- De volta Ao Inicio »
- Alcar , Alcar 2015 , prêmio »
- Prêmio José Marques de Melo - Alcar 2015
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Durante o 10º Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015, será
realizada a 3ª edição do Prêmio José Marques de Melo, voltado aos trabalhos de
pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação.
Trata-se de uma excelente oportunidade para bolsistas de iniciação
científica, alunos que defenderam o TCC recentemente e estudantes que tenham
realizado boas pesquisas nas próprias disciplinas.
O regulamento do Prêmio está disponível em http://www.ufrgs.br/alcar/premio-2/premio-jose-marques-de-melo-terceira-edicao-2015.
Os grupos temáticos da Alcar recebem trabalhos de professores,
pesquisadores, estudantes de pós-graduação e alunos de graduação.
O Alcar 2015 acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), em Porto Alegre, de 03 a 05 de junho. Os trabalhos podem ser
enviados até o dia 20 de abril. Abaixo, segue a chamada completa.
______________________________________________________________
10º
Encontro Nacional de História da Mídia – Alcar 2015
–
Chamada de Trabalhos –
Data: 03 a
05 de junho de 2015.
Local: Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS)
Tema central: A memória na era digital.
Tema central: A memória na era digital.
Subtemas: 30
anos de redemocratização no Brasil; 10 anos de Congressos da Rede de
Pesquisadores de História da Mídia; entrevista na pesquisa histórica.
Promoção:
Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em
parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
Grupos Temáticos –
Modalidades de trabalhos
a) Artigos
escritos por docentes, pesquisadores e/ou estudantes de pós-graduação;
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
b) Trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de graduação, em coautoria com os respectivos orientadores;
c) Textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia ou das respectivas profissões.
CALENDÁRIO
Inscrições: 1º/03/2015
a 20/05/2015.
Submissão de
trabalhos: 1º/03/2015 a 20/04/2015.
Os textos completos,
segundo normas do evento, deverão ser enviados para o endereço eletrônico do(s)
coordenador(es) do GT a que se destinam, aguardando confirmação de recebimento.
Estes arquivos deverão ser enviados simultaneamente para o(s) e-mail(s) do(s)
coordenador(es) e para o e-mail da comissão científica: trabalhos.alcar2015@gmail.com
Divulgação do aceite: até
20/05/2015.
Os aceites serão
enviados na medida em que os trabalhos forem sendo avaliados pelos comitês
temáticos, indicados pelos respectivos coordenadores.
Importante: O
recebimento, a avaliação e a aprovação de trabalhos submetidos aos GTs não
ficam condicionados à inscrição no evento. Entretanto, só poderão participar do
evento, apresentar paper no GT, receber certificados e constar nos anais
trabalhos cujos pesquisadores comprovarem a inscrição e o pagamento da
respectiva taxa.
NORMAS EDITORIAIS
O trabalho deve conter:
Título: em
negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé
informando em qual GT o trabalho será apresentado.
Autor(es):
último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da
instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas
linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e
endereço eletrônico.
Resumo:
entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10,
justificado, entrelinhamento simples.
Palavras-chave: o
resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira
ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas
temáticas ou interfaces disciplinares.
Texto:
alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas
de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas,
incluindo bibliografia.
Referências:
conforme norma da ABNT.
Atenção: o
modelo para submissão de trabalhos estará disponível em breve no site da Alcar
(www.ufrgs.br/alcar).
Informações importantes:
1) Os textos completos
devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome
e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_pedro_silva). Os textos
completos devem ser enviados para o e-mail do coordenador do Grupo Temático
respectivo, com cópia para trabalhos.alcar2015@gmail.com.
2) Os autores devem
aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador.
3) Na ausência de
resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de
extravio.
4) Os coordenadores de
grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores
locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores
estiverem formalmente inscritos.
5) Cada autor só pode
submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como
autor secundário.
·
São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos,
mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.
·
Os graduandos só podem inscrever trabalhos em coautoria com seus respectivos
orientadores. Os trabalhos de graduandos podem ser inscritos e concorrer ao Prêmio
José Marques de Melo. O regulamento para a edição 2015 do Prêmio está
disponível em http://www.ufrgs.br/alcar/premio-2/premio-jose-marques-de-melo-terceira-edicao-2015.
6) Os trabalhos devem
ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + coautores).
GRUPOS TEMÁTICOS (GTs)
E COORDENADORES
História do Jornalismo
Coordenadores:
Igor Sacramento (UFRJ)
– igorsacramento@gmail.com
Letícia Matheus (UERJ)
- leticia_matheus@yahoo.com.br
Ementa:
História do jornalismo: aspectos teóricos e conceituais. Estudos de jornalismo:
aspectos históricos. Os jornais como lugares de construção historiográfica. Os
jornais como objeto de estudos históricos. Aspectos da conformação do campo
profissional. A trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil.
Estudos de caso referentes a espaços sociais e veículos determinados. Os
jornais como fonte historiográfica.
História da
Publicidade e da Comunicação Institucional
Coordenadora:
Maria Angela Pavan
(UFRN) – gelpavan@gmail.com
Ementa: Estuda
a história e os processos de comunicação e de relacionamento, internos e
mercadológicos, estabelecidos entre as instituições, públicas, privadas e não
governamentais, e seus diferentes públicos. Contempla aspectos teóricos,
técnicos e práticos da publicidade e propaganda e da comunicação institucional,
inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as
mais variadas ciências. Trata das questões epistemológicas, culturais,
ideológicas, éticas, estratégicas e de gestão do campo, bem como das múltiplas
linguagens, estéticas, mídias, profissões e da organização do trabalho.
História da Mídia
Digital
Coordenadora:
Sandra Rubia da Silva
(UFSM) - sandraxrubia@gmail.com
Ementa: O
objetivo é construir a memória dos conteúdos digitais disseminados por intermédio
da mídia on-line (redes de computadores), off-line (CD-ROM, DVD) e por
dispositivos de comunicação sem fio como celular e assistente digital pessoal
(Personal Digital Assistant – PDA), revelando processos, formas, técnicas e
experiências precursoras desse novo sistema de comunicação social.
História da Mídia
Impressa
Coordenador:
José Ferreira Junior
(UFMA) - jferr@uol.com.br
Ementa:
Aborda a história da imprensa como mídia (massiva, erudita ou popular),
valorizando sua relevância como mais antigo suporte industrial da informação no
Brasil. O grupo tem recebido predominantemente trabalhos sobre a produção, a
edição e a leitura de jornais, mas está aberto aos estudos sobre revistas,
livros, volantes, enfim sobre os processos comunicacionais que fluem através
dos impressos brasileiros.
História da Mídia
Sonora
Coordenadora:
Valci Zuculoto (UFSC)
- valzuculoto@hotmail.com
Ementa: O
grupo abrange trabalhos de pesquisas históricas sobre o rádio ou outros
suportes que trazem a linguagem do áudio. Estuda-se a especificidade da
linguagem, dos formatos, dos gêneros, da tecnologia, dos efeitos na recepção e
busca-se resgatar personagens, programas, sonoridades ou a cobertura de
episódios que marcaram a vida da sociedade brasileira, valorizando a
diversidade regional.
História da Mídia
Audiovisual e Visual
Coordenadores:
Ana Paula Goulart
Ribeiro (UFRJ) - apgoulart@terra.com.br
Christina Musse (UFJF)
- musse@terra.com.br
Ementa: Resgatar,
sistematizar e debater a história de temas e processos pertencentes à
comunicação audiovisual (cinema, televisão, vídeo e outras mídias que combinem
palavra, imagem e som) e pictórica (quadrinhos, cartuns, fotografias, cartazes
e congêneres). O grupo acolhe reflexões desde o advento dessas formas de
representação até os dias atuais, no cenário brasileiro e em estudos
comparativos com o cenário internacional. Busca ainda focalizar os processos
midiáticos e retratar personagens pioneiras e suas descobertas.
História da Mídia
Alternativa
Coordenadora:
Karina Janz Woitowicz
(UEPG) - karinajw@gmail.com
Ementa: A
presença de veículos alternativos (impressos, sonoros, audiovisuais e on-line)
na história da comunicação, compreendendo os seguintes enfoques: mídia
alternativa em tempos de repressão; mídia nos movimentos de resistência;
comunicação nas organizações populares; mídia e minorias representativas;
demais formatos e alternativas de produção popular/comunitária/independente. As
pesquisas envolvem a memória dos meios alternativos, sua participação em
determinado período histórico, características da mídia alternativa e
abordagens teórico-concei tuais sobre o tema.
Historiografia da
Mídia
Coordenadora:
Silvana Louzada (UFF)
- silvanalouzada@gmail.com
Ementa: O objetivo deste GT é discutir temáticas que problematizem a produção
do conhecimento contemporâneo na interseção entre mídia e história. Dois
aspectos fundamentais: a escrita histórica contemporânea em sua relação com a
escrita midiática e a produção de história, memória e esquecimento a partir dos
meios de comunicação. Investiga-se também a produção do acontecimento
histórico/memorável na relação mídia e história; temporalidade e meios de
comunicação; hermenêutica histórica e mídia; memória e meios de comunicação, narrativa
da história e narrativa da mídia, a história como produto midiático; escrita
midiática como escrita da história; o passado como objeto dos meios de
comunicação.
Postar um comentário