segunda-feira, 23 de abril de 2012

Projetos serão apresentados no 14º Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, em Uberlândia, de 27 a 30 de abril

Três programas de extensão realizados pelo Curso de Comunicação Social da UNISC em parceria com jornais da região serão apresentados no 14º encontro do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (14º FNPJ). O evento se realiza de 27 a 30 de abril, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais.

Na ocasião, será debatida, também, a experiência do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, realizado em janeiro deste ano na UNISC, que reuniu cerca de 150 representantes de universidades gaúchas e da região Sul. Quem representará a UNISC no 14º FNPJ é o professor Demétrio de Azeredo Soster, coordenador do Curso de Comunicação.

Os projetos Focas do Q? e Talentos da Comunicação, desenvolvidos em parceria com o jornal Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul; bem como o Bate-papo Pilhado, com a Folha do Mate, de Venâncio Aires, serão debatidas no Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão, por meio do artigo “A prática de extensão universitária em organizações de natureza jornalístico-comunicacional”. Os três visam, cada um a seu modo, aproximar a sala de aula do mercado de trabalho ainda na instância formação. 

O Focas do Q?, encerrado em 2011, reuniu cerca de 100 alunos em sete edições semestrais. Já o Talentos da Comunicação, anual, cuja terceira edição se realiza no segundo semestre deste ano, reúne cerca de 15 alunos a cada nova edição. Também será discutido, no grupo de pesquisa, o projeto de extensão Bate-papo Pilhado, em parceria com o jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires e que reuniu, em quatro edições, cerca de 80 alunos. “São iniciativas que aprimoram tanto a sala de aula quanto o mercado de trabalho”, salienta Soster.

A apresentação dos três projetos ocorrerá no sábado, 28 de abril, durante o 10º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, a partir das 14 horas.

Já a experiência do 2º Colóquio de Agências de Comunicação, realizado a 12 de janeiro, será relatada às 11h15 de domingo, dia 29 de abril. Trata-se, o Colóquio, de um evento que reuniu, no Curso de Comunicação da UNISC, representantes de agências experimentais de 12 universidades gaúchas e da região Sul. O objetivo foi aprimorar a prática acadêmica e a formação universitária por meio do intercâmbio de experiências entre alunos e professores que participam das agências experimentais. A próxima edição do Colóquio será na Feevale, Novo Hamburgo, em janeiro de 2013.

Para Soster, que é vice-diretor editorial e de comunicação do FNPJ e assumirá a diretoria científica da entidade no encontro de Uberlândia, são muitas as importâncias de a UNISC estar representada em um evento desta dimensão e natureza. “A mais imediata é o fato de o curso de Comunicação, e a universidade como um todo, alargarem suas fronteiras, e, com isso, poderem ampliar e qualificar o diálogo que realizam com outras instituições em nível de País”, afirma.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot