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Conselho Federal de Relações Públicas lança campanha “Construindo bons exemplos para transformar a sociedade”
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Em comemoração ao Dia das Relações
Públicas, celebrado neste sábado (2), e aos 50 anos que a Lei nº 5.377, de 11
de dezembro de 1967 foi sancionada, o Conferp, em parceria com a Associação
Brasileira de Relações Públicas, São Paulo (ABRP-SP) lançam a campanha “Construindo bons exemplos para transformar
a sociedade”, com objetivo de ressaltar a importância da profissão na
construção da cidadania.
A campanha será veiculada no facebook e
o material estará disponível para download no hotsite http://conferp.org.br/campanha,
que conterá dois e-books e diversas peças para compartilhamento nas mídias
sociais. O e-book intitulado “Relações Públicas: Construindo bons
exemplos para transformar a sociedade" contém projetos realizados por
relações-públicas registrados nos Conselhos Regionais, com o objetivo de
mostrar o trabalho desenvolvido para diferentes instituições que transformam a
sociedade. “Vivemos em um momento em que a sociedade espera muito mais
das instituições do que apenas produtos e serviços. Cobram posicionamentos e
atitudes frente às questões que afetam a sociedade, sejam elas morais,
ambientais, de inclusão e respeito às diferenças. Não basta parecer ser, por meio apenas de
campanhas publicitárias ou defendendo uma causa, tem que ser de verdade, com projetos que
transformam”, ressalta Júlia Furtado, presidente do Conferp.
Capacitado para gerir os
relacionamentos entre as instituições e seus públicos de forma estratégica, o
profissional de relações-públicas vive o seu mais rico e desafiador momento.
“As recentes crises de imagem e reputação que personalidades públicas,
organizações e marcas vêm sofrendo demonstram a necessidade de contar com
profissionais de Relações Públicas com expertise para assessorá-los na
comunicação de forma planejada e multiplataforma, evitando conflitos por meio
do alinhamento de discursos a ações práticas sustentadas por compromissos que
respondam aos anseios da sociedade”, afirma Marcus Vinícius Bonfim, presidente
da ABRP-SP.
O mercado de RP em plena expansão
A pesquisa Mega Brasil com Agências de
Comunicação 2017 ouviu 242 agências que declararam OBTER PELO MENOS 50% do seu
faturamento com atividades do campo das Relações Públicas e da Comunicação
Corporativa. Destas, 62,1% registraram crescimento
no faturamento de 2015 para 2016. No
entanto, no quadro de funcionários das agências, apenas 13,1% dos profissionais
são formados em relações-públicas, o que mostra que há cada vez mais
oportunidades, mas que o profissional precisa conquistar seu lugar nesse
mercado, que cresce a cada ano.
Um pouco de
história
O primeiro
Departamento de Relações Públicas criado no Brasil surgiu em 30 de janeiro de
1914. Pertencia à “Light” (The Light and
Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e
concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São
Paulo (SP), à época. A direção daquele departamento foi entregue ao engenheiro
Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o
título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário
de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações
Públicas.
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