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- Equipe Idea! vence o 5° Correria da Unisc
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Com a campanha “+1″, a equipe Idea! conquistou o primeiro lugar desta
quinta edição do Correria Unisc. Os participantes da competição tiveram
oito horas para criar uma peça publicitária para a Associação de Pais e
Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa cruz do Sul. As atividades começaram na manhã deste sábado
e se estenderam até o começo da noite, com a premiação dos três grupos
vencedores. Em segundo lugar, ficou a Pantone 5507 e, em terceiro, a
Dharma. Cada integrante destas equipes recebeu um curso de Transmídia
Storytelling e uma caneca personalizada do evento.
O corpo de jurados foi formados pelos publicitários Adriano Moritz e
Eduardo Menezes, o jornalista José Arlei Cardoso e a equipe da Apae,
representada pela presidente Miriam Gressler, a vice Maribel Dockhorn, a
diretora Cisele Sehn Borba e a publicitária voluntária, Ana Luisa de
Lara Cardoso. Segundo a sub-coordenadora do Curso de Comunicação Social
da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Yhevelin Guerin, os
critérios utilizados para avaliação foram a pertinência das propostas, o
posicionamento e a criatividade.
A equipe Idea! apresentou sua proposta voltada à busca de novos
colaboradores. “Esse mais um se multiplica. É mais uma pessoa que pode
ajudar várias”, explicou a acadêmica de Publicidade e Propaganda (PP)
Daniele Furtado, durante a defesa da campanha. “Queríamos criar um
símbolo para representar essa peça, pois acreditamos que as pessoas não
estão interessadas em textos longos. Além disso, o +1 instiga a
curiosidade de quem está o vendo”, completou.
A ideia surgiu da estudante e do colega João Furtado, também de PP.
“A simbologia também representa a mensagem de que a pessoa é única, em
qualquer lugar que esteja”, complementou João. Com o mote em mãos, a
proposta foi trabalhada com a ajuda do também aluno de Publicidade,
Fabricio Müller, e do acadêmico de Jornalismo, Mateus Prestes. “A Apae
já tem a campanha Abrace essa causa. Então não fugimos muito disso
porque até para um abraço é preciso de mais de uma pessoa”, reforçou
Müller. A partir da campanha +1, os alunos criaram materiais para redes
sociais, anúncio em jornal, banner, adesivos e rádio.
Todas as campanhas foram elogiadas pelo publicitário Eduardo Menezes.
“Considerei os trabalhos em um nível bom. É impressionante que em todo
lugar tem talento”, disse. “Mesmo quem perde leva para casa um
aprendizado”, comentou.
AS CAMPANHAS
Pantone 5507: Com “Chega de desculpas” a
equipe tentou trazer o impacto como forma de sensibilizar a população e,
assim, abraçar a causa. De acordo com a apresentação, através da
inquietação, as pessoas saem da zona de conforto e sentem a vontade de
ajudar. A campanha mostrou possíveis desculpas para não colaborar com
uma entidade e suas soluções. Os integrantes criaram materiais para
jornal, internet, rádio, banner, outdoor e camiseta.
Bolt: “Você é especial?” foi o mote
escolhido pela equipe. A ideia foi mostrar que o que torna uma pessoa
especial são suas ações, seus sonhos e sua essência. Desta forma,
conforme a apresentação feita aos jurados, buscaram dizer que um
colaborador é quem se torna especial para pessoas com deficiências.
Foram criados anúncios para jornal, rádio e banner, camiseta e vídeos
para web. A proposta também era de incentivar que internautas
produzissem vídeos falando o motivo de se considerarem especiais.
Dharma: A campanha “A minha felicidade”
ficou em terceiro lugar na disputa. “Doação é se preocupar com o outro e
isso é também felicidade”, explicou o integrante da equipe, Alexandre
Kirst, durante a apresentação da proposta. O grupo sugeriu criar um
produto para reforçar a marca da Apae: a caixinha surpresa da
felicidade. Ela seria comercializada durante os eventos promovidos pela
entidade pelo valor mínimo de colaboração (R$ 10) e traria uma mensagem
dentro. Além disso, o grupo propôs a divulgação da campanha através de
banner, outdoor, camiseta e materiais para rádio, internet e jornal.
Dollynho: “Seu abraço, nosso mundo”. A
ideia do grupo foi manter o abraço como centro da campanha. “Encontramos
um problema e desafio para este trabalho. A Apae já é uma marca
conhecida. Tornar ela ainda mais reconhecida foi o desafio. Por isso,
pensamos em algo que pudesse agradecer quem já colabora com a entidade e
também dizer que a Apae ainda precisa da ajuda de mais pessoas”,
explicou um dos integrantes da equipe na apresentação ao corpo de
jurados. O grupo criou materiais para jornal, internet e rádio, além de
camiseta, banner, outdoor e redes sociais.
Texto: Agência Experimental de Comunicação A4
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