Archive for novembro 2014
Congresso de Fotografia acontece em dezembro
Será promovido, nos dias 11
e 12 de dezembro, em Porto Alegre, o Congresso Internacional de Fotografia Foto
Conhecimento, destinado a profissionais da área, alunos de cursos de
Comunicação e demais interessados em conhecer e aprofundar-se no mundo da
fotografia. O evento será realizado no Centro de Convenções da FIERGS e inicia
às 8h30, indo até a noite.
Estudantes e professores, em
grupos de 5 ou 10 pessoas, tem aproximadamente 80% de desconto e recebem
certificado digital de participação.
Grupos de 5 pessoas: De
R$447,00 por R$127,00 (código de acesso: GRUPOS5)
Grupos de 10 pessoas: De
R$447,00 por R$97,00 (código de acesso: GRUPOS10)
Para mais informações e conferir a programação,
acesse: www.fotoconhecimento.com.br
"A memória na era digital" será o tema do 10º Encontro Nacional de História da Mídia
O 10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015, acontecerá de
3 a 5 de junho na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os grupos temáticos da Alcar recebem trabalhos de professores,
pesquisadores, estudantes de pós-graduação e também de alunos de graduação.
Conheça, abaixo, a programação:
10º Encontro Nacional
de História da Mídia – Alcar 2015
– Chamada de Trabalhos
–
Data: 03 a
05 de junho de 2015.
Local: Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS)
Tema central: A memória na era digital.
Tema central: A memória na era digital.
Subtemas: 30
anos de redemocratização no Brasil; 10 anos de Congressos da Rede de
Pesquisadores de História da Mídia; entrevista na pesquisa histórica.
Promoção:
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em
parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Grupos Temáticos –
Modalidades de trabalhos
a) Artigos
escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
CALENDÁRIO
Inscrições: 1º/03/2015
a 20/05/2015.
Submissão de
trabalhos: 1º/03/2015 a 20/04/2014. Os textos completos,
segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s)
coordenador(es) do GT a que se destinam, aguardando confirmação de recebimento.
Estes arquivos deverão ser enviados simultaneamente para o(s) e-mail(s) do(s)
coordenador(es) e para o e-mail da comissão científica: trabalhos.alcar2015@gmail.com
Divulgação do aceite: até
20/05/2015. Os aceites serão
enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos comitês
temáticos, indicados pelos respectivos coordenadores.
Importante: O
recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs não
ficam condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só poderão participar do
evento, apresentar paper no GT, receber certificados e constar nos anais
trabalhos cujos pesquisadores comprovarem a inscrição e o pagamento da
respectiva taxa.
NORMAS EDITORIAIS
O trabalho deve
conter:
Título: em
negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé
informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es):
último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da
instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas
linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e
endereço eletrônico.
Resumo:
entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10,
justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o
resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira
ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas
temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto:
alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas
de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas,
incluindo bibliografia.
Referências:
conforme norma da ABNT.
Atenção: o
modelo para submissão de trabalhos estará disponível em breve no site da Alcar
(www.ufrgs.br/alcar).
Informações importantes:
1) Os textos completos
devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome
e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_pedro_silva). Os textos
completos devem ser enviados para o e-mail do coordenador do Grupo Temático
respectivo, com cópia para trabalhos.alcar2015@gmail.com.
2) Os autores devem
aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.
3) Na ausência de
resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de
extravio.
4) Os coordenadores de
grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores
locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores
estiverem formalmente inscritos.
5) Cada autor só pode
submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como
autor secundário.
·
São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos,
mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.
·
Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos
orientadores. Os trabalhos de graduandos podem ser inscritos e concorrer ao Prêmio
José Marques de Melo. O regulamento para a edição 2015 do Prêmio será
divulgado nos próximos dias.
6) Os trabalhos devem
ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + coautores).
GRUPOS TEMÁTICOS (GTs)
E COORDENADORES
História do Jornalismo
Coordenadores:
Igor Sacramento (UFRJ)
– igorsacramento@gmail.com
Letícia Matheus (UERJ)
- leticia_matheus@yahoo.com.br
Ementa:
História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo:
aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os
jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo
profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil.
Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os
jornais como fonte historiográfica.
História da
Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenadora:
Maria Angela Pavan
(UFRN) – gelpavan@gmail.com
Ementa: Estuda
a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos,
estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e
seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da
publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados
ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas
ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas,
estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens,
estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.
História da Mídia
Digital
Coordenadora:
Sandra Rubia da Silva
(UFSM) - sandraxrubia@gmail.com
Ementa: O
objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por
intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e
por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital
pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas,
técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.
História da Mídia
Impressa
Coordenador:
José Ferreira Junior
(UFMA) - jferr@uol.com.br
Ementa:
Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular),
valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no
Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a
edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas,
livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através
dos impressos brasileiros.
História da Mídia Sonora
Coordenadora:
Valci Zuculoto (UFSC)
- valzuculoto@hotmail.com
Ementa: O
grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros
suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da
linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e
busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de
episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a
diversidade regional.
História da Mídia
Audiovisual e Visual
Coordenadores:
Ana Paula Goulart
Ribeiro (UFRJ) - apgoulart@terra.com.br
Christina Musse (UFJF)
- musse@terra.com.br
Ementa: Resgatar,
sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação
audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra,
imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e
congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de
representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos
comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos
midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.
História da Mídia
Alternativa
Coordenadora:
Karina Janz Woitowicz
(UEPG) - karinajw@gmail.com
Ementa: A
presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line)
na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia
alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência;
comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas;
demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As
pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em
determinado período histórico, características da mídia alternativa e
abordagens teórico-concei tuais sobre o tema.
Historiografia da
Mídia
Coordenadora:
Silvana Louzada (UFF)
- silvanalouzada@gmail.com
Ementa: O
objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do
conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos
fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita
midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios
de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento
histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de
comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação,
narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático;
escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de
comunicação.
Para mais informações,
acesse: http://www.ufrgs.br/alcar
terça-feira, 25 de novembro de 2014
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Mostra fotográfica no Shopping Santa Cruz
“Novos
Olhares” é a exposição fotográfica que ocorre no Shopping Santa Cruz, com
vernissage aberta ao público nesta terça-feira, 25 de novembro, a partir das 20
horas. A mostra contará com 32 fotografias que têm como tema principal o corpo
e a moda como conceito. A exposição é o resultado do trabalho de 32 fotógrafos
que aperfeiçoam seus conhecimentos no curso de Tecnologia da Fotografia na
Universidade de Santa Cruz do Sul. A curadoria está a cargo da fotógrafa,
jornalista e professora Andrea Hilgert.
“A
intenção de realizar uma mostra dos trabalhos dos alunos no shopping é
aproximar o mundo acadêmico, tão rico em conteúdo e criatividade, da
comunidade”, diz Andrea. Muitas das fotografias que serão expostas são frutos
de uma saída de campo, até o litoral, que ocorreu no último domingo, (16 de
novembro) contando com mais de 40 participantes, entre estudantes e modelos.
A proposta de criar foi levada à sério, com produções inusitadas junto a plataforma
de Atlântida. O resultado poderá ser conferido a partir desta
terça-feira. A exposição ficará no shopping até 9 de dezembro.
Vaga - Design
Atuar com
criação de layouts para interfaces de sistemas web contemplando as etapas de
levantamento de requisitos da interface, geração de templates /
wireframes, conhecimento em HTML5 / CSS.
Ensino Superior completo ou
cursando em Desenho Industrial, Design, Publicidade ou cursos afins.
- Domínio
em Photoshop, vetorização em Illustrator ou CorelDRAW.
-
Conhecimento em linguagens de marcação (HTML 5 e CSS3).
-
Conhecimentos em arquitetura de informação.
-
Pró-atividade, bom relacionamento interpessoal;
-
Remuneração de mercado + Benefícios;
Contato:
Interessados
enviar currículo atualizado com pretensão salarial para rh@conectt.com.br, ou
entrar em contato com Viviane Pessoa através do telefone 51 3302-0900.
Curso de Excel aplicado à negócios
Informações na imagem.
Obtenha o detalhamento completo do curso em: http://voitto.com.br/cursos/arquivos/6.pdf
Saiba mais e faça já sua inscrição em: http://www.voitto.com.br/detalhes/278
Palestra do Dia Nacional da Consciência Negra acontece na próxima quinta
No próximo dia 20 de
novembro, quinta-feira, marcando a passagem do Dia Nacional da Consciência
Negra, terá aqui na Universidade a palestra “História da África: desafios e
perspectivas do ensino brasileiro”, com a historiadora, autora do livro
“História da África e dos Afrodescendentes no Brasil - Nzinga Mbandi” (Rígel,
2012), Priscila Maria Weber. A mediação será do professor do Departamento
de História e Geografia da Instituição, Carlos Gilberto Pereira Dias.
O encontro é aberto a
todas as pessoas interessadas e se inicia às 19h15, na sala 101, campus da
UNISC em Santa Cruz do Sul. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no
local. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proext@unisc.br ou pelo
telefone (51) 3717-7320.
A realização é da
Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROEXT), do
Diretório Acadêmico do Curso de História (DA Rosa Luxemburgo), do Diretório Central
de Estudantes (DCE), do Curso de História da Unisc e do Grupo de Trabalho pela
Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-AfroSCS).
Conforme está na
divulgação do portal da UNISC, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado
em 20 de novembro no Brasil, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na
sociedade brasileira. Está instituído no país desde 2003, através da Lei
Federal nº 10.639. Em vários municípios é feriado oficial. A data foi
escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um
dos líderes da resistência negra à escravidão, que veio a ser abolida no Brasil
em 1888, após cerca de 340 anos de exploração do trabalho e tutela da liberdade
de africanos e afrodescendentes.
Vaga de estágio
A Matte Viagens está selecionando estagiário de Publicidade para integrar a equipe da agência. Os requisitos para seleção são:
- Domínio em redes sociais;
- Domínio em informática;
- Fácil redação;
- Conhecimento em operação de sites;
- Domínio na elaboração de anúncios.
Interessados devem remeter currículo para o email mkt@matteviagens.com.br aos cuidados de Débora ou Reinaldo, ou ligar para 051 3715-8044.
Postais ajudam na divulgação de Concurso
Com
o intuito de divulgar o Concurso Cultural “Comunicação Social Unisc – 20 anos
de estórias, imagens e ideias” do Curso de Comunicação Social da Universidade
de Santa Cruz do Sul (Unisc) o núcleo de Publicidade e Propaganda da A4-
Agência Experimental de Comunicação produziu uma ação voltada aos ex-alunos do
Curso.
A ideia consiste em enviar postais
para divulgação do Concurso aos ex-estudantes da Comunicação, já que eles
também podem participar em todas as categorias, como os acadêmicos ainda
matriculados. Os participantes podem enviar trabalhos nas categorias: contos,
poemas, crônicas, fotografias, charge e tirinhas. Pode ser enviado um trabalho
por categoria e as inscrições vão até dia 12 de dezembro, na Coordenação do
Curso.
Vencedores das categorias do Concurso terão seus trabalhos publicados no livro comemorativo dos 20 anos do Curso e receberão 10 exemplares da obra. Para saber como fazer sua inscrição, basta clicar aqui.
Texto: Agência Experimental
de Comunicação A4
Curso de Gestão e Logística para shows e eventos acontece em dezembro
Com
o objetivo de preparar produtores para produzir shows e eventos para todos os públicos,
acontecerá, em Santa Cruz do Sul, o curso de Gestão e Logística para shows e
eventos, nos dias 15 à 19 de dezembro, ministrado por Luis Claudio Duarte.
O
palestrante, formado em Engenharia Civil, está atuando na área de eventos há
mais de 30 anos, e foi o pioneiro ao criar e organizar eventos e atividades
como estratégia para incremento das
vendas dos empreendimentos imobiliários, uma área completamente inexplorada no país.
Sendo assim, contribuiu para o desenvolvimento deste novo mercado atuando nos
maiores eventos da história do país, firmando-se, dessa forma, como um dos mais
respeitados profissionais brasileiros. Em seu currículo estão eventos como:
Rock In Rio, Coca-cola Vibezone, Rock In Rio Lisboa, U2 Vertigo Tour, Montagem
do Estúdio Bolha de Vidro da TV Globo no Sambódromo do Rio de Janeiro, Speed
Experience (Campeonato Mundial de Snowboard no Brasil), Roda Skol, Fashion
Rocks Brasil, Carnaval de Rua do Rio entre diversos outros. Esta bagagem
permitiu-lhe iniciar o Curso de Projeto e Produção de Shows e Eventos que conta
hoje com mais de 3.000 alunos certificados e atuantes no mercado de
entretenimento.
Na
ocasião, será destrinchado um cronograma físico, associando o tempo com a execução
das tarefas de montagem e desmontagem de um mega evento. Logo em seguida, é
detalhado um orçamento, no qual a execução das tarefas de montagem e
desmontagem estarão associadas com os custos, resultando em um orçamento
completo, com toda a estrutura de um grande festival. São mais de 200 itens que
compõem um mega evento que pode ser adaptável a qualquer tipo e porte de eventos.
Programação:
· Organização em planilhas de todos os itens
necessários para um evento;
·
Discriminação dos serviços utilizados pelo
produtor;
·
Cronograma físico;
·
Análise de custo;
·
Referência de fornecedores;
·
Definição de comparativos de preço;
·
Quantitativo de seguranças, carregadores,
brigada de incêndio e limpeza.
Mais
informações:
Data:
15 à 19 de dezembro
Local:
Hotel Aquarius – Av. João Pessoa, 144, Centro
Carga
horária: 15horas/aula – 5 encontros
Turnos:
Manhã – 9h às 12h / Noite – 19h às 22h
Investimento:
R$600,00 em até 18x no cartão através do site ou por boleto bancário através do
e-mail caroline@impulsocomunicacaoeeventos.com.br,
ou 10% de desconto à vista por depósito bancário.
Contatos:
Pelo fone (51) 8584 1982 (oi), 9227 1807 (Claro).
Pelo
e-mail caroline@impulsocomunicacaoeeventos.com.br com Caroline Dorneles ou
carolhaussen@gmail.com
com Caroline Haussen.