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- Panorama da Comunicação no Brasil
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) formou equipes para produzir um estudo profundo sobre o Panorama da Comunicação no Brasil. O estudo, iniciado no ano passado, continua nesse ano visando a atualização e ampliação dos dados já recolhidos. O grupo de pesquisa MID - Mídias Interativas Digitais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pertencente ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq é um dos selecionados neste projeto. Nesta pesquisa do IPEA o grupo MID está investigando sobre as tendências profissionais e ocupacionais. Os outros cinco grupos de pesquisa envolvidos no projeto estão estudando outros indicadores da comunicação no Brasil.
Tendências Profissionais
O pleno desenvolvimento da área da Comunicação no Brasil passa pela incorporação das transições contemporâneas e o tracejo de políticas públicas correspondente a fotografia da realidade da atuação profissional dos comunicólogos e as solicitações do mercado de trabalho. Sem um diagnóstico das categorias profissionais e da oferta de formação necessária para o desenvolvimento das habilidades requeridas por esse mercado de trabalho em constante reorganização não será possível ao país organizar-se e decidir sobre investimentos.
A coleta de dados de campo, junto aos profissionais atuantes no mercado auxiliará a compreensão das relações da comunicação com a construção da autonomia, com atores sociais, com a dimensão sociopolítica da questão e com os outros elos da conjuntura.
Questionário
Um dos métodos de coleta de dados dessa pesquisa é a aplicação de um questionário direcionado aos profissionais que atuam na área da comunicação, em toda a sua diversidade de ações e finalidades, ainda que não possuam formação específica na área da comunicação social. A pesquisa quer identificar a forma como os profissionais caracterizam suas atividades e seu trabalho, tanto as atividades consideradas tradicionais como as áreas emergentes da comunicação, onde atuam profissionais autodidatas.
Nesse contexto, para que os de dados coletados reflitam a realidade e contemplem todos os segmentos profissionais, estamos contatando as diretorias das associações pertencentes a SOCICOM para solicitar apoio na divulgação do link do questionário online dirigido aos profissionais atuantes no mercado de trabalho da comunicação. A ampla divulgação e apoio das entidades participantes da SOCICOM são fundamentais para que nenhuma categoria profissional da comunicação fique erroneamente representada nos resultados da pesquisa.
Para participar da pesquisa Tendências Profissionais, acesse o site: http://tendenciasprofissionais.wordpress.com/
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