quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dia 1º de dezembro foi o grande dia para um grupo de acadêmicos do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Era a data de início da tão esperada viagem para Portugal.

Com duração de 22 dias, cinco acadêmicos, acompanhados do professor Jair Giacomini, tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Abrantes. Lá também puderam conhecer a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (Esta) e aprender o modo de ensino da Comunicação naquela universidade.

Jair Giacomini, professor do Curso, cita a viagem como uma experiência inesquecível. “Houve todo o processo de preparação para a viagem, que começou ainda em agosto. E, finalmente, a viagem no dia 1º de dezembro”, explica. Para ele, a vivência de planejar e de viajar em grupo, já é um grande aprendizado.

Já a cidade de Abrantes ele define como encantadora e hospitaleira.  Jair também destaca a receptividade dos portugueses. “A Esta, seus professores, alunos e funcionários foram muito acolhedores e prestativos em todos os momentos. Acredito que nas três semanas de convivência houve uma troca de experiências muito positiva entre o grupo da Unisc e os alunos e professores da Esta”.

Lindiara Hagemann, uma das intercambistas, desejava viajar para Portugal desde quando entrou na faculdade, em 2008. Para ela, foi mais do que uma viagem, foi a oportunidade de conhecer uma cultura diferente. “Adquirimos hábitos e tivemos que nos adaptar aos costumes de outro lugar. As aulas me fizeram perceber a importância das aulas teóricas. A falta que ela faz sobre o exercício da profissão. Essa parte faz muita falta na formação acadêmica”, destaca a acadêmica de Jornalismo.

Já a acadêmica de Produção em Mídia Audiovisual (PMA), Anna Porto, explica que conhecer novas perspectivas contribui para a formação. “A partilha não tem preço, é algo muito bom”. Anna considera indispensável valorizar o próprio país e isso é possível quando se está longe do mesmo. “Só se sente saudade daquilo que é bom”, diz.

Também estudante de PMA, Ana Gabriela Alves explica que a experiência a ajudou a valorizar coisas que, normalmente, não dava importância, como por exemplo, as aulas teóricas. Ana também contou o que mais lhe chamou atenção. “Lá é muito frio e o sol se põe muito cedo, 17h30min já é noite! A infraestrutura da escola, apesar de ser um prédio antigo, atende as necessidades. E claro, o atelier de rádio, onde os alunos têm aula dentro de um estúdio de rádio, o que com certeza aproxima bem mais os estudantes da prática”.

Para Laura Gomes, acadêmica de Jornalismo, a viagem fez com que ela se sentisse uma estudante mais completa. “Me apaixonei pelas aulas de cinema e de televisão. Mas, estranhei o fato de que a aula acontece mais na sala de aula mesmo, sem sair tanto para produzir. Acredito que tenha acontecido isso por causa da época que fomos (últimas semanas). Além das aulas, não vou esquecer o pessoal que foi comigo. A viagem foi ainda melhor por ser esse grupo”, disse.

Durante o intercâmbio o professor Jair Giacomini realizou duas palestras, no dia 17 de dezembro, para os alunos da Esta. No turno da manhã, o tema foi “A televisão universitária no Brasil e a experiência da Unisc TV” e à tarde, “Experiências em Comunicação e em Audiovisual”. Esta última foi dada em conjunto com os alunos da Unisc.

No grupo de intercambistas ainda estava o estudante de PMA Jonathan Adam, com o qual não foi possível entrar em contato.

Ana Gabriela, Anna Porto, Laura Gomes, Lindiara Hagemann, professor Jair Giacomini e Jonathan Adam

Fonte: Agência A4

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot