sexta-feira, 10 de abril de 2015

Na tarde desta quinta-feira (9), estiveram visitando as dependências da Agência A4, três integrantes da equipe Expedição Intercom Sul. Silvio Simon, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade da Região de Joinville (Univille) e coordenador do Intercom Sul 2015, juntamente com os estudantes Daniel Filho, do 7º semestre de Jornalismo de Bom Jesus/IELUSC, e Peterson Fernande, do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da Univille, compareceram à Unisc para divulgar o evento, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de junho na Univille, em Joinville-SC.

De acordo com Simon, a partir do tema Comunicação: Cidade Espetáculo, a equipe resolveu fazer algo diferente para divulgar o evento e para gerar conteúdo também. “Saímos em três equipes, uma para o Paraná, outra para Santa Catarina e nós para o Rio Grande do Sul. Além da divulgação, estamos fazendo muita coleta de informação, de dados, imagens, cenas, falas de alunos ou funcionário da Universidade, para mostrar o quanto as pessoas veem de espetacular nas suas cidades, nas suas faculdades.”, explica. Segundo ele, todo esse material está na fanpage do evento: facebook.com/intercomsuluniville, onde as pessoas podem curtir e acompanhar toda a maratona da Expedição. “Além disso, teremos um painel e uma exposição que vão ser feitos com todas essas imagens”, antecipa.

O professor aproveitou para fazer uma chamada para o Congresso: “Acreditamos que a nossa cidade também tem muita coisa de espetacular e que o evento vai ser uma oportunidade para todos ouvirem sobre o conhecimento produzido na academia e no mercado. Esperamos que todos os alunos e professores compareçam para vivenciar essa troca de conhecimentos, essa relação de conviver com pessoas de outros estados, de outras faculdades, que é algo que considero muito produtivo.”

Professor e coordenador do Intercom Sul 2015, Silvio Simon


Sobre a participação na Expedição Intercom Sul, o estudante Daniel Filho comentou que está sendo uma tarefa bem marcante. Ele explicou que a proposta é visitar todos os cursos de Comunicação Social do Sul do Brasil, juntamente com as outras equipes. Para o acadêmico, a experiência vai além da divulgação do evento e captação do material. “Conhecemos estudantes, professores, pesquisadores, pessoas da cidade com quem sentamos na praça para conversar, a pessoa do comércio, gente que é da cidade, gente que não é. Algumas pessoas dizem que a experiência da cidade está totalmente relacionada com o futebol, outras com o trabalho, com a universidade, com o ponto turístico, com uma experiência particular que viveram. Então, conhecer esses espetáculos, e além desses espetáculos, a vivência particular de cada pessoa que estamos conversando, está sendo muito bom”, contou Filho.

Estudante de Jornalismo, Daniel Filho
 
Para o estudante Peterson Fernandes, a experiência está sendo muito enriquecedora, porque está conhecendo uma realidade bem distante, apesar de ser próxima regionalmente. “Estou aproveitando, gostando bastante, e espero que o pessoal vá para Joinville apreciar o nosso Intercom que vai ser uma experiência tão boa quanto a que a gente está vivenciando aqui”, salientou.
 
 Acadêmico de Publicidade e Propaganda, Peterson Fernandes

Tema do Intercom Sul 2015

Os desafios de pensar a comunicação no processo de construção da cidade espetáculo. Este é o tema do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, remetendo a uma tradição de estudos críticos que investigam a onipresença dos meios de comunicação na formação do imaginário social, como no consagrado trabalho de Guy Debord, A Sociedade do Espetáculo, de 1967, e que serviu de inspiração para os movimentos de maio de 1968, na França. Mais de quatro décadas depois, o ocidente e o oriente foram sacolejados por uma série de manifestações, como a de junho de 2013 no Brasil, potencializada, sobretudo, por uma comunicação não linear, rompendo o espectro da comunicação de massa.

Atenção aos prazos

O XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul) está com inscrições abertas até o dia 18 de maio. Já o prazo final para inscrever seu trabalho na XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) encerra-se em 15 de abril e está sendo realizado na Coordenação do Curso de Comunicação Social. Após a avaliação da Coordenação, os trabalhos indicados podem ser inscritos no Portal Intercom até o dia 29 de abril. Os alunos que tiverem trabalhos inscritos e aprovados terão a inscrição no evento e o transporte até o local pagos pelo Curso.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot