segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ocorreu na noite da última terça-feira, 25 de agosto, o lançamento da programação da 28ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Com o slogan Ler te Liga, o evento inicia em 11 de setembro e se estende até o dia 20 do mesmo mês. Na oportunidade estiveram presentes autoridades, comissão organizadora, representantes dos patrocinadores e apoiadores da feira, o escritor homenageado deste ano, Mauro Ulrich, imprensa e comunidade local.

O Grupo de Experimentação Teatral do Colégio Marista São Luís, sob direção de Gilmar Almeida da Silveira, apresentou a intervenção intitulada “Retalhos da Vida Privada”, uma adaptação de “Comédias da Vida Privada”, de Luiz Fernando Veríssimo, divertindo o público presente.

Roberta Pereira, gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, comentou sobre o que espera do evento. “Nossa expectativa após lançar a programação é divulgar mais, para que realmente as escolas e o público em geral participem, que as famílias se programem para vir até o Parque da Oktoberfest conhecer a estrutura da feira, que será em um lugar novo esse ano”.
 
Quanto ao novo espaço, o Parque da Oktoberfest, Roberta disse já ter sido sede da Feira há muitos anos, e a retomada é uma tentativa de aprimorar questões de segurança, bem como possíveis imprevistos relativos ao clima, pois geralmente chove. “A gente sempre gasta muito montando uma estrutura na praça, então a ideia também é de economia. Ainda pensamos em segurança para as crianças e mais facilidade de estacionamento. Assim acho que tem tudo para dar certo, porque o parque é bem no centro da cidade, o que facilita o deslocamento para quem quer realmente aproveitar a programação da Feira do Livro.”

O número de livrarias participantes é 19, o mesmo dos anos anteriores. Segundo a gerente do Sesc, a estrutura com as casinhas dos livreiros, palco e cadeiras será montada dentro do pavilhão 2 do Parque da Oktoberfest, por se tratar de um espaço amplo. Ainda, este será o ano em que haverá o maior número de lançamento de livros.

O homenageado desta edição, Mauro Ulrich, disse ter se sentido bastante honrado com a escolha. “Foi uma grande surpresa, porque durante todos esses anos de Gazeta do Sul sempre trabalhei nos bastidores da feira, fazendo a cobertura, divulgando, e de uma hora para outra me vejo então sob os holofotes. Isso é uma situação um tanto inusitada e ao mesmo tempo me motiva a continuar escrevendo cada vez mais e melhor. Espero que eu esteja à altura do evento, dessa que é uma das mais importantes feiras do nosso estado. Espero que eu corresponda, vou fazer o possível para isso”, frisa.

TEMA DA FEIRA

Conforme Roberta Pereira, o tema Ler te liga remete muito à gíria utilizada pelos jovens – público que a organização busca aproximar da feira. Além disso, a escolha se justifica pela questão de que a literatura realmente é um elo entre vários estilos, “tanto dentro da literatura quanto também com as outras linguagens culturais; a literatura se liga com a música, com o teatro, com as artes visuais, com os quadrinhos, com o cartoom. Então acreditamos muito nisso, a literatura como sendo esse elemento de ligação”, destaca.
Durante o evento de lançamento da programação foi feita a distribuição da edição especial do Jornal Unicom, produzido pelo núcleo de Jornalismo da A4 – Agência Experimental de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), de panfletos com a programação da Feira e marca-páginas, utilizando a identidade visual da feira, que foi produzida pela Equipe de Criação juntamente com o Prof. Lúcio Amaral, coordenador do núcleo de Publicidade e Propaganda da A4.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot