quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Dando início à execução do projeto “Gênero Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural”, a partir de agosto ocorre uma rodada de palestras de 4 horas/aula nas Faculdades de Comunicação das nove regiões do estado do Rio Grande do Sul, quando estudantes de comunicação, comunicadoras/es e jornalistas podem manifestar interesse em participar do curso ampliado de 30 horas/aula sobre a temática.

O objetivo do projeto é fomentar o direito à comunicação e a cidadania comunicativa, promovendo uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, raça/etnia, orientação sexual e ou geracional nos meios de comunicação. Pretende ampliar a visibilidade da contribuição das mulheres, das mulheres negras, das mulheres indígenas, das mulheres ciganas, idosas, jovens entre outras, para o desenvolvimento integral da sociedade gaúcha e brasileira.

O projeto é realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/RS), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), a Fundação Cultural Piratini-TVE/FM Cultura, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH – Rede Escola de Governo), o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros e o Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul e as Universidades, com investimentos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

PRIMEIRA RODADA DE PALESTRAS:

12 de agosto – Universidade de Passo Fundo (UPF).
19 de agosto – Universidade de Caxias do Sul (UCS).
27 de agosto – Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
14 de setembro – Universidade de Santa Maria (UFSM).
25 de setembro – Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
14 de outubro – Universidade do Pampa (Unipampa – São Borja).
O projeto pretende lançar um livro, um guia e uma campanha de tevê e rádio sobre gênero e raça/etnia, principalmente para ampliar a visibilidade das mulheres na mídia e o acesso à produção cultural e de conteúdo.

Informações com a coordenadora executiva do projeto:
Sátira Pereira Machado - satira.spm@gmail.com

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot