quinta-feira, 20 de agosto de 2015


O projeto Geração Futura Universidades Parceiras é uma iniciativa do Canal Futura que oferece a estudantes de suas Universidades Parceiras a oportunidade de se aproximarem da mídia televisiva, oferecendo-lhes conhecimento necessário à construção de um modelo de produção para o Canal. Trata-se de um conjunto de ações desenvolvidas para incorporar na linguagem audiovisual a experiência, o saber e o olhar do jovem, estabelecendo um permanente diálogo entre produtores de TV e seu público.
A expansão do sinal do Futura nos diversos estados do Brasil é atualmente realizada através de quarenta e seis TVs universitárias. Com essa forma de parceria, o Canal aumenta a sinergia com a produção e pesquisas acadêmicas, além de oferecer aos estudantes do Ensino Superior uma programação educativa e de qualidade.

EDITAL

PROJETO 

O projeto Geração Futura Universidades Parceiras visa fortalecer o laço existente entre as Universidades e o Canal Futura, através da participação dos alunos em uma oficina de audiovisual. Os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura.

Durante o período entre 18 a 29 de janeiro de 2016 os estudantes irão ver de perto como funciona o Canal Futura, participarão de oficinas em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa e ainda irão gravar matérias para exibição no jornalismo do Canal. O objetivo final do projeto é a produção de interprogramas desenvolvidos a partir de um tema estabelecido pelo Futura.

CRONOGRAMA

Etapa 1: 17 de agosto de 2015
Lançamento do edital no site (www.futura.org.br), facebook Canal Futura e em cartazes distribuídos para as Universidades Parceiras.

Etapa II: 17 de agosto a 11 de setembro de 2015
Candidatos enviam as documentações e análise de vídeo do Futura descritas no item 2 deste edital, para avaliação de uma banca composta por profissionais do Futura.

Etapa III: 14 a 30 de setembro de 2015
Análise das avaliações entregues pelos candidatos e divulgação dos selecionados no dia 30 de setembro no site do Canal Futura e também por e-mail para os participantes.

Etapa IV: 5 de outubro a 13 de novembro de 2015
Selecionados enviam storyline com as ideias referentes ao tema proposto pela equipe do Futura.

Etapa V: 18 a 29 de janeiro de 2016
Oficina presencial Geração Futura Universidades Parceiras 2016.

Etapa VI:  1º de fevereiro a 29 de abril de 2016
Desenvolvimento do interprograma (roteiro, gravação e finalização, com o apoio das Universidades, TVs Universitárias e/ou Cursos de Comunicação) e acompanhamento à distância por profissionais do Canal Futura. Entrega final do interprograma em 29 de abril de 2016.

Etapa VII: junho de 2016
Previsão de exibição dos interprogramas e recebimento do certificado.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, o estudante deverá cumprir as exigências listadas abaixo:

• ser matriculado em uma das Universidades Parceiras do Futura, no curso de Comunicação Social, Audiovisual ou Rádio e TV;

• ter mais de 18 anos;

• preencher com letra de forma ou digitalizar (arquivos em word somente) a folha de rosto e a ficha de análise do interprograma escolhido;

• cursar, no primeiro semestre de 2016, entre o 4º e 6º período;

• enviar declaração que informe o ano de matrícula na Universidade, o curso em que está inscrito e a confirmação do período;

• cópia de CPF e Identidade;

Todos esses documentos devem ser digitalizados e encaminhados para o e-mail: geracao.futura@futura.org.br ou enviados para o endereço abaixo até o dia 11 de setembro de 2015 (data da postagem):

Canal Futura – Gerência de Conteúdo e Mídias Digitais
A/C: André Libonati
Rua Santa Alexandrina, 336 – 3º andar
Rio Comprido – RJ
CEP: 20261-232

SELEÇÃO

• Serão selecionados para participarem da oficina somente os estudantes que preencherem todos os requisitos listados neste regulamento e atenderem aos critérios estabelecidos pelo Futura para avaliação dos vídeos.

• A seleção para o projeto Geração Futura Universidades Parceiras será a exclusivo critério do Futura, tendo como base os conceitos de visão e missão educativa do Canal, não estando este obrigado a justificar os seus critérios e/ou as suas escolhas.

• O presente regulamento poderá ser alterado quantas vezes se fizerem necessárias, garantida a sua divulgação de forma eficaz, a critério do Canal Futura.

• Será formada uma banca de profissionais do Canal Futura para avaliação das fichas de inscrição.

• Serão escolhidos até dois estudantes por cada Universidade Parceira. No caso de mais de dois estudantes selecionados por Universidade Parceira, caberá a interlocução com a Universidade escolher quais candidatos devem ocupar as vagas.

• Não há obrigatoriedade do Canal Futura selecionar alunos de todas as Universidades Parceiras, devendo ser observados os critérios estabelecidos pelo canal para a seleção.

OFICINA DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

- CHAMADO CRIATIVO

O candidato selecionado deverá encaminhar um storyline (resumo da ideia que gera a história) partir do tema a ser trabalhado no decorrer da oficina e na realização do interprograma.

O storyline precisa ser enviado até o dia 13 de novembro de 2015 e será fundamental e imprescindível para a execução da oficina presencial.

No caso de mais de um estudante selecionado de uma única Universidade Parceira, a dupla deverá debater e defender, durante a oficina presencial, qual proposta será elaborada. Portanto, os dois selecionados deverão enviar, cada um, um storyline distinto.

- DA OFICINA PRESENCIAL

A oficina presencial acontecerá entre os dias 18 a 29 de janeiro de 2016, na sede do Canal Futura, na cidade do Rio de Janeiro.

O Canal Futura oferecerá alimentação, dentro de suas dependências, durante os dias da oficina (almoço e lanche) e hospedagem aos estudantes selecionados em um albergue no Rio de Janeiro, com café da manhã incluído. É facultado ao estudante utilizar ou não esta facilidade e ficará a critério da coordenação do projeto Geração Futura Universidades Parceiras a divisão de quartos coletivos mas não mistos.

A passagem aérea ou terrestre para o Rio de Janeiro (ida e volta), assim como a alimentação realizada fora das dependências do Canal Futura, o transporte diário (albergue – Canal Futura – albergue) e todos os outros custos da estadia dos jovens no Rio de Janeiro serão de inteira responsabilidade dos mesmos.


OBRIGATORIEDADES DO CANDIDATO SELECIONADO

• Será obrigatório o cumprimento das atividades propostas à distância e dos prazos estabelecidos no cronograma informado neste edital;

• Será obrigatório o cumprimento dos horários de início e término das atividades presenciais estabelecidas pela coordenação do projeto Geração Futura Universidades Parceiras;

• O não cumprimento das atividades à distância (envio do storyline) e presenciais não justificadas acarretarão no desligamento do estudante da oficina e no imediato cancelamento do seu período de hospedagem oferecido pelo Canal Futura e comunicação expressa à Universidade Parceira;

• Os jovens que participarem da oficina não terão qualquer vínculo empregatício com o Canal Futura e nem receberão remuneração direta ou indireta em função das atividades educativas praticadas durante a oficina;

• Os alunos participantes do projeto se comprometem a não divulgar quaisquer informações, dados, materiais ou acontecimentos a que tenham tido acesso em decorrência da participação neste projeto.

• Caso o estudante desista da produção e entrega do vídeo, essa informação será utilizada como forma de desempate para as inscrições de candidatos das Universidades Parceiras na edição seguinte do projeto.


OBRIGATORIEDADES/NÃO OBRIGATORIEDADES DO FUTURA

·      O Canal Futura não se obriga em exibir os interprogramas produzidos no âmbito do projeto Geração Futura Universidade Parceiras, caso estes não atendam ao padrão de qualidade exigido pelo Canal;

·   O Canal Futura não se responsabiliza pelas atividades realizadas pelos alunos fora de suas dependências e fora do horário destinado ao projeto;

·   O Canal Futura não se responsabiliza pelos equipamentos, bem como por quaisquer outros recursos eletrônicos utilizados pelos alunos no processo de produção do interprograma durante a etapa à distância do projeto;

·   O Canal Futura se obriga em envidar os seus maiores esforços no intuito de atingir as expectativas e os objetivos do projeto;

·   O Canal Futura se obriga em disponibilizar o certificado somente aos alunos que entregarem o interprograma a ser produzido;

·      Será de responsabilidade do Canal Futura realizar a interlocução com os alunos durante as etapas à distância do projeto, principalmente na etapa de finalização dos interprogramas;

·      Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos exclusivamente pelo Canal Futura.

_________________________________________________________


FOLHA DE ROSTO
XI OFICINA DE AUDIOVISUAL
GERAÇÃO FUTURA UNIVERSIDADES PARCEIRAS – 2016

Nome completo:
Identidade:
CPF:
Nascimento:
Idade:
Telefones com DDD para contato:
e-mail:
Endereço completo com CEP:

Universidade:
Curso/habilitação:
Período:
Facebook (caso tenha):

• Por que você quer participar do Geração Futura Universidades Parceiras?



• O que você espera da Oficina de Audiovisual Geração Futura Universidades Parceiras 2016?


_________________________________________________________

FICHA DE ANÁLISE
INTERPROGRAMAS DO CANAL FUTURA

Escolha 1(um) dos interprogramas listados abaixo e faça uma análise – no máximo 15 linhas – levando em consideração os aspectos técnicos, artísticos e conceituais, enfatizando os pontos positivos e também os negativos, caso algo lhe incomode. Lembrete: não é sinopse! Não esqueça de citar qual interprograma você escolheu.

Opção 1: Interprograma Conhecendo os Presidentes do Brasil, em: https://www.youtube.com/watch?v=TNeM-q8zaoo&list=PLNM2T4DNzmq57NY2OjuIAUrziMtoAttCy&index=20

Opção 2: Interprograma Garagem Maker, em: https://www.youtube.com/watch?v=7c9ka01ENiA


Opção 3: Interprograma Geração Futura Universidades Parceiras 2014, em: https://www.youtube.com/watch?v=vNQROZjQsiY&list=PLNM2T4DNzmq6F9iIHbwqXuAwpkXGFN_VO&index=8


O candidato declara estar ciente e de acordo com as regras e determinações do presente regulamento, nada tendo a se opor com relação ao mesmo.



_____________________________ - ____/____/____.

Local e data




_____________________________________________________
Assinatura do estudante


 

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot