terça-feira, 11 de agosto de 2015

Entre os dias 17 e 21 de agosto, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá sediar o VII Colóquio Nacional Leitura e Cognição, o I Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia e a XV Semana Acadêmica de Letras. O evento ocorre a cada dois anos, reunindo pesquisadores e estudantes de diversas universidades, que têm a oportunidade de assistirem a palestras de pesquisadores renomados, bem como de apresentarem e discutirem suas pesquisas. O objetivo é incentivar o diálogo entre linguagem, literatura e mídia, áreas que convergem e oferecem desafios a estudiosos. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento e Curso de Letras e Departamento e Curso de Comunicação Social, todos da Unisc. Para esta edição, estão previstas participações de conferencistas do Brasil, da Argentina, da Colômbia, de Portugal e da Itália. Confira alguns perfis:
·  Luis Ruffato, brasileiro, formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, já publicou diversos livros, entre eles o aclamado Eles eram muitos cavalos, que recebeu os prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Machado de Assis, da Biblioteca Nacional.

·  Vera Lúcia de Oliveira, poeta, pesquisadora e professora italiana, formada em Letras pela UNESP. Entre seus livros de poesia estão: A porta range no fim do corredorGeografia d'ombraPedaços, no coração da bocaO músculo amargo do mundo.

·  Maria Antónia Jardim, portuguesa, professora associada com agregação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa e investigadora do CLEPUL;

·  Mario Carlon, argentino, doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, onde atualmente é professor; pesquisa na área de Estudos Culturais do Instituto Gino Germani e coordena o projeto "Lo contemporáneo en la política, el arte y los medios". Entre suas publicações estão: Carlón, Mario y Fechine,Yvana (2014) e Fim de televisão (Rio de Janeiro: Confraria do vento).

·  Mônica Martinez, brasileira, docente junto ao Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde é colíder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). Autora das obras Professor de Ilusões (Prumo, 2012), Tive uma Ideia - O que é criatividade e como desenvolvê-la (Paulinas, 2011) e Jornada do Herói: estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo (Annablume/Fapesp, 2008).

·  Benjamin Abdala Júnior, brasileiro, professor titular da FFLCH da Universidade de São Paulo, pesquisador 1 A do CNPq e membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas. Suas pesquisas situam-se no campo da Literatura Comparada, atuando no âmbito das literaturas de língua portuguesa.

·  Jorge Pereira, colombiano, professor da cátedra de Filosofia e Literatura do mestrado em Estudos Literários da Universidade de Santo Tomás, Colômbia, e professor visitante da Universidade de Ambato, no mesmo país; autor, entre outros, dos livros Momentos de la literatura colombiana (1999), Hablemos de literatura (2004), Episodios de literatura moderna (2002), Cronica contra el olvido (2012).

·  Edivaldo Pereira Lima, brasileiro, diretor do curso de Pós- Graduação em Jornalismo Literário e professor (aposentado) da Universidade de São Paulo, escritor e jornalista. Autor de vários livros, com destaques para Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura (Editora Manole), Jornalismo Literário Para Iniciantes (Edusp), Maestro de Voo – Pedro Janot e Azul – Uma Vida em Desafios (Manole) e Escrita Total (sistema editorial Clube de Autores).

·  Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, portuguesa, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 1991. Obteve o título de professora agregada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, nas especialidades de Psicolinguística e Neurolinguística, em 1989.

·  Carmem Luci da Costa Silva, brasileira, doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFRGS; docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, credenciada na especialidade de Teorias do Texto e do Discurso.

·  Márcia Cristina Corrêa, brasileira, doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora associada do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no ensino e na pesquisa na área da Linguística, desenvolve e orienta pesquisas (iniciação científica, mestrado e doutorado) a partir da abordagem do Interacionismo sociodiscursivo (ISD).
  
A abertura oficial do evento será realizada no dia 17 de agosto, às 8h30, na Unisc. Em seguida, ocorrerá a palestra de Mario Carlon, intitulada Fotografía y narratividad: el renacimento de la fotografia en la red. Todos os alunos e professores do Curso de Comunicação da Unisc estão convidados. Qualquer dúvida é só acessar o sitehttp://www.unisc.br/site/coloquio2015/index.html e ficar por dentro de toda a programação. Agende-se e venha participar do evento, você não pode ficar de fora!
 

Texto: Pâmela Caporalli

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot