Archive for dezembro 2010

Pós em Comunicação Política está inscrevendo

A segunda edição da pós-graduação em Assessoria em Comunicação Política da Universidade de Santa Cruz do Sul está com as inscrições abertas. Os interessados têm até o dia 13 de março para se candidatarem ao curso.

A especialização tem como objetivo formar profissionais para atuarem em assessorias de comunicação política dos poderes públicos municipais, estaduais e federal na esfera executiva, legislativa e judiciária, em empresas de comunicação, em agências de publicidade e em veículos de comunicação. São 40 vagas. As aulas acontecem de 1 de abril de 2011 a 27 de outubro de 2012.

Podem se inscrever na especialização graduados em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, História, Geografia, Letras, Ciências Sociais, Direito, Administração, entre outros cursos de áreas afins. O curso tem professores mestres e doutores de várias universidades do Estado com experiência e pesquisa em comunicação política, como os professores Antônio Fausto Neto, Ana Carolina Escosteguy, Antônio Hohlfeldt, Rudimar Baldissera, Sergio Trein, Nadege Lomando, Cristina Antunes, além de corpo docente da própria Unisc.

As aulas da pós-graduação acontecem quinzenalmente, aos finais de semana, nas sextas-feiras à noite e aos sábados, durante todo dia. São 23 disciplinas, divididas em seis módulos. Entre as disciplinas estão as de História da Política Brasileira, Teoria Política, Legislação Eleitoral, Propaganda Política e Eleitoral, Marketing Política, Pesquisa de Opinião Pública, Media Training, Assessoria de Imprensa, Cerimonial e Protocolo, Organização de Eventos, Relações Públicas Governamental, Política e Estratégia de Comunicação.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa, no bloco 1, campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul ou pelo site https://evs.unisc.br/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.unisc.br/portal/pt/cursos/especializacao-e-mba/assessoria-em-comunicacao-politica/selecao-e-matriculas.html. Informações pelo fone (51) 3717-7343. A coordenação do curso é da professora doutora Ângela Felippi (angelafe@unisc.br)
terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Um ano e tanto

Com este post, vamos encaminhando o fechamento das atividades de 2010 e preparando uma pausa mais que necessária às forças que serão solicitadas logo ali adiante, no ano que se avizinha, e que, a julgar pelo que se encerra em breve, será bom, muito bom.

A certeza de que 2011 será um grande ano para a Comunicação da Unisc é decorrência, em muito, das inúmeras realizações que tiveram lugar em 2010; dos prêmios, reconhecimentos e projetos, mas, principalmente, do que há de mais caro quando o assunto é vivência universitária: a união entre alunos, funcionários e professores.

União esta que pôde ser percebida na Festa de Natal que realizamos na noite do dia 15, quinta-feira, e que reuniu em torno de um churrasco festivo aqueles que, de uma forma ou de outra, foram decisivos para tornar 2010 um ano tão especial para todos nós.

A foto é da aluna de jornalismo Thamires Waechter.


A estes, e aos que não puderam participar da festa, nosso muito obrigado pela parceria!

Sobretudo, um Feliz Natal e um Bom e Próspero Ano Novo a todos.
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Tag :

RP realiza pesquisa sobre o Unicom

A prática da interdisciplanariedade, uma dos diferenciais do Curso de Comunicação da Unisc, rendeu, uma vez mais, bons frutos.

Desta vez, a aproximação se deu entre jornalismo e relações públicas, por meio da disciplina de Produção em Mídia Impressa e das monitoras da Agência Experimental de RP Bruna Kohl e Manoela Carvalho.

De todas as ações que desenvolveram junto à disciplina deste semestre, destaca-se, por inédita, a pesquisa de opinião sobre o jornal Unicom, realizada entre os dias 23/09/2010 e 23/11/2010 e abrangendo uma amostra de 100 pessoas.

Clique na imagem abaixo para acessar a pesquisa em modo "tela cheia" via Issuu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Último Unicom do semestre está pronto

A segunda edição do jornal-laboratório do Curso de Jornalismo da Unisc, produzido na disciplina de Produção em Mídia Impressa, está pronto.

Clique na imagem para ler em modo tela cheia.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Tag :

1º EGEJ e 1º FSPJ inscrevem a partir do dia 15

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ex-alunos do jornalismo são finalistas no ARI

Dois de nossos ex-alunos de jornalismo, atuais alunos do Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc e repórteres, respectivamente, da Gazeta do Sul e Rádio Gazeta AM são finalistas da 52ª edição do Prêmio ARI de Jornalismo, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa.

Ricardo Duren, da Gazeta do Sul, é finalista na categoria Jornalismo Impresso - Reportagem Geral, enquanto que José Renato da Silva Freitas Andrade Ribeiro, da Rádio Gazeta AM, é finalista na categoria Radiojornalismo – Reportagem Geral.

São 52 classificados, entre profissionais e empresas nas 13 categorias do concurso, que disputam os primeiros, segundos e terceiros lugares.

Confira aqui a lista de todos os finalistas.

Estamos, desde já, na torcida por esta moçada talentosa que tanto nos orgulha.

Aluno da Comunicação em audiência com presidente Lula

O acadêmico de Jornalismo da Unisc Alan Camargo entregou ao presidente Lula nesta, quinta feira, dia 02 de dezembro, a solicitação da Associação Pró Moradia Estudantil de Santa Cruz do Sul solicitando a construção da casa do Estudante, destinada a abrigar estudantes do ensino superior das instituições de ensino sediadas no município.

O presidente recebeu a representação dos estudantes em seu gabinete e garantiu empenho do Governo Federal para construir alternativas que viabilizem a construção da Casa.

Uma solicitação de recursos na ordem de um milhão e meio de reais e a abertura da construção do projeto da casa junto ao Ministério da Educação constavam dos documentos que foram entregues ao presidente.

“Queremos a ampliação do acesso ao ensino superior, mas também buscamos condições de permanência no curso” afirma Alan Camargo.

Lula se comprometeu em realizar a interlocução com o Ministério da Educação e encaminhou a solicitação dos estudantes ao Ministro Fernando Haddad.

E em entrevista a emissoras comunitárias de rádio, o presidente reafirmou o comprometimento: “Mas podem ficar certos de que a Dilma não veio de onde eu vim, mas ela vai para onde eu fui” referindo-se à presidente eleita Dilma Roussef que terá a responsabilidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil e encaminhar o pedido dos estudantes.
domingo, 5 de dezembro de 2010

Comunicação de final de ano

Pessoal,

na próxima quarta feira, dia 08 de dezembro, a coordenação do Curso de Comunicação Social da Unisc vai realizar um encontro com os estudantes do curso no evento que está sendo chamado de "Comunicação de final de ano".

A proposta é apresentar aos estudantes ações e investimentos feito ao longo de 2010, bem como projetar as atividades para 2011.

Para o turno da manhã, o encontro se inicia às 8 horas no anfiteatro do Direito.

Para turma da noite, às 19h10m, no mesmo local.

A previsão é de 20 minutos de duração.

Composto vence no Júri Oficial e Popular





O vídeo Composto, uma produção dos alunos do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc foi duplamente vencedor no projeto MiniMetragem, da RBS TV. O curta levou o prêmio do Júri Oficial e do Júri Popular. A divulgação e premiação ocorreram na noite desta quarta-feira (1/12/2010) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.


Composto é um vídeo de um minuto, dirigido por Natália de Rissi e Gibran Sirena. O curta explora a ideia da criação artística, mostrando que um músico, para criar sua obra, precisa, às vezes, se multiplicar em muitos personagens. Composto foi produzido no primeiro semestre de 2009 pelos alunos do Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual da Agência Experimental A4 do Curso de Comunicação Social. Além de Gibran e Natália, também integraram a equipe os alunos Carine Immig, Jordan Junges, Carlos Lisbôa, Simoni Helfer, Janaína Blanco e Jackson Gerhardt.


A produção foi coordenada pelo professor Jair Giacomini.
Composto foi ao ar na RBS TV no dia 16 de outubro, junto com o programa Histórias Curtas. Também foi exibido na TV COM e no Canal Brasil. Além disso, o vídeo ficou disponível na internet durante várias semanas para que o público pudesse votar e escolher entre os oito mini-metragens concorrentes.


Natália de Rissi, uma das diretoras do trabalho, e Simoni Helfer, produtora, representaram a equipe na noite de premiação. Natália conta como foi o momento da divulgação. “O anúncio do MiniMetragem veio antes do anúncio do melhor diretor do Histórias Curtas. Quando falaram que houve um empate, eu pensei que dois mini-metragens tinham empatado. Mas quando explicaram que o júri popular e o oficial haviam escolhido o mesmo vídeo, minha ansiedade foi a mil. E quando anunciaram o Composto eu chorei. A gente pulou e gritou. Subimos no palco do Theatro São Pedro e eu não parava de tremer”.


Simone também relata como foi a experiência: “Sempre existe a expectativa de ganhar um dos prêmios, mas os dois! Isso não esperávamos mesmo. É uma emoção muito grande ter um vídeo seu reconhecido tanto pelo júri oficial quanto pelo público, isso representa muito para nós que estamos começando. E esse reconhecimento é fruto do empenho de toda a equipe que realizou o Composto.”


O professor Jair Giacomini lembra que as premiações de audiovisuais produzidos na Unisc estão se tornando algo constante. “Mas isso é muito positivo, pois demonstra o trabalho acumulado de alunos e professores ao longo do tempo”. Giacomini também afirma que a participação em mostras e festivais e em projetos como o MiniMetragem tem destacado a Unisc entre as universidades com produção audiovisual de grande qualidade.

FICHA TÉCNICA:
“Composto” – Ficção, 1 minuto
Direção: Gibran Sirena e Natália de Rissi
Roteiro: Natália de Rissi
Produção: Gibran Sirena, Simoni Helfer e Janaína Blanco
Trilha: Gibran Sirena e Jordan Junges
Fotos de still e making of: Carine Immig
Continuidade: Carine Immig
Elenco: Gibran Sirena
Câmera: Elio Brixius
Som direto: Jackson Gerhardt
Edição: Carlos Lisbôa e Jordan Junges
Coordenação: Jair Giacomini

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Segunda mostra fotográfica será amanhã, 2

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot