terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A jornalista Daiana Carpes, formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), conquistou na noite de 4 de dezembro o segundo lugar no concurso nacional “Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web“, organizado pela W3C Brasil. Em cerimônia ocorrida no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. O trabalho apresentado foi o site intitulado “Jornalismo em Audiodescrição”, que visa à inclusão, adaptando o impresso para o áudio.


No dia da premiação, os candidatos apresentaram seus trabalhos durante a manhã aos jurados, que são profissionais de tecnologia em informação Daiana salienta a troca de experiências com os outros participantes: “Conheci diversos profissionais que trabalham com essa temática, inclusive uma pesquisadora que eu havia entrevistado para minha monografia”. Ela foi a única a concorrer com um trabalho acadêmico, os outros candidatos em sua maioria eram sites governamentais. Ainda ressalta que “esse prêmio é a certeza que tenho que estudar e trabalhar ainda mais sobre esse tema”.

Esse trabalho foi o resultado de pesquisas que a jornalista vinha desenvolvendo desde 2011. Quando o curso de Ciências Contábeis da Unisc publicou um informativo com notícias direcionadas aos seus alunos, sendo que naquele ano havia ingressado um aluno com deficiência visual. Então, Daiana passou o informativo para áudio. Em 2013, na disciplina de Projeto Experimental, ela propôs um trabalho nesses moldes. Com a orientação do professor Demétrio de Azeredo Soster foi desenvolvido um produto de comunicação com o objetivo de promover o acesso à informação a pessoas que possuem baixa visão ou cegueira. Segundo Daiana foi “a necessidade de adaptar o impresso para o áudio, no trabalho apresentado para o Projeto Experimental e para a Monografia em Jornalismo, que resultou no site www.jornalismoemaudiodescricao.com.br”.

Daiana voltou para casa com o troféu e, além disso, com mais experiências e expectativas na bagagem. Para ela “o mais bacana de tudo isso é ver os concorrentes conversando sobre seus trabalhos, tirando dúvidas, mostrando novos caminhos e pesquisas. Parecia que estávamos em um congresso. Quem estava participando pouco se importava com o resultado final, mas todos tinham o mesmo objetivo, de facilitar a navegação na web daqueles que possuem deficiência”.



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot