quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A célebre frase atribuída ao cineasta Glauber Rocha - “uma ideia na cabeça e uma câmara na mão” - pode ser o estímulo para produtores experientes e estreantes participarem da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente. No caso, a ideia deve ter temática socioambiental e câmera pode ser de qualquer tipo, até mesmo a do celular.
 
Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos com os mais diversos recursos, desde filmadoras, câmeras de celular, câmeras digitais ou qualquer outro material que capture imagem e som. O prazo para inscrição é até 22 de outubro de 2015 (data de postagem).

MOBILIZAÇÃO SOCIAL
 
O objetivo da mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual. Desde a primeira edição, em 2009, 246 trabalhos audiovisuais foram selecionados e divulgados pelo Circuito.
 
“Ao longo dessas seis edições foi possível perceber o aumento nos processo de interação e de diálogo com o espectador trazendo para a discussão a diversidade da temática socioambiental por meio da produção audiovisual, que tem se mostrado extremamente importante para processos formativos de forma dinâmica e participativa”, destaca a coordenadora do Circuito Tela Verde, Patrícia Fernandes Barbosa.
 
A seleção dos vídeos será realizada por uma equipe que os avalia por meio de critérios como abordagem crítica, diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental ? PNEA, qualidade de som e imagem, entre outros. Não serão aceitos vídeos com mais de 60 minutos de duração nem que já participaram de edições anteriores.
 
Os vídeos selecionados farão parte de um kit que será distribuído para as instituições que se cadastrarem como espaços exibidores por todo Brasil. Para este cadastramento, será aberta outra chamada pública, no início do próximo ano. Em 2015, a sexta edição da mostra conta com 1,7 mil espaços exibidores.
 
A novidade da sétima edição é a parceria do MMA com a TV NBR, que apresentará os trabalhos no programa “DocumentAÇÃO”. A sessão contempla documentários produzidos pela NBR ou por parceiros sobre os mais diversos temas com classificação livre. Todos os vídeos inscritos no Tela Verde poderão participar.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual Ministério da Cultura, que incentiva mostras de cinema ambiental em todo o Brasil.
 
 
 
 
Fonte: mma.gov.br

 

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot