quinta-feira, 15 de maio de 2014


Foi dada a largada na noite desta segunda-feira, 12, a 9ª Semana do Empreendedor. Promovido pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), o evento tem como tema, este ano, o futuro. 

 Na abertura, o presidente da Assemp, Flávio Haas, deu boas-vindas à plateia, que lotou o Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e, ainda, destacou as gestões que antecederam a 9ª edição do evento. “Nada acontece por acaso, e o sucesso da Semana do Empreendedor vem de uma história de construção através dos indivíduos que anteriormente estiveram envolvidos. São eventos como este que nos motivam a enfrentar os desafios, cada vez maiores.”

O graduado em design estratégico, analista de mercado da Nielsen do Brasil e, hoje, coordenador de Marketing Regional na Natura, Maurício Bohrer, deu início às palestras, que ocorrerão até sexta-feira, 16. Com o slogan Sustentabilidade, um caminho para a inovação, Bohrer iniciou a palestra dizendo que o tema não é exclusividade de grandes empresas, mas que qualquer um pode trazer a sustentabilidade para o meio em que habita. Ele também falou dos benefícios que se pode constituir através disso.

Para o convidado, quando se pensa em sustentabilidade o que vem à mente é a ideia do verde, da floresta, no entanto, ele ressalta que vai muito além disso. “Ser sustentável é utilizar de forma adequada os recursos naturais disponíveis no momento, garantindo, assim, as necessidades de futuras gerações”. Segundo ele, a Natura tenta trazer essas dimensões, social e ambiental, para conseguir trabalhar em conjunto com o financeiro da empresa, porque, afinal de contas, está no mercado, assim como todas as outras empresas.

De acordo com Bohrer, o desafio da Natura, hoje, é tornar a sustentabilidade um dos principais pilares de inovação e geração de novos negócios. Ressalta, ainda, que a razão de ser da Natura é de produzir produtos que promovam o Bem Estar Bem. “Essa é uma expressão que criamos que tem a ver com duas coisas: bem-estar e estar bem”. Conforme ele, o bem-estar é como cada um se sente consigo mesmo, e o estar bem é para entender como cada um se relaciona com o outro e, também, com o meio ambiente.

O profissional destaca que a Natura não é somente uma empresa de cosméticos, mas, sim, de relações. “A Natura acredita que nada existe por si só, mas que tudo se conecta, e é por isso que ela acredita nas relações e comercializa produtos pensando em o ser humano vai se relacionar com o próximo”. Acrescenta que a estratégia de sustentabilidade da empresa nasceu da relação que ela tem com os clientes, fornecedores e todos os parceiros, os quais os ajudam a identificar os temas socioambientais mais importantes para os negócios.

Na oportunidade, o palestrante falou, ainda, sobre casos de inovação de produtos e ações sociais, crenças da Natura, protagonismo dos empreendedores e sobre o papel das empresas, hoje, no meio social. A abertura, que também deu inicio à Semana Acadêmica do curso de Administração da Universidade, contou com a presença de autoridades, realizadores, apoiadores – dentre eles a Unisc –, acadêmicos e imprensa local e regional. Além de palestras, o evento contará com reuniões-almoços, Dia da Agricultura Familiar, rodadas de negócios, encontros com foco em vendas e gerenciamento de equipe.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4


Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot