quarta-feira, 27 de abril de 2016




         O Grupo de Pesquisa em História da Comunicação da Fabico/UFRGS realizará, no dia 19 de maio, palestra sobre o jornal alternativo Pato Macho, que circulou em Porto Alegre em 1971. Claudio Ferlauto, autor de livro lançado recentemente sobre o assunto, Luis Fernando Verissimo e José Antônio Pinheiro Machado serão os palestrantes. Abaixo, mensagem com informações e inscrições.
   A página do evento no Facebook é https://www.facebook.com/events/1056184374450013/


* Histórico Pato Macho  



        "O Pato Macho foi um jornal alternativo, que circulou em Porto Alegre no ano de 1971, com apenas 15 edições. Dentre os periódicos que compuseram o movimento alternativo no Rio Grande do Sul, foi o único com viés humorístico. Inspirado no cultuado O Pasquim, fez graça do marasmo cultural da capital gaúcha e de seu provincianismo durante o período mais duro do regime militar. Reuniu uma equipe de talentosos cronistas, ilustradores, chargistas, designers e jornalistas, que, à época, recém iniciavam suas carreiras. Foi submetido à censura prévia desde sua terceira edição."
      Trazer à tona as experiências de profissionais que abraçaram a aventura do Pato é lembrar de um capítulo importante da história da comunicação no Rio Grande do Sul e no Brasil. É sublinhar a relevância de um movimento de jornais nanicos, a maioria de vida efêmera, mas que constituíram uma alternativa ao discurso da grande imprensa.
Imagem e fonte: Fabico.
 

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot