segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

No semestre passado, duas experiências laboratoriais foram realizadas nas disciplinas de Produção em Mídia Impressa e Jornalismo de Revista do Curso de Comunicação Social da Unisc, nas quais são produzidos, respectivamente, o Jornal-laboratório Unicom e a Revista-laboratório Exceção, na sua versão impressa.

Com elas, buscava-se permitir o acesso de pessoas que não conseguem ler às produções do Curso. Então, o Unicom e a Exceção ganharam uma nova versão, a sua versão em áudio.

Esta decisão foi tomada tendo como base a pesquisa desenvolvida pela acadêmica de Jornalismo Daiana Carpes, que vem trabalhando com audiodescrição há alguns anos e transformando o assunto em tema de sua monografia.

Também, foi possível optar pela audiodescrição devido ao fato de o Jornal Unicom e a Revista Exceção possuírem, além de sua versão impressa, uma versão online, através de seus blogs.

Neles, está disponível o conteúdo em áudio preparado pelos alunos da disciplina, os mesmos que produziram a versão impressa do Unicom e da Exceção e alimentaram os blogs ao longo do semestre.

Segundo o professor Demétrio Soster, que ministrou as disciplinas, a intenção de promover tais experiências em sala de aula é “que se possa, cada vez mais, tornar rica e ampla a experiência laboratorial, de tal maneira que ela possa, com cada vez mais força, formar profissionais éticos e responsáveis, objetivo final de todos nós”.

Para conferir o material, basta acessar www.blogdounicom.blogspot.com.br e www.revistaexcecao.blogspot.com.br. O link que leva aos arquivos de áudio encontra-se à direita da página, em ambos os blogs. (Caso queira acessar diretamente, clique aqui para o Unicom e aqui para a Exceção).

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot