quarta-feira, 20 de abril de 2016


A partir de hoje, 20 de abril, o portal Hipermídia disponibilizará uma grande reportagem multimídia sobre o trabalho escravo contemporâneo no país. Intitulado ‘Retratos da Escravidão’, o especial vai mostrar, em conteúdo de texto, fotografia, infografia e vídeo, as iniciativas que visam erradicar esse crime no Brasil e o balanço das ações dos 20 anos. 

Para narrar os fatos, o estudante de jornalismo Régis de Oliveira Júnior, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e o repórter fotográfico Cesar Lopes percorreram os municípios Rio Pardo (RS) e Itabirito (MG), onde trabalhadores foram resgatados em condições análogas às de escravo. Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social revelam que 50 mil trabalhadores foram resgatados em condições degradantes de trabalho desde 1995. 

A reportagem multimídia traz, também, entrevistas com o auditor-fiscal do trabalho e superintendente substituto da SRTE (MG) Marcelo Campos, a secretária de Assistência Social de Itabirito Jussara Vieira, os procuradores Enéria Thomazini e Bernardo Mata Schuch do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), o senador Romero Jucá (RR) e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. 

O material produzido foi orientado pela professora do Curso de Comunicação Social, Cristiane Lindemann. O documentário tem edição e roteiro da jornalista formada pela Unisc, Évelyn Bartz. Maicon Herdina, aluno de Produção em Mídia Audiovisual, foi responsável pelas trilhas do portal. Andrew Gorzny, formado pela Universidade de York em Toronto, editou o site do Retratos da Escravidão. 

O projeto idealizado pelo estudante do último semestre de jornalismo, Régis de Oliveira Júnior, conta com o apoio do Curso de Comunicação Social, da Agência Experimental A4 e da Universidade de Santa Cruz do Sul. No Facebook é possível conferir os bastidores das produções. As reportagens podem ser acessadas através do link: www.retratosdaescravidao.com.br.

Fonte: Régis de Oliveira Júnior

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot