quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pessoal, segue abaixo texto-convocação referente ao Diretório Acadêmico (DA) da Comunicação:

"Caros alunos e alunas do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul, venho por meio deste explicitar a atual situação do Diretório Acadêmico do nosso curso, situação esta que causou discussões ao longo dos últimos dias.
O D.A., hoje mais conhecido como CACO (Centro Acadêmico da Comunicação Social), está atualmente desprovido de uma diretoria, diretoria esta que deve ser eleita por uma assembléia geral, o que deveria ter acontecido no semestre passado, mas que não aconteceu por falta de documentação.

Quem está responsável pelo DA neste momento, e quando digo responsável é por mera necessidade de classificação, uma vez que não houve eleição, são os acadêmicos Khymn Porto, de Jornalismo, e eu, Matheus Fonseca, de Publicidade e Propaganda.

Enfatizo: o Diretório Acadêmico NÃO TEM uma diretoria oficializada e os alunos atualmente responsáveis não são, e nem poderiam, de acordo com o ponto de vista democrático e legal, habilitados a se pronunciar ou replicar em nome deste. De nossa parte foi apenas tomada a decisão de reabrir a sala do CACO e fazer dela um espaço comum, uma vez que esteve fechada por mais de um ano.

Diante desta situação incômoda, envio esta carta em nome dos alunos já citados acima, convocando TODOS os acadêmicos do Curso de Comunicação Social para uma reunião extra-oficial no dia 09 de Junho de 2011, às 20h20, em frente ao CACO, para tratar de assuntos referentes ao mesmo. No nosso entendimento a figura do D.A. é importantíssima para os alunos, para o curso, para a instituição e para o meio acadêmico como um todo, posto que uma de suas tantas obrigações é a de estimular o debate, ferramenta importantíssima no processo de formação e que, no entanto, está caindo em desuso, infelizmente.

Esclarecendo, resumidamente, para quem não está a par dos termos burocráticos: para que exista, efetivamente, um DA, é necessário, nessa ordem, 1. Formar uma Comissão Eleitoral composta por 3 integrantes (integrantes estes que não podem fazer parte de nenhuma chapa), que podem ou não ser escolhidos na reunião; 2. Abrir um edital para inscrição das chapas; e 3. A eleição. Após a eleição ainda são necessárias algumas etapas, que incluem a criação e aprovação de um estatuto.

Uma cópia do último estatuto (que necessita ser revisado) em breve estará disponível na sala do CACO, caso algum aluno queira se informar melhor sobre o burocrático funcionamento de um D.A.

A instituição CACO e a sala do CACO são comuns aos alunos da Comunicação, estando todos eles aptos a fazer uso da mesma. Apenas a retirada da chave está restrita aos alunos temporariamente responsáveis, por motivos organizacionais.

Retomando, a reunião será informal e servirá para reunir os alunos interessados em tocar adiante a ideia de um novo D.A. da Comunicação, hoje extinto. Servirá também para avaliar o ato do dia 3 de Junho de 2011, do protesto contra o Ministro Gilmar Mendes; e quando eu digo avaliar, quero dizer que serão ouvidas criticas avoráveis e desfavoráveis, ou seja, esse vai ser o momento de expor suas opiniões enquanto acadêmicos, para que possamos, todos, refletir sobre nossos atos passados e planejar os atos futuros em prol de algo maior, de uma luta que só está começando.

Desde já agradeço e conto com a presença de todos.

P.S.¹: acho válido salientar que é necessário organização e calma na hora de expor suas críticas e ideias, de modo a facilitar o diálogo. Todos serão ouvidos.

Matheus Fonseca".

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot