- De volta Ao Inicio »
- Comunicação Social , Fotojornalismo , Jefferson Botega , Unisc , Zero Hora , ZH na Faculdade »
- #ZHnaFaculdade - Cobertura UNISC
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Por Guilherme Graeff
Fotos: Caroline Fagundes Pieczarka
Fotos: Caroline Fagundes Pieczarka
Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 1º, a palestra “O que os jornais (on e offline) esperam das imagens”, com o fotojornalista Jefferson Botega, que começou a carreira em 1996 no jornal Pioneiro, em Caxias do Sul, e desde 2006 integra a redação do maior veículo impresso do estado do Rio Grande do Sul. O evento é uma iniciativa da Zero Hora e ocorre anualmente em comemoração ao aniversário do jornal.
Para o fotojornalista, que ganhou por diversas vezes prêmios como o Vladimir Herzog e o Esso de jornalismo, dentre outros, o evento promovido pela ZH é importante porque o mundo acadêmico é onde as coisas estão acontecendo, as ideias estão surgindo, efervescendo. “É muito legal dividir com o público acadêmico, contar histórias e também tirar um pouco da ansiedade do pessoal, principalmente do jornalismo. Acho que é bem válido isso que a Zero Hora vem fazendo e acho que vai continuar por bastante tempo”, avalia.
Botega dividiu com o público suas experiências e deu dicas de como pensar a fotografia jornalística. “Eu sempre tento sair da obviedade, eu não me contento com uma foto de página interna, eu quero tudo o que eu puder, todos os lugares que estiverem dispostos para aquela imagem eu quero tentar colocá-la e não uma igual a outra. Claro que sempre contando a mesma história, mas se eu puder fazer diferentes fotos da mesma história é muito bom”, conta.
O estudante do Gregory Reis, acadêmico do 9º semestre de Jornalismo, avaliou a palestra como muito boa para motivar os alunos a saírem da zona de conforto e produzirem. “Hoje a foto chama muito mais atenção que o texto, na correria do dia a dia acabamos lendo um trecho das matérias e olhando para as fotos, ainda mais se elas forem bem produzidas. A foto confirma os acontecimentos que o texto relata”, ressalta.
Quer saber mais sobre esse evento #ZHnaFaculdade que aconteceu na Unisc? Acesse o link do YouTube e assista a matéria feita pela aluna de Jornalismo Nathana Redin e produção dos alunos Ismael Dias, Gustavo Eder e Késley Santos.
Postar um comentário