sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Na noite da última quarta-feira (13), no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), ocorreu a Aula Inaugural do Curso de Comunicação Social do segundo semestre de 2014, que contou com a participação do palestrante Ian Raul Samarão Brandão Fernandes, mais conhecido como Ian SBF.


Para dar início à noite, foram chamados ao palco a professora Fabiana Piccinin, representando a Reitoria da Universidade, o professor Demétrio de Azeredo Soster, chefe do Departamento de Comunicação Social da UNISC, o professor Hélio Etges, coordenador do Curso de Comunicação Social, e a acadêmica Gabrieli Jacobs, presidente do Centro Acadêmico da Comunicação Social e Fotografia (CACO), que cumprimentou a todos os presentes e desejou boas-vindas especialmente aos novos alunos.

Após as falas iniciais, o criador de produtoras de vídeo para internet como Anões em Chamas e Porta dos Fundos, Ian SBF, disse que ficou lisonjeado por estar realizando a palestra da Aula Inaugural e por ser considerado uma inspiração. “Tudo o que você quer, você conquista, basta correr atrás”, frisou.
O diretor, roteirista, produtor, editor e diretor de fotografia brasileiro, contou sua trajetória e a história do Porta Dos Fundos, mostrando o primeiro vídeo do projeto. Ian falou sobre como é trabalhar com seus amigos, como está sendo a experiência de  ter um programa na TV e fazer filmes. “Gosto de trabalhar com meus amigos. Tenho prazer pelo que faço, deposito uma energia no Porta dos Fundos’’, disse. “Foi uma coisa diferente na minha vida que todos acharam que não iria dar certo! Sair do meu programa da Globo pra ir pra internet fazer vídeos de comédia”, revelou.

Em relação à produção dos vídeos, Ian contou que os cria do modo como quer vê-los, não só pensando no público. ”Só fazemos os vídeos dos quais a gente ri na reunião”, revela. Em média, a equipe precisa de cinco horas para gravar e, posteriormente, o que demora é a edição. “Tem vídeos que são feitos quatro meses antes de serem publicados”, explicou. Segundo o convidado, para fazer sucesso é preciso esperar no mínimo dois anos, pois isso não acontece de uma hora pra outra.

Sobre a migração do projeto para a TV, Ian antecipou: “Vamos para a Fox. Será o mesmo estilo do Porta dos Fundos, só algumas coisas mudam”. Comentou ainda que nunca deixará o Porta dos Fundos na internet. “A produção do Porta dos Fundos é mais simples. Não se gasta muito dinheiro para fazer os vídeos”. Conforme o profissional, hoje o trabalho dá lucro, mas antigamente não era assim. “A facilidade da internet é mostrar diretamente ao público”, enfatizou.

Em clima de descontração o palestrante pediu aos acadêmicos que lhe fizessem perguntas e interagiu com o público presente. Elizandra Ferreira, formanda do Curso de Produção em Mídia Audiovisual, aprovou o evento. “Achei interessante. Sou uma das gurias que sugeriu a vinda do Ian. Podia trazer o Fábio, mas ele falaria mais da TV. O que queria era ver é o que acontece atrás das câmeras”. Já Tamires Nascimento Macedo, acadêmica do 1º semestre de Publicidade e Propaganda, achou muito rica a iniciativa. “Gostei! Foi produtivo para as outras áreas também. Muito bom!”

Veja a entrevista realizada pela Agência Experimental A4 clicando aqui.

Texto: Nathana Redin e Louise Fischer


Fotos: Monique Rodrigues e Lucas Batista

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot