terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pensando na solidariedade e no meio ambiente, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) repensou sua recepção aos calouros. Em sua segunda edição, o Trote Solidário fez com que acadêmicos arrecadassem óleo de cozinha saturado e doassem para uma entidade, previamente sorteada. Nesta edição, foram arrecadados mais de mil litros.

Ne EMEF Dona Leopolina, de Linha João Alves, o dinheiro juntado com o óleo 
serve para efetuar pequenas compras

Quarta-feira, 2, foi o dia escolhido para contabilizar essa arrecadação. Uma comissão da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) passou pelas entidades beneficiadas. A EMEF Dona Leopoldina, de Linha João Alves, foi a primeira a receber a visita. A comitiva foi recepcionada pela diretora Gerda Julich, que mostrou a estrutura do educandário e falou sobre a importância da arrecadação do óleo. Segundo ela, além de ajudar o meio ambiente, o valor angariado serve para realizar pequenas compras. “No ano passado a escola comprou um bebedouro deste dinheiro”, conta.
 
Outra entidade beneficiada foi a EMEF Harmonia, no Bairro Santa Vitória. Conforme a diretora, Sayonara Escalante Farias, o educandário já participava do projeto e essa parceria com a Unisc foi importante para alavancar o recolhimento. Sayonara conta também que o óleo é levado para a Usina de Bioenergia da Afubra. “A Afubra paga por litro e nos repassa o valor em vale-compras. Com isso, compramos o que falta para a escola”, diz.

 A EMEF Harmonia recebeu mais de 300 litros de óleo saturado

Na EMEF Luiz Schoreder, no Bairro Universitário, o projeto de recolhimento também já acontecia. Segundo a supervisora Magda Mozzaquatro Rigue, a parceria com a Unisc foi de suma importância. “Sempre há o que comprar. Temos nossa horta escolar, com isso precisamos de enxada, de outros materiais e esse dinheiro é muito importante”, destaca.
Além destas entidades, a comissão passou pela EEEM Willy Carlos Froelich (Polivalente), Hospital Ana Nery, Escola Família Agrícola (Efa), Apae, Copame e Escola Educar-se.

RESULTADO

Após a contabilização dos resultados, foi realizado o cálculo para saber a média per capita e a média absoluta de óleo arrecadado por curso. O Curso de Gastronomia juntou 336 litros, sendo o campeão na média per capita; já o Curso de Engenharia Mecânica ocupou o primeiro lugar em média absoluta, totalizando 212 litros.

Elenor Schneider e Fernanda Zart, acadêmica de 
Gastronomia e ganhadora de um dos tablets

Na tarde de sexta-feira, 4, na sala 2535 da Reitoria da Unisc, foi realizado o sorteio e posteriormente a entrega dos tablets. No curso de Gastronomia, Fernanda Zart e Adriano Silveira receberam os aparelhos. Já no curso de Engenharia Mecânica, os sortudos foram Marlon da Silva Benvenhú e Cleber Alberto Rachor.

Para a participante do trote solidário Ana Paula Benetti Machado, não foi nada fácil fazer a arrecadação. “Por sermos da Gastronomia todos achavam que seria barbada, mas não foi. Recebemos muitos nãos”, conta. Ao falar sobre a parceria da Unisc com as entidades, a acadêmica disse que o foco do projeto foi a inclusão. Para a vice-diretora da EMEF Harmonia, beneficiada com o trote, Tatiane Roesch, essas parcerias são muito bem-vindas à escola. “Tudo vem a ajudar”.

PRÓXIMO TROTE

Na ocasião de entrega da premiação, o Pró-Reitor de Graduação, Elenor Schneider, falou das experiências desagradáveis, da violência e daquilo que vinha prejudicando a acolhida dos calouros na Universidade. Schneider disse que a Unisc mudou sua recepção aos “bixos” e já pensa no trote do próximo semestre. “Pode ser qualquer coisa. Talvez pilhas, baterias, lâmpadas queimadas…”, antecipa.

Texto e fotos: Agência Experimental de Comunicação A4



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot