sexta-feira, 10 de junho de 2011

O editor de fotografia da Zero Hora, Ricardo Chaves, vai estar na Unisc na póxima quarta-feira, dia 15 de junho. Cadão, como é conhecido, vai palestrar no anfiteatro do Direito, a partir das 19,h sobre a cobertura fotojornalística contemporânea.

O fotógrafo, que tem mais de 35 anos de experiência com fotojornalismo, já trabalhou no Jornal do Brasil, Veja, Placar, Quatro Rodas,Agência Estado.

Fez reportagens pelo Brasil e mundo nesses veículos como a primeira visita do Papa João Paulo II à Polônia, a viagem do Presidente Figueiredo à França e a Portugal e a Copa do Mundo da Espanha em 82.

Trabalhando para Isto É, cobriu a Copa do Mundo de 86, no México, e foi enviado a Austrália para fazer as fotos de uma matéria de capa sobre o milionário Tião Maia. Como coordenador de fotografia da Agência Estado na Capital Federal, acompanhou a visita que o Presidente Sarney fez à China, a promulgação da nova Constituição, a campanha presidencial e a posse de Collor.

Como enviado especial, esteve com Collor nos EUA e na antiga Tchecoslováquia. Esteve ainda, em Cuba, em Moçambique e, no final de 95, acompanhou a equipe do Grêmio a Tóquio para a partida final do Campeonato Mundial Interclubes (Copa Toyota). Antes de retornar da Ásia, foi ao Vietnã, onde produziu as fotos para uma série de reportagens sobre aquele país.

Ricardo participou também de algumas mostras de fotografia no Brasil e no Exterior. Fez ainda cinco exposições individuais: "Uruguai, imagens de uma história recente" (80), "Sonhos ao Sol" (87), "F1, Vida de Cigano" (92), "Além da Utopia" (94), com fotos da Rússia e de Cuba, e no fim de 1997 realizou a mostra VIETNÂ - Tempo de Viver. No ano de 1998, foi um dos fotógrafos convidados para a II Bienal Internacional de Fotografia em Curitiba, onde expôs três trabalhos na coletiva Mostra Brasil. Em março de 99, participou, em Porto Alegre, da exposição "Os Gaúchos na Bienal de Curitiba II". Em novembro deste mesmo ano, foi um dos autores na Nona Edição da Coleção MASP/PIRELLI, participando da coletiva, do catálogo, e tendo seus trabalhos incluídos no acervo do museu .

Em março de 2000, cobriu para Zero Hora o G.P. do Brasil de Fórmula 1, e em setembro do mesmo ano, os Jogos Olímpicos de Sidney.

Em 2003 participou da coordenação e edição do livro de fotos "Cenas da Vida Gaúcha" produzido com material da equipe da RBS.

Em junho de 2005, convidado pela Embaixada Brasileira no Suriname, fez a exposição “Retratos do Brasil” e ministrou workshop em Paramaribo.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot