terça-feira, 13 de março de 2012

O biólogo e fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani participou, na terça-feira (05/03), de uma descontraída conversa on-line com os alunos do curso superior em Fotografia da Unisc. A atividade fez parte da disciplina de Fotografia Ambiental. O profissional contou suas experiências profissionais, destacando duas viagens à Antártida (onde morou por seis meses), a passagem pelo continente africano e a reportagem sobre os Jacarés no Pantanal (primeira contribuição como repórter da National Geographic Internacional, agora em 2012).

Candisani ressaltou aos acadêmicos a importância do estudo sobre a pauta que será registrada fotograficamente e o viés autoral no tratamento dos temas. Ele exemplificou que a reportagem sobre os Jacarés no Pantanal não é nenhuma novidade se tomarmos simplesmente a presença desses animais no seu habitat. Porém, como explica o fotógrafo, poucas pessoas conhecem o animal debaixo d’água, onde ele passa a maior parte da vida. E foi justamente esse viés que permitiu a experiência com o patrocínio da revista – um olhar diferente e criativo sobre um tema corriqueiro. As fotografias subaquáticas são a especialidade de Luciano Candisani.

Além de manifestar o desejo de retratar o Sul do país, com ênfase na Lagoa dos Patos e Mirim, o fotógrafo disse ainda que é possível sim viver de fotografias ambientais e que para um bom exercício da profissão é preciso ter equipamentos adequados e investir tempo/recursos no foco da atuação que deseja.

A atividade foi realizada com a parceria do núcleo de Educação a Distância da Unisc. Confira o trabalho de Candisani no site http://www.lucianocandisani.com/

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot