quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alunos e professores do Curso de Comunicação da Unisc marcarão presença, uma vez mais, no encontro nacional da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que este ano se realiza na Universidade de Caxias do Sul (UCS) de 2 a 6 de setembro.

Eles apresentarão trabalhos baseados em pesquisas e atividades de extensão que realizam na Unisc, serão jurados da mostra competitiva, lançarão livros e coordenarão mesas de discussões temáticas.

O tema do encontro deste ano será “Comunicação, cultura e juventude”. O Curso de Comunicação disponibilizará aos alunos um ônibus com saída prevista para sábado, dia 4. Informações pelo (51) 3717.6373.

No que diz respeito a trabalhos de pesquisa envolvendo professores e alunos, as professoras Ângela Felippi e Fabiana Piccinin, bem como seus bolsistas, apresentarão paper com o resultado de pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional.

O projeto possui a participação do professor do Departamento de Geografia e Pró-Reitor de Pesquisa da Unisc, Rogério Leandro Lima da Silveira, além de seis mestrandos oriundos da área da Comunicação e dois estudantes de Jornalismo, bolsistas de iniciação científica. A pesquisa tem como título “As representações da heterogeneidade regional do Rio Grande do Sul no Jornal Nacional”. O artigo será apresentado na Divisão Temática Comunicação e Desenvolvimento Regional.

A professora Ana Maria Strohschoen, juntamente com os alunos Elisio Rodrigues de Freitas e Angélica Fabiane Weise, apresentarão, na DT Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Intercom Junior, o trabalho de pesquisa "Memória institucional: estudo de caso a partir do encarte da Afubra (Associação dos Fumilcultores do Brasil) 55 anos, veiculado no Jornal Gazeta do Sul".

O professor Fábio Hansen, e os alunos Anna Laura Neumann e Taíssi Alessandra Cardoso da Silvam, apresentarão o papper “O atravessamento do mercado publicitário no ensino da publicidade: uma análise discursiva”. O trabalho, decorrente de pesquisa que o grupo realiza, busca compreender como o discurso do mercado se atravessa no discurso acadêmico quando o assunto é estudo e ensino da comunicação. A apresentação ocorrerá no sábado, 4, das 14 às 18 horas, no GT Publicidade e Propaganda.

Já os professores Fabiana Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster, mais os alunos Vanessa Kannenberg (monitora), Joel Haas e Pedro Piccoli Garcia, apresentarão o paper "Jornalismo diversional e jornalismo interpretativo: diferenças que estabelecem diferenças". Isso na Divisão Temática Jornalismo, subdivisão Gêneros Jornalísticos. O trabalho foi produzido a partir de pesquisa que o grupo desenvolve na Comunicação em parceria com o Mestrado em de Letras da Unisc.

Demétrio de Azeredo Soster também será o mediador da mesa do Libercom intitulada “Metamorfoses jornalísticas”, da qual participam os professores Carlos d'Andréa (UFV), Fabiana Piccinin (UNISC), Fernando Firmino da Silva (UEPB/UFBA) e Nelia Del Bianco (UNB).

Lançamentos e Mostra competitiva

No que diz respeito à divulgação de livros na Intercom, o professor Demétrio também realizará, junto com Fernando Firmino da Silva, o lançamento do Metamorfoses Jornalísticas 2: a Reconfiguração da Forma (Edunisc, 2009). A professora Ângela Felippi, por sua vez, lançará Mídia e Identidade gaúcha (Edunisc, 2009), que organiza junto com Vitor Nechi. O livro Mídia, Cultura e Contemporãneidade será lançado pelo professor Paulo Pinheiro. Os livros serão lançados no Publicom.

A Unisc também estará representada na mostra competitiva do congresso, a Expocom, por meio de professores-jurados e alunos-concorrentes, estes classificados na etapa regional (Expocom Sul), em Novo Hamburgo, ainda no primeiro semestre. No que diz respeito a quem avalia, os professores Demétrio de Azeredo Soster e Fabiana Piccinin serão avaliadores dos trabalhos da mostra competitiva, dias 4 e 5 de setembro. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 6, por ocasião do encerramento da Intercom.

Trabalhos que concorrem no Expocom

Confira abaixo os trabalhos de alunos da Unisc que estarão concorrendo ao Prêmio Expocom, cujos resultados serão conhecidos às 16 horas do dia 6, segunda-feira:

Azul da cor do Céu: Traz em sua narrativa uma crítica à poluição e degradação do meio ambiente, envolvendo o espectador em uma história de sentimentos alegres e
inesperados. Além de divertir busca a conscientização das pessoas aos problemas
ambientais causados pela ação humana. A história simples e bem construída,
utiliza diversos recursos que podem ser facilmente compreendidos por pessoas de
todas idades e de todos os lugares do mundo. Produzido e dirigido por Marina
Vlacic Morais e Matheus Unfer de Freitas na disciplina de Computação Gráfica do
curso de Comunicação Social da Unisc.

Percorrendo Caminhos: Aborda de forma descontraída e educativa a
importância dos pés no dia-a-dia de quatro profissionais que os utilizam como
principal instrumento de trabalho, dando dicas e ensinamentos sobre os cuidados
a serem tomados para ter um pé saudável e em boas condições. Com a direção de
Marina Vlacic Morais e Matheus Unfer de Freitas, o documentário foi produzido na
disciplina de Documentário I do curso de Comunicação Social da Unisc.

Sala de espera: Vídeo documentário de quinze minutos estruturado nos relatos espontâneos e pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Venâncio Aires, através da conversa com uma das pacientes, Ivone Borba, que, com uma câmera na mão, ouve as mais diversas histórias de vida daqueles que aguardam seu atendimento médico na sala de espera da instituição, e a dificuldade dessas pessoas em lidar com o preconceito. Foi produzido em novembro de 2009 pelos alunos Gilberto Train e Priscilla Muckenheim, para a disciplina Documentário 1.

Cozinhas do Mundo: O programa de TV “Cozinhas do Mundo – Do requinte ao popular” apresenta o preparo de um prato nacional ou internacional, desde a compra dos ingredientes no mercado até o resultado final. Tem a finalidade de popularizar a gastronomia e a culinária internacional, mostrando que é possível preparar um prato a um custo razoável. Da mesma forma, pretende-se apresentar a razão daquele país utilizar determinados ingredientes e específicos modos de preparo, além de abordar a cultura e costumes do país em cada programa. Isto é, além de entreter, o programa também oferece informação. Trabalho produzido por Estela Pilz, Jaiana Alves, Juliana Molz, Lívia Maria Freitas da Luz, Luísa Cobalchini Damasio, Marina Vlacic Morais, Matheus Unfer Freitas, Nândria Oliveira e Natália de Rissi, para a disciplina de Produção e Direção de Programas para Televisão II, ministrada pelo professor Jair Giacomini.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © 2025 Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot