quarta-feira, 13 de abril de 2011


A jornalista Tanira Lebedeff será a convidada do primeiro Saideira do ano, que acontece na próxima segunda-feira, dia 18 de abril, às 19h, no auditório do bloco 53, do campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento, que tem entrada franca e aberta, discute o jornalismo internacional. Tanira esteve 13 anos morando em Los Angeles, Estados Unidos, parte dos quais produziu material para a Globo Internacional e para a Globo News, como correspondente free lancer.


A gaúcha de Santana do Livramento fez jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria e especializaçao em Produção Cinematográfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi repórter e apresentadora da RBS TV Santa Maria, correspondente da rede em Santana do Livramento e repórter em Porto Alegre. Nos últimos anos, trabalhou numa produtora em Los Angeles, que produz programas para a Globo News, Bandeirantes, entre outras emissoras, e também para o mercado internacional.


Entre outras coberturas que realizou para as emissoras da Globo, esteve a da morte de Michel Jackson em 2009. Tanira fez reportagens especiais para os programas Ciência & Tecnologia, Mundo SA e Cidades e Soluções. Alguns destaques são a reportagem com o inventor do telefone celular Martin Cooper, um especial sobre a reconstrução de Nova Orleans depois do furação Katrina de 2005, e uma série sobre a recuperação de soldados feridos nas guerras, a ser veiculada em maio de 2011.

Entre 2003 e 2010, Tanira produziu, editou e foi repórter do programa Planeta Brasil, veiculado pela TV Globo Internacional. Esse é um programa pioneiro da televisão, que retrata semanalmente a vida dos brasileiros no exterior.

Produziu e dirigiu séries sobre esportes, moda e beleza para o mercado internacional, visitando diversos países: Cuba, China, Canadá, México, Marrocos, Turquia, Bulgária, Espanha, para citar alguns. Como jornalista trabalhou em diferentes regiões de fronteira: Brasil com Uruguai, Argentina e Paraguai, México e Estados Unidos. Em 1999, cobriu uma tentativa de golpe militar em Assunção, no Paraguai.

Em 2010 recebeu título cidadã emérita de sua cidade natal, Santana no Livramento, por divulgar o nome da cidade através trabalho como jornalista.

Um exemplo do trabalho de Tanira é o documentário feito com Eduardo Canto sobre ativismo político nos Estados Unidos durante as guerras do Iraque e Afeganistão, disponível no link http://vimeo.com/18505169. O documentário foi apresentado no III Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Tanira também foi correspondente em Los Angeles para diversas publicações de cinema e cultura, mas recentemente a Preview.

Desde o início deste ano, a jornalista reside em Porto Alegre, onde cursa o mestrado em Relações Internacionais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para quem quiser conhecer seu trabalho antes da palestra, pode conferir alguns textos no blog que mantém desde que retornou ao Brasil, http://taniralebedeff.wordpress.com/ .

O Saideira é uma promoção do curso e do Departamento de Comunicação Social da Unisc e está em seu sexto ano. A atividade é volta para profissionais e estudantes da área de Comunicação.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot