quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O jornalista Fernando Firmino da Silva, um dos maiores especialistas em jornalismo móvel no Brasil, estará na Unisc no final do mês. Firmino fará seminário para a turma do pós-graduação em Assessoria em Comunicação e Política; oficina de jornalismo móvel e uma palestra sobre jornalismo e mobilidade. A oficina de jornalismo móvel e a palestra são abertas a alunos e professores de todos os cursos e habilitações. A vinda de Fernando Firmino da Silva é uma promoção do Curso de Comunicação Social da Unisc.


Especificamente sobre a oficina, que se inicia a partir das 8h30 do dia 30, segunda-feira, no laboratório 7 da Unisc, cujo tema será “Jornalismo Móvel: tecnologias, processos e conceitos”, estão previstas 24 vagas, por ordem de inscrição, para alunos de todas as habilitações. O conteúdo abrange conceito de jornalismo móvel; experiências em jornalismo móvel no Brasil e em outros países; tecnologias e os processos no jornalismo móvel; aplicações móveis para a produção jornalística; modelos de produção do jornalismo móvel e atividades práticas do uso de celular na produção jornalística e em transmissões ao vivo. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Curso de Comunicação – sala 1503 do prédio 15 –, com Inês, Géli ou Luana. Informações pelo fone (51) 3717.7383.

Já a palestra, que se inicia às 19 horas, no Auditório do Direito, terá como tema “Jornalismo em mobilidade e as plataformas emergentes de produção e de consumo de notícia”. Por este viés, as tecnologias móveis digitais e as redes sem fio (Wi-Fi, 3G e WiMax), que emergiram de forma acelerada no início deste século, estão redimensionando e atualizando as práticas comunicacionais e impactando as relações econômicas, culturais e sociais. Dentre estas, a prática do jornalismo. A palestra é gratuita

Após os trabalhos, Fernando Firmino da Silva viaja a Caxias do Sul onde participa, no Intercom, de lançamento e mesa temática a respeito do livro Metamorfoses Jornalísticas 2: a Reconfiguração da Forma, organizado em parceria com o professor da Comunicação da Unisc Demétrio de Azeredo Soster e editado pela Edunisc.

Quem é Fernando Firmino da Silva?

Fernando Firmino da Silva é jornalista, professor do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB e é doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia - UFBA/POSCOM.

Faz parte do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura - Ciberpesquisa, nos Grupos de Pesquisa em Cibercidades - GPC e Jornalismo Online – GJOL e membro da membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais - JORTEC da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor.

A tese de doutorado, sob orientação do professor-doutor André Lemos, trata das questões voltadas para o jornalismo móvel (tecnologias móveis e conexões sem fio no jornalismo). Fernando Firmino da Silva foi vencedor do Prêmio Freitas Nobre - INTERCOM 2008 na categoria doutorado. Edita o blog: http://jornalismomovel.blogspot.com contato: fernando.milanni@globo.com

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot