terça-feira, 23 de novembro de 2010

O jornalista, historiador e escritor Juremir Machado da Silva palestra na Unisc no próximo dia três de dezembro sobre o livro que acaba de lançar "História Regional da infâmia - o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras (ou como se produz o imaginário) no auditório geral da universidade, a partir das 19h15m.


O livro contesta os mitos que, por séculos, sustentaram a Revolução Farroupilha. O autor faz isso baseado em 15 mil documentos analisados por uma equipe de dez pesquisadores. Um trabalho que traz à luz detalhes até então desconhecidos sobre as razões da Guerra dos Farrapos e que tem, naturalmente, provocado muito polêmica.

"Conta-se que num passado não muito distante grandes homens construíram o Brasil com a força das suas mãos, a energia dos seus ideais e com o sangue que aceitaram verter em campos, rios, sertões e matas em nome do futuro e da pátria. Esses homens saíram da História para entrar no mito. Hoje, brilham em livros escolares ou figuram em placas de ruas paradoxalmente esquecidos e sempre lembrados. Quem foram esses homens? O que fizeram? Foram somente heróis? E se tivessem sido também infames personagens de uma época cruenta em que o futuro se fazia a golpes de preconceitos, de lança e de balas de canhão? (...) E se em cada herói se escondesse também um carrasco? E se a História, como a lemos nas cartilhas, não passasse de um romance de não ficção, uma narrativa estanha em que, sem poder mentir, não se dissesse a verdade? O que é verdade?" (Trecho de História regional da infâmia)

A vinda de Juremir é uma promoção do Diretório Acadêmico Rosa Luxemburgo; Curso de História; Curso de Comunicação Social; Centro de Línguas da UNISC; Departamento de Comunicação Social; Departamento de Direito; Departamento de História e Geografia e PPG em Letras.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot