segunda-feira, 6 de junho de 2011

O texto abaixo foi encaminhado por José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul repudia com veemência a atitude de alguns seguranças que agrediram deliberadamente estudantes do curso de jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que fazia uma manifestação pacifica durante a passagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, pela universidade na noite da última sexta-feira (03). Relator do Recurso Extraordinário, que deu fim a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, Mendes - sócio proprietário do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) fundado em 1998, um dos maiores cursos preparatórios para as provas da OAB, em Brasília -, fazia palestra no curso de direito da Unisc.

Na semana da imprensa o Sindicato entende que a manifestação dos estudantes nada mais é, que o legítimo direito de manifestação pública, assegurada pela Constituição Federal e de maneira alguma pode ser reprimida da forma como ocorreu. Neste sentido o sindicato vai encaminhar documento a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), no sentido de exigir explicações ao STF, no que diz respeito às palestras do então ministro empresário. No entendimento da direção deste Sindicato, o ministro não pode usar o cargo para propagar palestras, com às quais é beneficiado, uma vez que é sócio proprietário do curso preparatório para provas da OAB.

O Sindicato encaminha ainda, documento a reitoria da universidade no sentido de buscar esclarecimento sobre os fatos e solicita punição imediata aos seguranças envolvidos na ação contra os estudantes. Por último, a direção conclama a união de todos os jornalistas e estudantes de jornalismo do Brasil para que continuem suas manifestações de forma pacífica contra o ministro Gilmar Mendes, lembrando que neste dia 17 de junho fazem exatos dois anos da decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal, que ao extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, disse não a educação no Brasil".

One Response so far.

  1. a força do sindicato é extremamente importante para a nossa luta. valeu pelo apoio!

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot