quarta-feira, 10 de setembro de 2014


De 1º a 5 de setembro aconteceu, na cidade de Foz do Iguaçu/PR, o Intercom 2014, encontro nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Este ano, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) trouxe para casa um dos prêmios da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O trabalho inscrito pelas acadêmicas de Relações Públicas Renata Piccinin e Lívia Assunção, sob a orientação da professora Fabiana Pereira, foi o Receptivo do Intercom Sul que aconteceu na Unisc em 2013, e saiu da competição como melhor programa de organização de eventos do país.

Conforme Fabiana, a motivação para inscrever o trabalho na mostra foi a sua repercussão positiva junto aos participantes. Diferente de outras organizações, neste evento, não se pensou apenas no básico, mas sim no que falta em congressos do gênero. “Pensamos no receptivo com o objetivo de suprir algumas necessidades que diagnosticamos em outros congressos e eventos passados”, explica Renata. “Assim, o receptivo foi, sem dúvidas, o diferencial do Intercom Sul 2013”, ressalta a acadêmica.

A partir de um levantamento entre os alunos monitores do núcleo de Relações Públicas da A4 – Agência Experimental de Comunicação, optou-se por valorizar algumas frentes, para que os acadêmicos participantes do Intercom Sul, oriundos de outras universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, se sentissem satisfeitos com a organização. Segundo a professora, organizou-se um receptivo de ônibus, outro para organizar o cadastramento, um para o café da manhã, um posto de informações e o último, de atrações culturais. “Para cada um dos receptivos, recebemos muitos elogios. As pessoas se sentiam acolhidas e percebiam que o evento estava organizando e tínhamos pensado em cada detalhe”, lembra Fabiana.

Renata, que foi apresentar o trabalho em Foz do Iguaçu, conta que a expectativa sempre foi muito grande, pois o receptivo trouxe muitas inovações. “Inscrevemos o trabalho no Intercom Sul 2014 e passamos para a fase regional com o orgulho estampado no rosto”, explana. E quando foi anunciado como melhor trabalho na categoria, a acadêmica era só sorrisos: “O reconhecimento de um trabalho tão abrangente e que deu tão certo sempre é importante para nos motivar”.

Na condição de professora orientadora, Fabiana identifica nestes momentos a melhor oportunidade para alunos planejarem uma atividade e coloca-la em prática, ver o resultado e a repercussão, mostrando o diferencial do seu trabalho. “Os alunos ficam motivados em novos trabalhos, acreditam no seu potencial e percebem como um planejamento detalhado e sério faz a diferença, como deve acontecer no mercado de trabalho”, complementa. E, como professora, também fica muito alegre com o resultado: “Fico satisfeita de ver os alunos cada vez mais encantados com a sua futura profissão e com a escolha pelas Relações Públicas”.

Hélio Etges, coordenador do curso de Comunicação Social, lembra que este trabalho só foi possível graças ao envolvimento do Curso, em todas as suas instâncias, desde os estudantes que trabalharam voluntariamente, funcionários e professores, até Agências Experimentais e coordenação, que estavam diretamente envolvidas com o evento. “Esse esforço trouxe um excelente resultado para o Curso, bem como para a estudante e para a professora orientadora do trabalho inscrito nao Expocom”, afirma.

O professor também observa que este não é o primeiro prêmio da Unisc no Intercom Nacional, resultado de um processo de construção continuada no Curso. “Podemos dizer que continuaremos colhendo os frutos do grandioso evento realizado na Unisc no ano passado, diante da experiência acumulada para outros eventos que serão sediados pelo Curso”, assegura.
           
Texto e foto: Agência A4





Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot