segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Na semana de 16 a 19 de setembro será realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) a 1ª Semana Farroupilha. Serão diversas atividades culturais e artísticas, a maior parte delas concentradas no Centro de Convivências.

O projeto “Festejos Farroupilha UNISC + GAÚCHA” está sendo desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social para a disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional, ministrada pela professora Grazielle Brandt.

O objetivo principal deste projeto é promover o desenvolvimento da cultura gaúcha dentro da universidade, através da integração da comunidade acadêmica com a cultura gaúcha.

A Semana Farroupilha teve início em 1947, quando jovens estudantes, oriundos do meio rural, de todas as classes sociais, liderados por Paixão Côrtes, criaram um Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos, com a finalidade de preservar as tradições gaúchas, mas também de desenvolver e proporcionar uma revitalização da cultura rio-grandense, interligando-se e valorizando no contexto da cultura brasileira.

Servia, ainda, como contrapartida ao americanismo exacerbado existente na época, onde os usos e costumes do povo gaúcho estavam sendo extintos. Dentro deste espírito é que surgiu a Ronda Crioula. Partindo desse mesmo pressuposto é que o projeto foi elaborado e está sendo executado.

“Acreditamos que a Universidade, enquanto instituição de ensino, tem um papel bastante significativo em nossa formação cultural. Identificamos assim a UNISC como um excelente cenário para a realização deste projeto”, afirma Clarissa Moura, uma das organizadoras do evento.

A programação completa e mais informações sobre o projeto estão sendo divulgadas em sua página no Facebook.

Confira algumas atividades:

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot