segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Coordenação do Curso de Comunicação Social entende que a união dos estudantes em prol de uma causa – posto que justa e pertinente – é parte importante do que se apresenta como militância acadêmica, vital para a própria experiência universitária. Por isso, mais do que a expressão da liberdade de dizer-se contra uma decisão arbitrária, o protesto dos estudantes de Comunicação Social na sexta-feira à noite durante a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, tratou-se de um direito constitucional e de expressão da consciência política dos acadêmicos.

Lembremos que, em 2009, o senhor ministro foi o relator do processo de lei que retirou a obrigatoriedade do diploma aos jornalistas por entender que exigir formação universitária é um impeditivo à democracia e à liberdade de expressão. Além de não concordamos com essa relação de idéias no mínimo perigosa, é grave a compreensão do poder judiciário brasileiro no que toca à questão da formação universitária. Dela nos ocupamos e defendemos em sua inabalável qualidade e condição para a qualificação inclusive do amadurecimento do processo democrático em nosso país.

Portanto, no que há de bom senso e de respeito aos direitos constitucionais, somos solidários à causa dos estudantes no que ela teve de respeitosa, ao mesmo tempo que combativa. A expressão das contrariedades com profundo respeito pelo outro é a garantia da oxigenação do debate, tão caro aos estados de direito que promovem as liberdades e vigiam os excessos.

One Response so far.

  1. Unknown says:

    Olá,

    Não sou jornalista e nem participei do protesto. Acho que ter ou não o diploma é apenas um dos vários problemas que temos nesta questão, não acho que seja um problema tão grande porque o que vale é o conhecimento, mas entendo e respeito a atuação de todo e qualquer estudante em prol da proteção de sua atividade.

    De qualquer forma, como você comentou, acho que de fato é muito importante abrir espaço para os alunos protestarem porque isso torna o ser acadêmico diferente de um estudante qualquer.

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot