segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Com a campanha “+1″, a equipe Idea! conquistou o primeiro lugar desta quinta edição do Correria Unisc. Os participantes da competição tiveram oito horas para criar uma peça publicitária para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa cruz do Sul. As atividades começaram na manhã deste sábado e se estenderam até o começo da noite, com a premiação dos três grupos vencedores. Em segundo lugar, ficou a Pantone 5507 e, em terceiro, a Dharma. Cada integrante destas equipes recebeu um curso de Transmídia Storytelling e uma caneca personalizada do evento.

O corpo de jurados foi formados pelos publicitários Adriano Moritz e Eduardo Menezes, o jornalista José Arlei Cardoso e a equipe da Apae, representada pela presidente Miriam Gressler, a vice Maribel Dockhorn, a diretora Cisele Sehn Borba e a publicitária voluntária, Ana Luisa de Lara Cardoso. Segundo a sub-coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Yhevelin Guerin, os critérios utilizados para avaliação foram a pertinência das propostas, o posicionamento e a criatividade.

A equipe Idea! apresentou sua proposta voltada à busca de novos colaboradores. “Esse mais um se multiplica. É mais uma pessoa que pode ajudar várias”, explicou a acadêmica de Publicidade e Propaganda (PP) Daniele Furtado, durante a defesa da campanha. “Queríamos criar um símbolo para representar essa peça, pois acreditamos que as pessoas não estão interessadas em textos longos. Além disso, o +1 instiga a curiosidade de quem está o vendo”, completou.

A ideia surgiu da estudante e do colega João Furtado, também de PP. “A simbologia também representa a mensagem de que a pessoa é única, em qualquer lugar que esteja”, complementou João. Com o mote em mãos, a proposta foi trabalhada com a ajuda do também aluno de Publicidade, Fabricio Müller, e do acadêmico de Jornalismo, Mateus Prestes. “A Apae já tem a campanha Abrace essa causa. Então não fugimos muito disso porque até para um abraço é preciso de mais de uma pessoa”, reforçou Müller. A partir da campanha +1, os alunos criaram materiais para redes sociais, anúncio em jornal, banner, adesivos e rádio.

Todas as campanhas foram elogiadas pelo publicitário Eduardo Menezes. “Considerei os trabalhos em um nível bom. É impressionante que em todo lugar tem talento”, disse. “Mesmo quem perde leva para casa um aprendizado”, comentou.

AS CAMPANHAS

Pantone 5507: Com “Chega de desculpas” a equipe tentou trazer o impacto como forma de sensibilizar a população e, assim, abraçar a causa. De acordo com a apresentação, através da inquietação, as pessoas saem da zona de conforto e sentem a vontade de ajudar. A campanha mostrou possíveis desculpas para não colaborar com uma entidade e suas soluções. Os integrantes criaram materiais para jornal, internet, rádio, banner, outdoor e camiseta.

Bolt: “Você é especial?” foi o mote escolhido pela equipe. A ideia foi mostrar que o que torna uma pessoa especial são suas ações, seus sonhos e sua essência. Desta forma, conforme a apresentação feita aos jurados, buscaram dizer que um colaborador é quem se torna especial para pessoas com deficiências. Foram criados anúncios para jornal, rádio e banner, camiseta e vídeos para web. A proposta também era de incentivar que internautas produzissem vídeos falando o motivo de se considerarem especiais.

Dharma: A campanha “A minha felicidade” ficou em terceiro lugar na disputa. “Doação é se preocupar com o outro e isso é também felicidade”, explicou o integrante da equipe, Alexandre Kirst, durante a apresentação da proposta. O grupo sugeriu criar um produto para reforçar a marca da Apae: a caixinha surpresa da felicidade. Ela seria comercializada durante os eventos promovidos pela entidade pelo valor mínimo de colaboração (R$ 10) e traria uma mensagem dentro. Além disso, o grupo propôs a divulgação da campanha através de banner, outdoor, camiseta e materiais para rádio, internet e jornal.

Dollynho: “Seu abraço, nosso mundo”. A ideia do grupo foi manter o abraço como centro da campanha. “Encontramos um problema e desafio para este trabalho. A Apae já é uma marca conhecida. Tornar ela ainda mais reconhecida foi o desafio. Por isso, pensamos em algo que pudesse agradecer quem já colabora com a entidade e também dizer que a Apae ainda precisa da ajuda de mais pessoas”, explicou um dos integrantes da equipe na apresentação ao corpo de jurados. O grupo criou materiais para jornal, internet e rádio, além de camiseta, banner, outdoor e redes sociais.





Texto: Agência Experimental de Comunicação A4


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