terça-feira, 25 de novembro de 2014

O 10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015, acontecerá de 3 a 5 de junho na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os grupos temáticos da Alcar recebem trabalhos de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e também de alunos de graduação.

Conheça, abaixo, a programação:

10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015
– Chamada de Trabalhos –

Data: 03 a 05 de junho de 2015.
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS)
Tema central: 
A memória na era digital.
Subtemas: 30 anos de redemocratização no Brasil; 10 anos de Congressos da Rede de Pesquisadores de História da Mídia; entrevista na pesquisa histórica.
Promoção: Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Grupos Temáticos – Modalidades de trabalhos
a) Artigos escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.

CALENDÁRIO

Inscrições: 1º/03/2015 a 20/05/2015. 

Submissão de trabalhos: 1º/03/2015 a 20/04/2014. Os textos completos, segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s) coordenador(es) do GT a que se destinam, aguardando confirmação de recebimento. Estes arquivos deverão ser enviados simultaneamente para o(s) e-mail(s) do(s) coordenador(es) e para o e-mail da comissão científica: trabalhos.alcar2015@gmail.com

Divulgação do aceite: até 20/05/2015. Os aceites serão enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos comitês temáticos, indicados pelos respectivos coordenadores.

Importante: O recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs não ficam condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só poderão participar do evento, apresentar paper no GT, receber certificados e constar nos anais trabalhos cujos pesquisadores comprovarem a inscrição e o pagamento da respectiva taxa.

NORMAS EDITORIAIS

O trabalho deve conter:
Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.
Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.
Referências: conforme norma da ABNT.
Atenção: o modelo para submissão de trabalhos estará disponível em breve no site da Alcar (www.ufrgs.br/alcar).

Informações importantes:

1) Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_pedro_silva). Os textos completos devem ser enviados para o e-mail do coordenador do Grupo Temático respectivo, com cópia para  trabalhos.alcar2015@gmail.com.
2) Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.
3) Na ausência de resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.
4) Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.
5) Cada autor só pode submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como autor secundário.
·         São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.
·         Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos orientadores. Os trabalhos de graduandos podem ser inscritos e concorrer ao Prêmio José Marques de Melo. O regulamento para a edição 2015 do Prêmio será divulgado nos próximos dias.
6) Os trabalhos devem ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + coautores).

GRUPOS TEMÁTICOS (GTs) E COORDENADORES

História do Jornalismo
Coordenadores:
Igor Sacramento (UFRJ) – igorsacramento@gmail.com
Letícia Matheus (UERJ) - leticia_matheus@yahoo.com.br
Ementa: História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo: aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil. Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os jornais como fonte historiográfica.

História da Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenadora:
Maria Angela Pavan (UFRN) –  gelpavan@gmail.com
Ementa: Estuda a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos, técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional, inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais, ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.

História da Mídia Digital
Coordenadora:
Sandra Rubia da Silva (UFSM) - sandraxrubia@gmail.com
Ementa: O objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.

História da Mídia Impressa
Coordenador:
José Ferreira Junior (UFMA) - jferr@uol.com.br
Ementa: Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular), valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas, livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através dos impressos brasileiros.
História da Mídia Sonora
Coordenadora:
Valci Zuculoto (UFSC) - valzuculoto@hotmail.com
Ementa: O grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a diversidade regional.

História da Mídia Audiovisual e Visual
Coordenadores:
Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) - apgoulart@terra.com.br
Christina Musse (UFJF) - musse@terra.com.br
Ementa: Resgatar, sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.

História da Mídia Alternativa
Coordenadora:
Karina Janz Woitowicz (UEPG) - karinajw@gmail.com
Ementa: A presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line) na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência; comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas; demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em determinado período histórico, características da mídia alternativa e abordagens teórico-concei tuais sobre o tema.

Historiografia da Mídia
Coordenadora:
Silvana Louzada (UFF) -  silvanalouzada@gmail.com
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de comunicação.

Para mais informações, acesse: http://www.ufrgs.br/alcar

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1613
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
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