segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Em comemoração ao Dia das Relações Públicas, celebrado neste sábado (2), e aos 50 anos que a Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967 foi sancionada, o Conferp, em parceria com a Associação Brasileira de Relações Públicas, São Paulo (ABRP-SP) lançam a campanha “Construindo bons exemplos para transformar a sociedade”, com objetivo de ressaltar a importância da profissão na construção da cidadania.

A campanha será veiculada no facebook e o material estará disponível para download no hotsite http://conferp.org.br/campanha, que conterá dois e-books e diversas peças para compartilhamento nas mídias sociais. O e-book intitulado “Relações Públicas: Construindo bons exemplos para transformar a sociedade" contém projetos realizados por relações-públicas registrados nos Conselhos Regionais, com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido para diferentes instituições que transformam a sociedade.  “Vivemos em um momento em que a sociedade espera muito mais das instituições do que apenas produtos e serviços. Cobram posicionamentos e atitudes frente às questões que afetam a sociedade, sejam elas morais, ambientais, de inclusão e respeito às diferenças.  Não basta parecer ser, por meio apenas de campanhas publicitárias ou defendendo uma causa,  tem que ser de verdade, com projetos que transformam”, ressalta Júlia Furtado, presidente do Conferp.

Capacitado para gerir os relacionamentos entre as instituições e seus públicos de forma estratégica, o profissional de relações-públicas vive o seu mais rico e desafiador momento. “As recentes crises de imagem e reputação que personalidades públicas, organizações e marcas vêm sofrendo demonstram a necessidade de contar com profissionais de Relações Públicas com expertise para assessorá-los na comunicação de forma planejada e multiplataforma, evitando conflitos por meio do alinhamento de discursos a ações práticas sustentadas por compromissos que respondam aos anseios da sociedade”, afirma Marcus Vinícius Bonfim, presidente da ABRP-SP.

O mercado de RP em plena expansão
A pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação 2017 ouviu 242 agências que declararam OBTER PELO MENOS 50% do seu faturamento com atividades do campo das Relações Públicas e da Comunicação Corporativa. Destas, 62,1% registraram   crescimento no faturamento de 2015 para 2016.  No entanto, no quadro de funcionários das agências, apenas 13,1% dos profissionais são formados em relações-públicas, o que mostra que há cada vez mais oportunidades, mas que o profissional precisa conquistar seu lugar nesse mercado, que cresce a cada ano. 

Um pouco de história

O primeiro Departamento de Relações Públicas criado no Brasil surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à “Light” (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP), à época. A direção daquele departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.


Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

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