quinta-feira, 5 de março de 2015

Há dez anos, jovens de todo o Brasil se encontram no Canal Futura para viver e refletir sobre a transformação da Comunicação Social. O projeto Geração Futura Universidades Parceiras, tem como objetivo proporcionar aos estudantes das universidades parceiras do Canal, um contato maior com o audiovisual através de workshops, conversas e produção de conteúdo. Neste ano, trinta e um jovens de todas as regiões do Brasil participaram do projeto. E a acadêmica de Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Amanda Risso, foi a selecionada para representar a universidade no Rio de Janeiro. Foram duas semanas intensas de atividades. A palestra de abertura foi ministrada por Zeca Camargo. Na ocasião, ele contou aos estudantes como foi a sua trajetória profissional até chegar ao jornalismo. Falou também sobre suas reportagens internacionais e os desafios enfrentados.

A visita em todas os ambientes do canal e o contato com pessoas das diferentes áreas de trabalho existentes no Futura possibilitaram que os estudantes compreendessem a dimensão do Canal como agente de transformação social. Os alunos permaneceram o dia todo na emissora. Além das conversas e oficinas, um dos pontos principais foi a produção de um interprograma que será veiculado no Canal.

Para possibilitar a realização do interprograma, oficinas nas áreas de produção, direção, roteiro, trilha sonora, edição e direção de fotografia foram ministradas aos alunos para que, quando retornassem às universidades, pudessem realizar o interprograma. O tema proposto neste ano foi “experimentos científicos”. Cada um dos trinta e um jovens escolheram um projeto de pesquisa de sua universidade como pauta. O projeto de pesquisa escolhido pela acadêmica da Unisc é realizado pela Engenharia de Computação e Ciências da Computação, com o nome de “Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e Robóticos para Apoio a Portadores de Deficiência”, coordenado pelo professor Leonel Tedesco.

Amanda conta que foi difícil escolher o projeto que utilizaria para fazer sua reportagem. Ao pesquisar, encontrou o desenvolvido pela Engenharia e Ciências da Computação. “Eu curti logo de cara, porque é um projeto que envolve acessibilidade e eu me preocupo muito com isso em um mundo que é tão desigual. Conversei com o professor, combinamos tudo. Agora é só seguir o cronograma e esperar para iniciar as gravações.” explica Amanda.
Outro ponto importante do Geração Futura foi a produção de reportagens para veiculação no Jornal Futura. Os jovens foram divididos em grupos de sete e oito pessoas para a produção deste conteúdo, abordando temas como pescadores, padeiros, taxistas e até um cemitério da cidade do Rio de Janeiro. As matérias estão disponíveis no canal do YouTube do Futura.

Conforme Amanda, as visitas que os acadêmicos fizeram a pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, a trilha do morro da Urca, o Jardim Botânico e o Projac contribuíram para motivar e inspirar mais os estudantes. “Mais do que workshops e conversas com profissionais da área, o Geração Futura foi uma experiência além da comunicação. A integração entre os trinta e um estudantes possibilitou criar laços de amizade, trabalho em equipe e descobrir juntos uma nova maneira de trabalhar com o audiovisual”, diz a acadêmica da Unisc.
O Geração Futura acontece todos os anos no Rio de Janeiro. As inscrições e mais informações são disponibilizadas no site do Canal. Você pode conferir em www.canalfutura.org.br.


Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot