quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado no dia 2 de dezembro de todo o ano. Para comemorar tal data, dois acadêmicos desenvolveram duas ações comemorativas que fazem parte de seu Projeto Experimental.

Os acadêmicos Roger Barros e Natália Machado pensaram em ações que englobassem tanto o público interno (acadêmicos e profissionais de Relações Públicas) quanto o público externo da Universidade de Santa Cruz do Sul.

A intenção é valorizar os acadêmicos e profissionais de RP e trabalhar a imagem do Curso de Comunicação Social – com ênfase na habilitação de Relações Públicas – externamente, motivando o contato dos acadêmicos com o mercado.

Uma das ações elaboradas e desenvolvidas pelos acadêmicos, em parceria com o Curso e com a disciplina de Teoria e Técnica de RP, foi um banner alusivo ao Dia Nacional das Relações Públicas.

Nele, uma “mensagem secreta” era coberta por fotos de alunos e professores de RP. Os alunos que retirassem sua foto, além de revelar um trecho da mensagem, sorteavam um bilhete/vale-presente e retiravam o brinde sorteado.

Tal banner está exposto na Coordenação do Curso de Comunicação Social e ainda restam algumas fotos coladas. A intenção é que todas as fotos sejam retiradas até esta sexta-feira, para revelar a mensagem e, na segunda-feira, dia 3, o banner ser transferido para a parte externa do bloco 14, de modo a divulgar a data e parabenizar a todos.

A outra ação pensada pelos acadêmicos ocorreu ao longo dessa semana, fora da Universidade, por meio de uma mostra de cases da profissão de Relações Públicas. Tal mostra estará exposta até o dia de hoje, no Shopping Santa Cruz, e terá um show da banda Lusco Fusco em seu encerramento.

A ideia de tal mostra era quebrar a visão teórica da profissão de Relações Públicas e valorizar seu lado prático, mostrando qual o papel e a importância do profissional de RP por traz de grandes nomes, produtos e marcas, de modo a tornar perceptível que o trabalho deste profissional está mais próximo da realidade, do mercado e da comunicação, do que todos imaginam.

A mostra, intitulada “Mostra de Ideias. Relações Públicas: a peça-chave do jogo”, possui cases e exemplos escolhidos pelos profissionais entrevistados, solicitados de acordo com a relevância na sua vida profissional. Existem cases da criação da sua própria agência, mídia sociais online, relacionamento, hotelaria, docência, eventos e outros.

Dentre os profissionais entrevistados estão Elizabeth Moreira, Ana Maria Stroschoen, Fabiana Pereira, Laura Nobre, Deise Kanitz, Juliana Xavier, Aline Schaefer, Gisele Simão, Fabiana Renz, Roberta Souza, Juliana Molz, Lilian Rodrigues, Mateus Lampert, Claudia Palma, Fabrise Müller, Márcia Yukiko, Carolina Pavanello e Amana Veloso, Martina Kloss, Graziella Rigotti e Maria Clarice Ramos.

Para tornar a Mostra mais atrativa, no aspecto visual, foi feito resumos das entrevistas, mas o conteúdo na íntegra pode ser conferido no blog www.inspiraRP.blogspot.com.

Segundo Natália, “o que tentamos fazer ao máximo foi valorizar os alunos, buscar fornecedores entre os alunos e professores para fortalecer ainda mais a relação interna que, sem dúvida, é o resultado final que transparecemos para o público externo. Consequentemente, fortalecemos todas as relações, pensando sempre nos futuros elos e relações que sempre buscamos”.

Além do Curso de Comunicação Social e a disciplina de Teoria e Técnica de Relações Públicas, tais ações tiveram como parceiros o Shopping Santa Cruz, a A4 – Agência Experimental de Comunicação do Curso de Comunicação Social e Denis Paul Fotografias.

 
Mostra de Ideias. Relações Públicas: a peça-chave do jogo
 
 Da esquerda para a direita: Demétrio Soster, coordenador do Curso de Comunicação Social; Elizabeth Moreira, orientadora do Projeto Experimental; Natália Machado e Roger Barros, acadêmicos criadores das ações
 
 Demétrio, Elizabeth, Natália e Roger com acadêmicos da disciplina de Teoria e Técnica de Relações Públicas

(Fotos: Denis Paul Fotografias)

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot