quarta-feira, 11 de março de 2015

Na noite desta segunda-feira, 9, os alunos do Curso de Comunicação Social pensaram sobre a questão “Vocês estão estudando para quê?”. Ela foi feita pelo acadêmico de Publicidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador da Rede Nossas Cidades, Rafael Rezende, durante a Aula Inaugural do Curso. O evento aconteceu a partir das 19h, no Anfiteatro do Bloco 18.

Ao longo do bate-papo, Rezende falou sobre o poder da Comunicação e sua trajetória, dentro da Rede que integra e na Universidade. “Eu não queria ser um comunicador que fizesse as pessoas comprarem coisas”, explica, afirmando que encontrou um lugar para trabalhar sem precisar vender produtos. Além disso, aconselhou os acadêmicos a aproveitarem o aprendizado adquirido na Universidade.

A Rede Nossas Cidades iniciou em 2011 com o Meu Rio. Em 2014, foi criada também a Minha Sampa (São Paulo). E, a partir desse mês, serão criadas mais sete redes em cidades de diferentes estados, dentre elas, Porto Alegre. Com ações online e offline, até então mais de 170 mil pessoas já se engajaram na construção de cidades mais inclusivas, politizadas e sustentáveis.

De acordo com o Coordenador do Curso de Comunicação Social Hélio Etges, a aula inaugural foi pensada para que a fala de Rezende inspirasse uma transformação social e, sobretudo, fizesse com que os alunos entendessem como a comunicação pode auxiliar nesse processo. “Estamos escapando do cerco das quatro habilitações e enxergando de forma geral, não isolados na profissão ou no mercado de trabalho”, diz Etges.

Para a “bixo” de Relações Públicas Maria Eduarda Müller, a palestra foi inspiradora, porém, considera que as pessoas ainda têm a mente fechada para empreendimentos diferentes e inovadores, como o apresentado por Rezende. “Acredito que em cidades maiores seja mais fácil de encontrar pessoas que pensem de maneira parecida e, assim, o diálogo fica mais fácil”, fala Maria Eduarda.

Etges aproveitou a oportunidade para adiantar que a Semana Acadêmica da Comunicação (Seacom) está prevista para maio e terá o mesmo eixo norteador da Aula Inaugural. “Precisamos buscar uma indústria diferente da que estamos acostumados, uma que esteja preocupada com o social, algo que não seja fechado, nem egoísta. Não basta dar a notícia. É necessário se propor a criar uma rede para transformar. E em primeiro lugar, a nós mesmos”, finaliza o professor.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4 



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot