto onde o candidato, ou candidata, esclarece os motivos por meio dos quais quer participar da viagem de estudos.

Serão selecionados cinco candidatos de todas as habilitações, com base nos seguintes critérios:

1 Análise, pela Coordenação, dos currículos e das cartas de intenções;
2 Entrevista presencial;
3 Tempo de curso (semestre em que se encontra);
4 Desempenho acadêmico (média de notas);
5 Não ter realizado nenhum intercâmbio ainda.

A divulgação de tal resultado será feita através das redes sociais do Curso, e-mail institucional (mx2) e cartazes.

Conselho de Alunos debate sobre Produção em Mídia Audiovisual

Na noite de ontem, dia 15 de agosto, ocorreu o primeiro Conselho de Alunos do Curso de Comunicação Social dentro do novo modelo de Conselho, sendo dedicado exclusivamente à habilitação de Produção em Mídia Audiovisual.

Neste novo modelo, o Conselho de Alunos abandona o formato de discussão por disciplina, onde os representantes expunham as necessidades gerais da turma, e passa a ter edições específicas para cada habilitação, permitindo a discussão da habilitação em si e de suas necessidades particulares.

Este novo modelo foi criado com o intuito de avançar em relação ao que já é realizado, aperfeiçoando o modelo do Conselho para contribuir, ainda mais, para a vida acadêmica e permitindo um diálogo mais estreito entre Coordenação e alunos. Sua idealização e criação decorrem da parceria entre o Curso de Comunicação Social e o CACO – Centro Acadêmico de Comunicação Social.

Na edição de ontem, específica para a habilitação de Produção em Mídia Audiovisual, os assuntos abordados foram desde estrutura curricular e contratação de professores, até questões estruturais, pedagógicas, dentre outras.

O Conselho de Alunos da habilitação de Produção em Mídia Audiovisual aconteceu na sala 101 e contou com cerca de 50 alunos.

A próxima edição do Conselho de Alunos ocorrerá em setembro (data, local e horário a definir) e será dedicada à habilitação de Relações Públicas.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Seminário Internacional de Comunicação na UFSM recebe trabalhos até 7 de setembro

O Programa de Pós-Graduação e o Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM convidam professores, pesquisadores e estudantes da área para o V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação (SIPECOM), de 15 a 17 de outubro de 2013, em Santa Maria (RS).

O objetivo desta edição do Seminário é instigar as novas gerações de investigadores em comunicação a romper as fronteiras do saber acadêmico estabelecido e produzir conhecimento crítico para, então, compartilhá-lo com a sociedade.

Para isso, foram reunidos pesquisadores nacionais e internacionais com a proposta de fomentar a reflexão sobre o tema “Epistemologia e desafios da pesquisa no campo da comunicação”.

São propostas quatro mesas redondas com reflexões em torno do tema central do evento, buscando debater sobre a comunicação como teoria e como campo de conhecimento, desafios da pesquisa e práticas analíticas em comunicação.

Na conferência de abertura, a professora Maria Manuel Baptista, da Universidade de Aveiro, Portugal, falará sobre a comunicação a partir da investigação em Estudos Culturais.

Para a participação como apresentador de trabalho, são propostos 7 GTs sobre os eixos: Estudos em produção editorial, Estudos em jornalismo, Estudos em publicidade, Estudos em comunicação institucional e organizacional, Estudos de recepção, Estudos em cultura e identidade, e Estudos de audiovisualidades.

O envio de artigos pode ser feito até o dia 7 de setembro, pelo site www.ufsm.br/sipecom.

No site também é possível conferir a programação completa e fazer a inscrição como participante do evento.

Feira do Livro de SCS terá Encontro de Quadrinistas e Fãs de HQs

No dia 13 de setembro, ocorrerá o 1º Encontro de Quadrinistas e Fãs de HQs. Tal evento faz parte da 26ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que acontece de 6 a 15 de setembro, na Praça Getúlio Vargas.

O Encontro é organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura da Unisc juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade, o Curso de Comunicação Social e o Sesc.

O evento é aberto a todos os interessados, com inscrições na hora e no local.

Mais informações podem ser obtidas em www.unisc.br/quadrinhossantacruz ou pelo telefone (51) 3717 7346.

Projeto Geração Futura está com inscrições abertas para sua edição de 2014

O projeto Geração Futura Universidades Parceiras é uma iniciativa que já acontece há 9 anos e oferece a estudantes das Universidades Parceiras a oportunidade de se aproximar da mídia televisiva e vivenciar a construção de um modelo de produção para o Canal.

Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na linguagem audiovisual a experiência, o saber e o olhar do jovem, estabelecendo um permanente diálogo entre produtores de TV e seu público.

Com o projeto, o Futura busca fortalecer ainda mais seus laços com as Universidades Parceiras, através da participação dos alunos na Oficina de Produção de Vídeo do Geração Futura. Nela, os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal.

De 13 a 24 de janeiro de 2014 os estudantes irão ver de perto como funciona o Canal Futura e participarão de oficinas em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa. O objetivo final da Oficina Geração Futura é a produção de interprogramas, desenvolvidos a partir de um tema estabelecido pelo Futura.

Os alunos interessados em participar devem se inscrever no processo seletivo até o dia 20 de setembro, seguindo o passo a passo do regulamento (disponível neste link). O resultado da seleção será divulgado no site do Canal Futura no dia 4 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas em www.futura.org.br.

Projeto Avós na Comunicação realiza Mostra Fotográfica

De 15 a 22 de agosto estará em exibição, no Max Shopping Center, a Mostra Fotográfica promovida pelo projeto Avós na Comunicação, cujo tema será "A natureza na visão dos avós".

Nela, nove idosos irão expor suas fotografias produzidas durante o Curso de Fotografia para a Terceira Idade, oferecido pelo projeto Avós na Comunicação através do Curso de Comunicação Social da Unisc.

Tal curso ocorre desde 2011 e ensina os idosos a manejarem suas câmeras fotográficas e registrar os momentos marcantes de suas vidas.

Junto à Mostra Fotográfica ocorrerá a exposição de trabalhos da Oficina de Criatividade, atividade oferecida pelo Programa Terceira Idade na Unisc.

Mais informações acerca do projeto Avós na Comunicação, bem como de suas atividades, podem ser obtidas através do site www.avosnaunisc.blogspot.com.br.

Vagas de intercâmbio profissional da AIESEC

A AIESEC é reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo, estando presente em 113 países e territórios e tendo mais de 86.000 membros. Juntos, formam uma rede global, que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, explora e desenvolve o potencial de liderança de seus jovens.

No próximo dia 15, a AIESEC estará realizando o Carreira Global, no qual será possível conhecer mais sobre as possibilidades que um intercâmbio remunerado pode oferecer. (Detalhes neste link)

Confira também as vagas para intercâmbio disponíveis:

Vaga Alemanha

Requisitos base: Inglês Fluente, um ano de experiência, formando (graduação)

- Trabalho de estratégia de marketing

- Backgrounds necessários: Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas

- Skills necessárias: Excel e excelente capacidade de organização e de análise

- Duração: 26 a 52 semanas

- Remuneração: US$ 1070

Vaga Polônia
 
Requisitos base: Inglês Fluente, um ano de experiência, formando (graduação)
 
- Trabalho de criação de um site e posters, que entrem em contato diretamente com os clientes da empresa
 
- Backgrounds necessários: Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas
 
- Skills necessárias: Corel Draw, Photoshop, HTML
 
- Duração: 8 a 26 semanas
 
- Remuneração: US$ 460

Vaga Hungria
 
Requisitos base: Inglês Fluente, um ano de experiência, formando (graduação)
 
- Trabalho de elaboração de artigos informativos e posts para os clientes da empresa. O estilo de escrita precisa ser muito casual e atraente para os usuários da web. A empresa tem interesse especial em quem já tem seu próprio blog
 
- Backgrounds necessários: Jornalismo
 
- Skills necessárias: Marketing e vendas
 
- Duração: 52 semanas
 
- Remuneração: US$ 471

Caso tenha interesse em outro país ou alguma dúvida, entre em contato através do e-mail marilia.reali@aiesec.net.

Congressistas do Intercom Manaus devem estar com vacina em dia

Na etapa regional da Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) que aconteceu durante o Intercom Sul 2013, aqui na Unisc, 6 trabalhos de acadêmicos do Curso de Comunicação Social foram premiados e irão representar o Curso e a Unisc, bem como a região, na etapa nacional do evento.

Para tanto, os congressistas que irão viajar para Manaus, local onde ocorrerá o Intercom, devem estar vacinados contra a febre amarela. Esta vacina confere proteção por 10 anos, contados a partir de 10 dias de sua administração. Portanto, só será necessária a vacinação em caso de expiração do prazo.

Como o limite estipulado para a devida imunização é de, no mínimo, 10 dias antes da viagem, os congressistas terão as próximas semanas para efetuar a vacinação. Quem necessita tomar a vacina pode procurar o SIS – Serviço Integrado de Saúde da Unisc, localizado no bloco 31 (Tel: [51] 3717 7744/7480). A vacinação é gratuita.

A etapa nacional do Intercom 2013 ocorrerá de 4 a 7 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus (AM).

Algumas informações sobre a febre amarela e a vacinação podem ser encontradas neste link do site do Ministério da Saúde.
terça-feira, 13 de agosto de 2013

Xalingo procura por estagiário(a) de Marketing

Informações na imagem:

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Festival Assim Vivemos chega à sua 6ª edição

Comemorando 10 anos de existência, o Festival Assim Vivemos chega à sua 6ª edição. A diferença de anos e número de edições ocorre por ser um festival bienal: estreando em 2003 e seguindo com edições inéditas em 2005, 2007, 2009 e 2011.

Mantendo a tradição que o legitimou como a maior celebração da inclusão cultural do Brasil, nesta 6ª edição o Festival segue com o foco na pessoa com deficiência como protagonista dos filmes e do público do festival.

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates).

Quanto à acessibilidade física, o Festival é realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, que garante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.

Sua programação inédita conta com 26 filmes de 17 países, que trazem novas abordagens sobre o tema do autismo e seu amplo espectro, sobre o tema da surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, sobre as moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros temas palpitantes.

Também haverá os tradicionais debates sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores. São eles Surdez e Comunicação, Institucionalização de Pessoas com Deficiência, Autismo e seus desafios e Terapeuta Sexual Substituta.

Todas as sessões terão entrada franca.

O 6º Festival Assim Vivemos ocorre no Rio de Janeiro, de 21 de agosto a 1 de setembro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Tel: [21] 3808-2020 – twitter.com/ccbb_rjfacebook.com/ccbb.rj), e em São Paulo, de 2 a 12 de outubro (Rua Álvares Penteado, 112, Centro – Tel: [11] 3113-3651/3113-3652 – twitter.com/ccbb_spfacebook.com/ccbbsp).

A programação completa do Festival Assim Vivemos pode ser conferida no site www.assimvivemos.com.br.
 
Esta edição do Festival é dedicada à memória de Marco Antônio de Queiroz, especialista em acessibilidade web, autor dos sites Bengala Legal e Acessibilidade Legal, e primeira pessoa cega a ser membro do júri de um festival de cinema no Brasil. MAQ, como gostava de ser chamado, foi um grande divulgador e incentivador da audiodescrição no Brasil e deu a honra de sua presença como jurado no Festival Assim Vivemos 2007.

Nova reunião da viagem ao Rio de Janeiro/Projac

A coordenadora da viagem para o Rio de Janeiro com o objetivo de visitar as instalações do Projac, professora Fabiana Piccinin, está chamando os alunos interessados para uma nova reunião.

Na ocasião, também estará presente a agência responsável pela viagem para explicar como funcionará o roteiro, bem como os pagamentos.

A reunião ocorrerá na próxima terça-feira, dia 13 de agosto, das 18h30 às 19h, no estúdio do Laboratório de Televisão (bloco 14).
sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Conselho de Alunos ocorre na próxima quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto, acontecerá mais uma edição do Conselho de Alunos, porém, com um diferencial: ele será específico da habilitação de Produção em Mídia Audiovisual.

Todo semestre, o Curso de Comunicação Social da Unisc realizava o Conselho de Alunos, onde dois representantes compareciam e expunham as necessidades das turmas com relação à sala de aula, aprendizado da disciplina, relação com professores e colegas e demais assuntos comuns a todas as habilitações.

Neste novo modelo, além das questões já abordadas, haverá espaço para discussão da habilitação em si e de suas necessidades particulares, uma vez que cada edição será dedicada a uma habilitação específica, como ocorrerá dia 15 com a habilitação de Produção em Mídia Audiovisual.

Essa mudança ocorre com o intuito de avançar em relação ao que já é realizado, aperfeiçoando o modelo do Conselho para contribuir, ainda mais, para a vida acadêmica e permitindo um diálogo mais estreito entre Coordenação e alunos.

A ideia e criação do novo Conselho de Alunos decorrem da parceria entre o Curso de Comunicação Social da Unisc e o CACO – Centro Acadêmico de Comunicação Social.

O Conselho de Alunos da habilitação de Produção em Mídia Audiovisual acontece às 19h, na sala 101.

Inscrições abertas para o 11º Fórum de Comunicação da Unifra

De 21 a 23 de agosto, ocorrerá o 11º Fórum de Comunicação da Unifra – Centro Universitário Franciscano, realizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda da instituição. Nele, os alunos terão a oportunidade de complementar seu aprendizado através de palestras, encontros temáticos e oficinas.

Nesta edição, o Fórum contará com a presença de 32 convidados, sendo 29 egressos, e por isso tem como tema “Santo de Casa faz Milagre, sim!”.

Os cursos completam 10 anos de existência e para comemorar resgatam seus pupilos com o intuito de proporcionar a troca de experiências dos profissionais que estão no mercado ou na área de pesquisa com a comunidade acadêmica.

As inscrições para o 11º Fórum de Comunicação da Unifra já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de agosto, através do site do Fórum.  Mais informações acerca do evento também podem ser obtidas no site.

Abaixo, a programação completa do 11º Fórum de Comunicação da Unifra:


21/08/13 (Quarta-feira)

Manhã:  
8h – Abertura
Sibila Rocha – Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

8h às 10h – Palestra – Publicidade e Propaganda
Visual Merchandising: o encontro de ideias de Arquitetura e Publicidade
Sadi João Gioda Neto – Gioda Arquitetura e Publicidade – Santiago/RS
Claudio Roberto Gioda Junior – Gioda Arquitetura e Publicidade – Santiago/RS
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

10h às 12h – Painel – Publicidade e Propaganda
Lado B da PP – Empreender
George Eich Iffarraguirre – Blender Gourmet e War Mídia Alternativa – Santa Maria/RS
Letícia Pohlmann – MovPlay Diversão – Santa Maria/RS
Éverton Bohn Kist – Tríplice Assessoria de Comunicação – Porto Alegre/RS
Alexandre Manenti – Absolute Produtora de Áudio – Florianópolis/SC
Pedro Paines – Brain Labs – Santa Maria/RS
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

Tarde:
14h às 18h – Oficinas – Publicidade e Propaganda
Oficina 1 – Visual Merchandising: o encontro de ideias de Arquitetura e Publicidade
Sadi João Gioda Neto e Claudio Roberto Gioda Junior – Gioda Arquitetura e Publicidade – Santiago/RS
Vagas: 30
Local: Sala 606 – Prédio 14 – Conjunto III
Oficina 2 – Criatividade na publicidade: como criar campanhas eficazes com verbas cada vez menores
Éverton Bohn Kist - Tríplice Assessoria de Comunicação – Porto Alegre/RS
Vagas: 20
Local: Sala 604 – Prédio 14 – Conjunto III
Oficina 3 – AVC – Aprendendo a Vender para o Cérebro. Uma breve introdução e prática do Neuromarketing
Pedro Paines – Brain Labs – Santa Maria/RS
Vagas: 20
Local: Sala 602 – Prédio 14 – Conjunto III
Oficina 4 – As diferentes aplicações do áudio nas mídias atuais
Alexandre Manenti – Absolute Produtora de Áudio – Florianópolis/SC
Vagas: 20
Local: Sala 601 – Prédio 14 – Conjunto III
Oficina 5 – Modelo de Negócios
George Eich Iffarraguirre – Blender Gourmet e War Mídia Alternativa – Santa Maria/RS
Vagas: 20
Local: Sala 608 – Prédio 14 – Conjunto III

13h30 às 17h30 – Oficina – Jornalismo
Oficina 6 – A experimentação estética na composição fotográfica
Eduardo Ramos – Fotógrafo profissional – Santa Maria/RS
Vagas: 40
Local: Sala 716 A – Prédio 14 – Conjunto III
Oficina 7 – Produção e Edição em Telejornalismo
Luis Eduardo Silva – Repórter da RBS TV – Santa Maria/RS
Vagas: 40
Local: 712 – Prédio 14 – Conjunto III

17h30 às 19h30 – Encontro Temático de Jornalismo
Produção Audiovisual
Mariana Silveira – Estudante de roteiro no Instituto Brasileiro de Audiovisual no Rio de Janeiro
Bianca Zasso – Pesquisadora nas áreas de cinema western, cinema de horror e cinema japonês – Santa Maria/RS
Elisa Fonseca – Estudante de Especialização em Cinema – Santa Maria/RS
Local: Salão Acústico – Prédio 14 – Conjunto III

Noite:
20h às 22h – Palestra – Jornalismo
TV, Cultura, Educação e Cidadania
Maria Helena Da Silva Ruduit – Jornalista TVE-RS – Porto Alegre/RS
Local: Salão Acústico – Prédio 14 – Conjunto III

22/08/13 (Quinta-feira)

Manhã:
8h às 12h – Painel – Publicidade e Propaganda
Marketing no Cliente
Evelize Garcia - Marketing CVI – Santa Maria/RS
Danielle Miron – Pós-graduanda em Especialização em Comunicação e Projetos de Mídia – Santa Maria/RS
Natália Goulart – HappyHouse Brasil – Porto Alegre/RS
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

Tarde:
14h às 15h – Encontro Temático de Pesquisa em Publicidade e Propaganda
Mariângela Toaldo – Professora UFRGS – Porto Alegre/RS
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

15h às 18h – Painel Temático
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

13h30 às 17h30 – Oficina – Jornalismo
Oficina 8 – Jornalismo Ambiental: percepção e sensibilidade para a produção de reportagens
Bárbara Henriques – Pós-graduanda em Educação Ambiental – Santa Maria/RS
Vagas: 40
Local: Sala 716 A – Prédio 14 – Conjunto III

17h30 às 19h30 – Encontro Temático de Jornalismo
Estudos de Jornalismo
Francieli Jordão Fantoni – Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática – Santa Maria/RS
Letícia P. De Almeida – Pós-Graduanda em Aperfeiçoamento em Assessoria em Comunicação Política – Santa Cruz do Sul/RS
Letícia Sarturi Isaia – Mestranda em Comunicação, Arte e Cultura na Universidade do Minho, localizada em Braga, Portugal
Local: Salão Acústico – Prédio 14 – Conjunto III

Noite:
20h às 22h – Palestra – Jornalismo
Jornalismo como construtor de memória e cidadania no campo da cultura
Néri Pedroso – Nproduções – Florianópolis/SC
Local: Salão Acústico – Prédio 14 – Conjunto III

23/08/13 (Sexta-feira)

Manhã:
8h às 12h – Painel – Publicidade e Propaganda
Fluxo de Agência
Danielle Stoever – Agência Matriz – Porto Alegre/RS
Mateus Piveta
Henrique Ibaldo – Bendito Design – Porto Alegre/RS
Bárbara Abelin – Agência Centro – Porto Alegre/RS
Ana Caroline Brum Pereira – Grupo Orium – Porto Alegre/RS
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III
Coordenação: Professora Caroline De Franceschi Brum – UNIFRA

Tarde:
14h às 18h – Oficina – Publicidade e Propaganda
Oficina 9 – Big Brain
Danielle Stoever – Agência Matriz – Porto Alegre/RS
Mateus Piveta – Grupo GAD (Grupo de Serviços de Marca) – Porto Alegre/RS
Henrique Ibaldo – Bendito Design – Porto Alegre/RS
Bárbara Abelin – Agência Centro – Porto Alegre/RS
Ana Caroline Brum Pereira – Grupo Orium – Porto Alegre/RS
Vagas: 30
Local: Sala 602 – Prédio 14 – Conjunto III

13h30 às 17h30 – Oficina – Jornalismo
Oficina 10 – Produção em Radiojornalismo
Guilherme Zanini – Rádio Gaúcha Santa Maria – Santa Maria/RS
Vagas: 40
Local: Sala 705 – Prédio 14 (Estúdio de rádio) – Conjunto III

17h30 às 19h30 – Encontro Temático de Jornalismo
Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Mídia
Marinna Sellmer Gonçalves – Before Soluções Digitais – Santa Maria/RS
Fernanda Fernandes – Pós-Graduanda em Planejamento de Comunicação e Gestão de Crise de Imagem – Porto Alegre/RS
Ana Karla Severo – BD Divulgação – Porto Alegre/RS
Kellen Hoëhr – ADVB/RS – Porto Alegre/RS
Local: Salão Acústico – Prédio 14 – Conjunto III 

Noite:
19h30 às 20h – Show de encerramento com Vitor Piaz e Déverson Martelli
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

20h – 1º Prêmio de Jornalismo
Local: Salão de Atos – Prédio 13 – Conjunto III

Professoras e acadêmica do Curso participam de conferência no Paraná

No início desta semana, as professoras Mirela Hoeltz e Fabiana da Costa Pereira partiram, juntamente com a acadêmica Rafaela Schneider, rumo à Universidade Federal do Paraná (UFPR) para participar da IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã.

Este evento, cujo tema é “Marcos Regulatórios da Comunicação na América Latina”, é realizado pela Universidade Federal do Paraná em conjunto com profissionais e acadêmicos de Comunicação e Educação e relata as ações desenvolvidas pela mídia e que resgatam e aprimoram as questões referentes à cidadania.

A acadêmica Rafaela Schneider representa o professor Hélio Etges (responsável pelo artigo) e apresenta o projeto Avós na Comunicação, no qual é bolsista. Este projeto é fruto de uma parceria do Programa da Terceira Idade da Unisc com o Curso de Comunicação Social.

A professora Mirela Hoeltz apresenta o artigo “Experiências comunicacionais: a integração do estudante da Escola Pública no espaço privado”, desenvolvido em conjunto com a acadêmica de Jornalismo Viviane Fetzer.

Já a professora Fabiana da Costa Pereira apresenta o artigo “Mídia Comunitária: entre iguais e diferentes, um espaço para o Ator Social”, que está vinculado a sua pesquisa de mestrado do PPGCOM/UFSM (um estudo sobre a TV Comunitária de Santa Maria).

A IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-americana de Mídia Cidadã ocorre de 6 a 8 de agosto, no Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (Decom - UFPR), em Curitiba (PR).

Fabiana, Rafaela e Mirela na chegada ao evento

Imply está com vaga em aberto

Informações na imagem:

Estão abertas as inscrições para a viagem anual de estudos para Portugal

O Curso de Comunicação Social da Unisc está começando a organizar a viagem anual de estudos que fará para Portugal, de 30 de novembro a 20 de dezembro de 2013, a partir da parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

Para tanto, os interessados em participar devem deixar na Coordenação do Curso, até o dia 23 de agosto, uma sexta-feira, um envelope contendo os seguintes documentos:

- Currículo acadêmico, com fotografia, onde serão elencadas e descritas as atividades que ele, ou ela, realizaram até o atual momento no Curso de Comunicação Social;

- Carta de intenção: texto onde o candidato, ou candidata, esclarece os motivos por meio dos quais quer participar da viagem de estudos.

Serão selecionados cinco candidatos de todas as habilitações, com base nos seguintes critérios:

1 Análise, pela Coordenação, dos currículos e das cartas de intenções;
2 Entrevista presencial;
3 Tempo de curso (semestre em que se encontra);
4 Desempenho acadêmico (média de notas);
5 Não ter realizado nenhum intercâmbio ainda.

A divulgação de tal resultado será feita através das redes sociais do Curso, e-mail institucional (mx2) e cartazes.
quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A4 seleciona novos monitores

A A4 - Agência Experimental de Comunicação do Curso de Comunicação Social da Unisc está selecionando, até a próxima semana, novos monitores para atuar nos núcleos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção em Mídia Audiovisual (informações na imagem).


A inscrição para a seleção de monitores para o Núcleo de Jornalismo da A4 ocorre até amanhã, dia 7 de agosto, na Coordenação do Curso de Comunicação Social, sendo necessário entregar, no ato da inscrição, o seu currículo acadêmico.

Para participar desta seleção, o candidato deverá estar cursando a partir do segundo semestre de Jornalismo, ter conhecimentos em Page Maker, Indesign e Photoshop e interesse em aprender. A seleção acontece dia 9 de agosto, às 14h, no Núcleo de Jornalismo da A4 (Prédio 14).
terça-feira, 6 de agosto de 2013

Reunião da viagem ao Rio de Janeiro será na próxima quarta

A coordenadora da viagem para o Rio de Janeiro com o objetivo de visitar as instalações do Projac, professora Fabiana Piccinin, está chamando os alunos inscritos para uma reunião no dia 7 de agosto, às 18h30, no estúdio do Laboratório de Televisão.

Durante a reunião, será apresentado o roteiro da viagem, com datas e programação.

A previsão de duração é de 20 minutos.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot