quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A produção independente de audiovisuais jornalísticos, institucionais, publicitários e de entretenimento se mostra um campo promissor de atuação aos egressos de Comunicação Social da Unisc.

Com o objetivo de conhecer mais sobre essas realidades e trocar experiências com quem já explora financeiramente cada um dos nichos citados, acadêmicos de Publicidade e Propaganda e de Produção em Mídia Audiovisual visitaram na última terça-feira, 24, a cidade de Caxias do Sul.

A agenda iniciou com uma conversa com a jornalista Letícia Rossetti, coordenadora da TV Câmara, sobre a estrutura e o funcionamento da emissora. Um dos pontos altos do bate-papo foi sobre a remuneração dos profissionais envolvidos, pois, segundo a coordenadora, é um dos segmentos profissionais (comunicação política e governamental) que paga os mais altos salários no mercado.

No início da tarde, o pessoal da Unisc foi recepcionado pelo coordenador de programação da UCS TV, o jornalista André Costantim. Na oportunidade, os acadêmicos santa-cruzenses puderam visualizar a estrutura de estúdios e redação dos programas veiculados pela emissora que opera em sinal aberto (UHF) com abrangência de quatorze municípios. Na grade de programação compartilhada com o Canal Futura, a UCS preenche cerca de uma hora e meia com programas inéditos produzidos diariamente por eles.

O ponto forte dessa etapa da visita foi a conversa sobre a trajetória profissional e a percepção de mercado de Costantim, que reforçou a perspectiva da amplitude e da carência de profissionais criativos e empreendedores no setor audiovisual.

Com passagens na direção e roteirização de produtos para Histórias Curtas e Histórias Extraordinárias do grupo RBS, dois projetos contemplados pelo edital DOCTV, entre outras produções independentes, o jornalista reforçou a importância da produção executiva (controle de custos) e da pró-atividade na busca de recursos para viabilizar os projetos.

Na sequência, foi a vez dos acadêmicos visitarem a produtora Blast, especializada em animações 3D e produções comerciais. Conversando com o gestor Marcelo Santos, os estudantes questionaram sobre como colocar preço sobre produtos audiovisuais, ética profissional no mercado, custos de produção e tendências mercadológicas.

Marcelinho, como é mais conhecido, reforçou a importância do intangível na busca de um lugar no mercado. Para o gestor, mais importante do que saber operar tecnicamente os equipamentos é mostrar vontade de aprender, disposição e pró-atividade. Além de produtora de comerciais e vídeos institucionais para empresas, a Blast administra hoje o primeiro canal digital por cabo em Caxias do Sul, tema também abordado durante a visita.

O professor Rafael Hoff, ministrante das disciplinas de Produção em Rádio, TV e Cinema I (RTVC I) e também de Produção Executiva e Mercado Audiovisual avalia como positiva a atividade. “Optei por levar os acadêmicos para Caxias do Sul para que conhecessem o mercado no interior do Estado. Os alunos puderam conversar com os profissionais que ganham dinheiro atuando na área do audiovisual de maneira empreendedora, com entradas em diferentes nichos. Eu espero que essa visita tenha aberto o leque de oportunidades e que esse pessoal incremente ainda mais o mercado aqui na região de Santa Cruz do Sul e arredores”, conclui.

Acadêmicos da Unisc em visita às produtoras audiovisuais em Caxias do Sul

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot