sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Desde o fim do ano passado, O Taquaryense, segundo jornal mais antigo do Rio Grande do Sul ainda em circulação, também está na internet.

Por meio da disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo, as estudantes de Comunicação Social – habilitação Jornalismo, Juliana Bencke e Cristiane Lautert Soares (graduada em 2013/2) desenvolveram o site otaquaryense.tk.

A página O Taquaryense – Imprensa à moda antiga conta com textos, vídeos, áudios e fotos sobre o semanário, além de disponibilizar as primeiras 172 edições do jornal, datadas dos anos de 1887, 1888 e 1889.

Orientado pelo professor Hélio Etges, o projeto surgiu com o intuito de resgatar a história e a memória do periódico e disponibilizá-las na internet. Conforme as estudantes, também buscou-se mostrar o processo de produção do semanário e divulgar depoimentos de leitores, colaboradores e demais pessoas envolvidas com o jornal.

Para isso, as acadêmicas utilizaram técnicas jornalísticas para a apuração e edição dos conteúdos. “Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para elaborar um material que fala sobre a trajetória da imprensa gaúcha”, explica Juliana. “O Taquaryense conta, na prática, a história da imprensa. É muito importante que nós, da área da comunicação, tenhamos acesso a essa história”, observa Cristiane.

Localizado em Taquari, o semanário tem 126 anos e um modelo de produção artesanal: ainda é montado tipograficamente e impresso em uma rotativa Marinoni, comprada em 1910.

De acordo com as responsáveis pelo site, outro aspecto importante sobre o semanário contemplado na página são as “edições históricas” – edições que noticiaram fatos importantes, como as guerras mundiais, a Proclamação da República e a Ditadura Militar brasileira.

“Esperamos que as informações disponibilizadas no site motivem outras pesquisas e trabalhos sobre O Taquaryense”, destaca Juliana.

 Ambiente do jornal O Taquaryense

 Página pronta para impressão

 Impressão do jornal

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot