Archive for abril 2014

Humberto Trezzi fala sobre bastidores do jornalismo em áreas de risco


O jornalismo é contar histórias. Essa expressão, conhecida de livros e aulas teóricas sobre jornalismo, ficou ainda mais perceptível na conversa com o jornalista Humberto Trezzi. A palestra foi uma promoção da disciplina de Técnicas de Reportagem, ministrada pelo professor Demétrio de Azeredo Soster, e aconteceu na manhã desta quarta-feira, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Cerca de 30 acadêmicos do curso de Jornalismo se reuniram para ouvir e fazer perguntas ao jornalista, que está completando 30 anos de profissão este ano. Trezzi é repórter do jornal Zero Hora, especializado em segurança pública. Além disso, também tem experiência com jornalismo internacional. Algumas histórias sobre as coberturas feitas em áreas de risco estão reunidas no livro Em Campo Minado, lançado pelo autor em 2013.

Essas experiências serviram de base para a palestra, que recebeu o título de Áreas de Conflito: Cenas coletadas pelo repórter em locais conflagrados. Entre elas, ele menciona: a Guerra Civil de Angola, que ocorreu entre 1975 e 2002; o terremoto no Haiti, em 2005, a convite do exército brasileiro; os distúrbios separatistas na Bolívia, em 2008; uma guerra de Cartéis no México, em 2009; o terremoto no Chile, em 2010; e a Guerra na Líbia, em 2011.

Das experiências no Brasil, o jornalista assinala as incursões noturnas com tropas da Polícia Militar no morro do Vidigal, Rio de Janeiro. Também, sobre a cobertura das enchentes no estado de Santa Catarina, em 2008; e uma reportagem especial sobre crime organizado em Porto Alegre, no ano de 2007, em que acompanhou três firmas do tráfico de drogas.

Ao ser questionado sobre sentir medo, o jornalista responde: "O medo faz parte. Quem não tem medo é louco". Ainda chamou a atenção dos acadêmicos a série de reportagens Pilantropia, que denunciou falsas instituições beneficentes na grande Porto Alegre. Atualmente, Trezzi acompanha a cobertura do Caso Bernardo Boldrini, de Três Passos.

Para a acadêmica de Liese Berwanger, iniciativas como estas são indispensáveis na formação dos estudantes, pois complementam o conteúdo aprendido em sala de aula. “Além dele falar das experiências, ele trouxe ideias novas”, explica. A futura jornalista, que já assistiu outra palestra de Trezzi em 2010, coloca que, por estar quase se formando, essas palestras são cada vez mais interessantes: “a gente já olha com outros olhos”, acrescenta.

Texto: Acadêmica de Jornalismo Martina Scherer





Fotos: Caroline Fagundes
quarta-feira, 30 de abril de 2014

Congresso Abrapcorp acontece em maio


A Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - realizará de 14 a 16 de maio, em Londrina – PR, o VIII Congresso Abrapcorp, com o tema “Comunicação, Interculturalidade e Organizações: faces e dimensões da contemporaneidade". Para ampliar o debate sobre o tema, nos dias 12 e 13 de maio, ocorrerá  também o curso: “Comunicação, Cultura e Diferenças nas Organizações: reflexões sobre o local e o global”, com o prof. Dr. Shiv Ganesch, da Massey University, em Auckland, Nova Zelândia.


A Associação tem como principal objetivo fomentar a realização e a divulgação de estudos avançados nessas áreas do campo das Ciências da Comunicação; e o congresso conta com conferências e painéis de importantes pesquisadores do cenário nacional e internacional e é reconhecido e apoiado por agências de fomento como CNPq, CAPES e FAPESP, além de universidades e empresas parceiras.


No site oficial  é possível conferir todas as informações, como local, cronograma , currículo dos palestrantes e inscrições (e seus valores). 


O prazo para submissão de trabalhos já encerrou, mas quem quiser participar como congressista, poderá se inscrever até o dia 14 de maio.


Acesse o hotsite e saiba mais: http://www.abrapcorp2014.com.br/


Seminário Bastidores do Jornalismo Esportivo acontecerá dia 10 de maio, em POA


No dia 10 de maio, em Porto Alegre, acontece o Seminário Bastidores do Jornalismo Esportivo, no Anfiteatro da Sogipa. São seis palestrantes confirmados: Vagner Martins, do Fox Sports; Leonardo Meneghetti, Fabiano Baldasso e Christiane Matos, todos da Rede Bandeirantes; Carlos Guimarães, da Rádio Gaúcha; e Débora de Oliveira, do SBT.


O seminário inicia às 9 horas e tem o final previsto para as 17 horas do mesmo dia. A taxa de inscrição é de R$150,00, mas se tiver 20 inscritos da Unisc, haverá desconto.

O CACO irá disponibilizar o transporte gratuito.

Quem tiver interesse em participar pode encaminhar um email para o CACO agilizar o processo de inscrição no evento. O aluno não precisa necessariamente ser jornalista ou estar cursando Jornalismo, pois o evento é aberto a todas as habilitações.



terça-feira, 29 de abril de 2014

Grupos de pesquisa representarão a Unisc em congresso de Comunicação no Peru



Dois grupos de pesquisa da Unisc, vinculados, de um lado, ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPG Letras), enquanto que, de outro, ao departamento de Comunicação Social representarão a universidade no XII Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (XII Alaic). O evento, um dos mais importantes da área da Comunicação em termos de América Latina, será realizado em Lima, no Peru, durante os dias 6 e 8 de agosto de 2014. 

O trabalho do grupo de pesquisa “Jornalismo e literatura: narrativas complexificadas”, aceito ao XII Alaic, chama-se “Reconfigurações narrativas nos livros-reportagens de Fernando Morais”. É fruto de pesquisas realizadas pelos acadêmicos Daiana Carpes, Diana Azeredo, Isadora Trilha e Vanessa Costa de Oliveira, além do mestre em Letras Rodrigo Bartz. A orientação é do professor Demétrio de Azeredo Soster.  
Já o grupo “Narrativas audiovisuais e autenticação do real”, coordenado pela professora Fabiana Piccinin, levará para o XII Alaic o trabalho “Cinema e futebol: o personagem na narrativa”. Assinam o trabalho, além da professora Fabiana, os alunos Daniel Machado e Luís Gustavo Finger de Oliveira, integrantes da pesquisa que resultou no paper. 

De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação e professor-pesquisador do PPG Letras da Unisc, Demétrio de Azeredo Soster, a participação de alunos e professores em congressos internacionais, por meio de suas pesquisas, é considerada fundamental. “Dessa maneira, não apenas qualificamos o conhecimento como aprimoramos o diálogo de alunos e professores com outros países, como o que ocorreu no Uruguai, em 2012, com a edição anterior do Alaic, ou, mais recentemente, em Portugal e Espanha, onde professores da Comunicação participaram igualmente de congressos internacionais naqueles países”, conclui o professor.


Vaga para auxiliar administrativo


Informações na imagem.


UNIJR oferece curso de Dicção e Oratória I


A UNIJR - Empresa Junior da UNISC promove nos dias 9 e 10 de maio o curso de Dicção e Oratória I. A capacitação será ministrada por Liesel Dick, profissional de Relações Públicas  formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Professora e consultora na área de comunicação há mais de 15 anos, Liesel trabalha em cursos que padronizam atendimentos ao público, capacitam pessoas para a oratória de modo que decifrem comportamentos individuais e de equipes. 

Os horários são sexta das 19:00h às 22:00h e sábado das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. A metodologia do curso é 100% prática, de modo que as ferramentas a serem usadas privilegiem o aprendizado dos alunos. O investimento é de R$120,00 à vista. O participante pode parcelar a inscrição em até duas vezes com acréscimo. 

As  inscrições podem ser realizadas pelo email: cursos@unijr.com, até o dia 5 de maio. 


Coordenador do curso de Comunicação Social participará de evento na Unisinos


Nesta segunda-feira, 28, o coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc, professor Hélio Etges, participará de uma discussão referente às Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo na Unisinos.

No evento estará um dos integrantes da Comissão que elaborou as novas diretrizes, professor Eduardo Meditsch. Será feita uma análise das diretrizes e esclarecimento de dúvidas com relação ao texto publicado no dia 1º de outubro do ano passado, em especial, aspectos como estágio curricular, TCC´s e proficiência de idiomas.

Humberto Trezzi realizará palestra na Comunicação



O jornalista Humberto Trezzi, de Zero Hora, estará na Unisc dia 30 de abril, quarta-feira pela manhã, para falar aos alunos do Curso de Comunicação Social sobre sua experiência como jornalista internacional e em reportagens especiais. O evento, que se realiza a partir das 8 horas na sala 101, é promovido pela disciplina de Técnicas de Reportagem, do curso de Jornalismo, e é aberto a todos os interessados. 


“Com palestras como essa, por meio da qual o mercado dialoga com a academia, ampliamos os limites da sala de aula e qualificamos ainda mais a formação acadêmica, melhorando, com isso, também o mercado”, salienta o professor da disciplina e chefe do departamento de Comunicação Social, Demétrio de Azeredo Soster. Na oportunidade, Trezzi também lançará seu livro “Em terreno minado” (Geração Editorial, 2013)


Humberto Trezzi tem 50 anos, é repórter especial do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e especializou-se em reportagens perigosas. Duas vezes vencedor do Prêmio Esso regional, já conquistou 40 prêmios em sua carreira, como o do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, o ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e o Embratel de Jornalismo.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vaga de estágio na área de Redação


[Contrato imediato] Abriu uma vaga de estágio para o sexo masculino, para atuar na área de redação. O aluno deve estar cursando Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou áreas afins. É necessário gostar de escrever.

Para mais informações sobre a vaga, é só entrar em contato pelo telefone (51) 9911-1685 ou pelo email contato@lhrecrutamento.com.br, aos cuidados de Thales.


quinta-feira, 24 de abril de 2014
Tag :

Vaga de estágio na UNISC TV

Informações na imagem

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Alerta para datas de inscrições em Oficinas e Minicursos do Intercom Sul 2014


Os congressistas do Intercom Sul 2014 que já estão com seus boletos de inscrições pagos, podem realizar suas inscrições nas Oficinas e Minicursos oferecidos nos dias do congresso a partir do dia 23 de abril (quarta-feira) até 28 de abril (segunda-feira). Cada inscrito poderá matricular-se em apenas uma atividade (Oficina ou Minicurso). As vagas são limitadas, portanto, garanta a sua vaga clicando aqui.

Aqueles que não conseguirem matricular-se até o prazo (28 de abril), poderão procurar a  secretaria, no local do evento, para verificar se ainda há vagas. Para as demais atividades do evento não haverá matricula prévia, pois elas estarão abertas a participação até a lotação das salas.


Credenciais e programação do evento serão distribuídas a partir do dia 8 de maio às 9h.  Local: BLOCO C - ESPAÇO HIPERMÍDIA 

Os certificados de participação no Intercom Sul  serão disponibilizados online (na área reservada do congressista) logo após o evento.

 
quinta-feira, 17 de abril de 2014

Unisc será representada no II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental


O II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental será realizado de 29 a 31 de maio em Porto Alegre – RS. Seu principal objetivo é reunir pesquisadores docentes e discentes interessados no diálogo sobre o atual momento de investigação no tema e possibilidades futuras de atuação compartilhada.

Serão três dias de trabalho, incluindo conferências, painéis, reunião de Grupos de Pesquisa e sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos. O evento conta com apoio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O Departamento de Comunicação Social da Unisc será representado no evento pelo professor e chefe de departamento Demétrio Soster, que irá participar do debate “O ensino de jornalismo ambiental no marco das novas diretrizes curriculares”, no sábado de manhã.

Os pesquisadores, professores, profissionais, alunos e público em geral que tiverem interesse em participar do encontro, devem se inscrever até a data do evento. Para se inscrever e conferir os valores e demais informações, clique aqui.


Vagas para bolsistas PROBEX


Implantado em 2013, como projeto piloto, o Projeto Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho têm como objetivo criar estratégias de aproximação e interação com as escolas de ensino médio da rede pública dos municípios da região de abrangência da Unisc, para instrumentalizar os estudantes, suas famílias e os professores, sobre a importância da busca de qualificação profissional, em nível superior ou técnico, através de informações sobre o acesso a bolsas de estudo e financiamentos. 

Em 2014, o Projeto será desenvolvido em parceria com seis escolas da rede pública estadual e as ações estão sendo pensadas para os alunos dos três anos do Ensino Médio. Considerando as especificidades de desenvolvimento, interação e aprendizagem dos adolescentes, os focos de atuação para cada ano foram definidos da seguinte forma:

1º ANO: Desenvolver oficinas temáticas sobre a importância da qualificação continuada, abordada através da construção de projetos de vida, apresentando a viabilidade de acesso ao ensino superior em perspectiva;  
2º ANO: Organizar oficinas para interação entre alunos do ensino médio e estudantes dos diversos cursos de graduação e profissionais que já atuam nessas áreas;  
3º ANO: Acompanhar e orientar os alunos no processo de encaminhamento para a inserção na educação superior.   

O que é necessário para ser bolsista nesse Projeto? Disponibilidade de 10 horas semanaisCNH categoria B (desejável) e facilidade de relacionamento interpessoal. 

Quais as atividades que o bolsista irá realizar? Acompanhar as oficinas nas turmas de 1º, 2º e 3º anos das escolas envolvidas no projeto, auxiliar no planejamento e na organização das oficinas e auxiliar no processo de articulação dos vários eixos de atuação do Projeto.  

Inscrições: 

- Candidatos dos Cursos de Graduação em Serviço Social, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Comunicação Social.

- Enviar currículo vitae para o Programa Unisc-Escola (uniscescola@unisc.br), até o dia 17 de abril de 2014.  


Os candidatos pré-selecionados serão contatados por e-mail para agendar as entrevistas.

 

Vaga para assistente administrativo (temporário)


A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo está com uma vaga temporária para assistente administrativo na área de marketing, na cidade de Santa Cruz do Sul.

Para se candidatar à vaga, os interessados devem estar cursando Publicidade e Propaganda, terem conhecimento na área de mídia e experiência em atendimento.

Atividades: Auxiliar na construção de plano de mídia de divulgação e controle de indicadores, receber propostas de mídia de fornecedores.

Para cadastrar o currículo e concorrer à vaga, clique aqui
Prazo máximo: 15 de abril.



Turma de Gestão de Negócios visita a agência D-SIGN



No dia 10 de abril, quinta-feira, uma turma de Gestão de Negócios da UNISC, composta por alunos de Comunicação Social, Direito e Contábeis, foi  visitar uma agência de publicidade local: a D-SIGN.  

Com o acompanhamento do professor Leandro Wagner, a turma aprendeu como funciona a gestão de custos de uma agência. A ideia era a de proporcionar aos acadêmicos uma visão mais ampla sobre negócios.

Aos alunos que pretendem aumentar seus conhecimentos sobre cada área de uma agência de publicidade e propaganda e tiverem interesse em fazer alguma visita, podem conversar com seus professores para verificar a possibilidade.


Grupo RBS lança programa de estágio



Com o objetivo de atrair e desenvolver jovens em formação acadêmica, o Grupo RBS lança o Programa Estágio. A iniciativa é mais uma oportunidade para estudantes, alinhados aos valores da empresa, colocarem seus conhecimentos em prática e impulsionarem suas carreiras. Interessados podem se inscrever pelo site site até o dia 7 de maio.

O Programa Estágio prepara os graduandos para, ao final do período de estágio, assumirem posições de maior complexidade, como analistas, coordenadores e repórteres. O Grupo RBS tem oportunidades em diversas áreas. Além da Comunicação Social, há espaço para universitários de Administração, Economia, Contabilidade, TI, Computação, Matemática, Psicologia e outros cursos. A empresa oferece bolsa auxílio de R$ 743 a R$ 1.599, além de vales transporte e refeição.

Três etapas fazem parte do programa, que terá duas turmas por ano: os candidatos passarão por um processo de recrutamento e seleção específico, com etapas online e presenciais. Logo após ingressarem na empresa, participam de uma avaliação de desempenho, com contratação de objetivos e avaliação de competências trimestralmente. E, durante o período de estágio, os estudantes serão desenvolvidos, de forma técnica e comportamental, visando à aceleração de carreira.

Confira, abaixo, o cronograma de seleção:

Inscrições: até 07/05/14
Realização dos testes de Português, Lógica e Inglês: até 07/05
Entrevistas coletivas: de 22/04 a 16/05
Entrevista com a área de Recursos Humanos: de 05/05 a 20/05
Entrevista com gestor: de 12/05 a 06/06
Início do estágio: 22/07/14






sexta-feira, 11 de abril de 2014

Palestra do Curso de Comunicação Social aborda a Comunicação Governamental



O Curso de Comunicação Social recebeu na noite de terça-feira, 8, Luciano do Monte Ribas, mestre em Artes Visuais e especialista em Pensamento Político Brasileiro. Com o tema "Os desafios da comunicação na esfera governamental", Luciano palestrou no Anfiteatro do bloco 18. "Mais do que boas ideias, nós temos que ter ideias que atinjam o alvo", afirma Luciano sobre a sua área de atuação. O evento faz parte do ciclo de palestras em comemoração aos 20 anos do Curso de Comunicação Social da Unisc.

Luciano falou sobre a relação entre o público e o trabalho dos comunicadores da área política. Segundo ele, regionalizar os conteúdos é uma forma de direcionar a mensagem. "As pessoas são diferentes e precisam receber mensagens diferentes", explica. O especialista em Pensamento Político Brasileiro também falou sobre os eleitores. "Não se faz comunicação para governo como se faz comunicação para sabão em pó. O eleitor brasileiro, diferente do que se pensa, é um eleitor extremamente preparado para votar. Esse eleitor não vota em sabão em pó, vota nos interesses dele." Para Luciano, a Comunicação Governamental pode ser resumida em intenção: "fazer o evidente saltar aos olhos das pessoas".

A acadêmica do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Mirtô Gonçalves, considera a palestra interessante por abordar um assunto que não é recorrente na sala de aula. "O evento foi interessante, principalmente por não ser um tema amplamente discutido em sala de aula. Entender como se pensa a comunicação, principalmente a publicidade governamental e ver que ela tenta ser integrada com um conceito forte, vendo a forma como isso é pensado é um modo de despertar para esse nicho de mercado que todos acabam tendo medo de investir."

Luciano Ribas é graduado em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria. É especialista em Pensamento Político Brasileiro e mestre em Artes Visuais, ambos pela UFSM. Foi professor substituto do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, secretário de Município de Comunicação e secretário-geral da Prefeitura Municipal de Santa Maria, RS. Foi diretor-geral e diretor de Comunicação Criativa da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. É secretário adjunto de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canoas, RS. Tem experiência em Design Gráfico, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual, atuando principalmente em design, propaganda, publicidade, comunicação, direitos humanos, arte contemporânea, produção audiovisual e marketing político.





Texto e fotos produzidas pela acadêmica de Jornalismo Laura Gomes, para a Agência A4.

Jornal Gazeta Popular está oferecendo duas vagas de estágio


O Jornal Gazeta Popular, de Passo do Sobrado, está oportunizando duas vagas de estágio para os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

As vagas são para a equipe de redação e para a área comercial (vendas) do jornal.

Os alunos interessados em concorrer às  vagas devem entrar em contato pelo celular (51) 9844-4002 ou pelo email anderson@gazetapopular.net



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot