terça-feira, 20 de maio de 2014


No ano em que o Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa duas décadas, a abertura da Semana Acadêmica não poderia ser diferente: cinco ex-alunos foram convidados para falar de suas experiências profissionais. O bate-papo entre Henrique Scherer, formado em Publicidade e Propaganda; Lucas Nobre, formado em Jornalismo; Juliana Molz, formada em Relações Públicas; Amanda de Carvalho, formada em Produção em Mídia Audiovisual e Joel Haas de Oliveira, formado em Produção em Mídia Audiovisual e acadêmico de Jornalismo, ocorreu hoje, 19 de maio, no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc, e foi mediado pelo professor Hélio Etges. “Acompanhem essas histórias para que vocês consigam se espelhar nelas e para que tenham as suas próprias para contar daqui a 15 ou 20 anos”, convidou.

O evento começou com a exibição de vídeos alusivos aos 20 anos do Curso, produzidos pela A4 – Agência Experimental de Comunicação. Após, a Presidente do Caco, Ana Gabriela Alves, o Chefe do Departamento de Comunicação Social, Demétrio Soster e o Coordenador do Curso de Comunicação Social, Hélio Etges falaram sobre a importância da Seacom e do Curso. Na ocasião, Ana Gabriela, em nome do Caco, entregou para a professora Fabiana Pereira uma menção honrosa, pelas atividades prestadas pela Agência A4. Também foi divulgado o palestrante da Aula Inaugural do 2º semestre de 2014, que vai ocorrer no dia 13 de agosto e será ministrada por Ian Sbf, diretor e roteirista do Porta dos Fundos.

Bate-papo – “Tem alguma história para nos contar?” Foi com esta provocação que o professor Hélio Etges iniciou o bate-papo com os ex-alunos do Curso. Os convidados falaram o ingresso na Unisc e o início de suas carreiras, além de opinarem sobre a relação entre a universidade e o mercado. Joel Haas de Oliveira formou-se em 2013, em Produção em Mídia Audiovisual. Atualmente, é editor multimídia no jornal Gazeta do Sul. Para ele, o aluno deve fazer o seu próprio conhecimento. “A construção que se faz na universidade é próxima do que se cobra no mercado. Porém, a gente tem que perceber as coisas não podem simplesmente partir do professor. A construção tem que partir do aluno. Aqui é o local para se errar.”

Formado em Publicidade e Propaganda em 2012, Henrique Scherer trabalha da Agência Adamantis, de Santa Cruz do Sul. O publicitário afirma que a universidade é o local para começar a montar a rede de contatos. “Antes eu não conhecia ninguém da área de comunicação. Aqui no Curso eu conheci todo mundo. Contatos são tudo.” 

Lucas Nobre é natural de São Borja e formou-se em Jornalismo. Atualmente, tem uma Assessoria de Imprensa, a Nobre Press. Ele considera fundamental saber escutar os colegas para realizar um bom trabalho. “Quem se acha muito bom no empreendimento, está ralado. Estar sempre aberto aos feedbacks dos colegas é importante, mas devemos saber quando parar. Dessa forma, você vai conseguir terminar o trabalho.”


Juliana Moz ingressou na Unisc na primeira turma de Relações Públicas. Hoje, é proprietária da agência Adega de Ideias, de Santa Cruz. Ela ressalta a importância de se dedicar aos trabalhos acadêmicos. “O que achamos perda de tempo na época da faculdade é extremamente importante no mercado.” 

Já a produtora em mídia audiovisual, Amanda de Carvalho, formou-se em 2010 e é natural de Encantado. Atualmente, trabalha na TVE. Amanda comenta que falta união entre os profissionais da comunicação, que deveriam valorizar mais o seu trabalho, de extrema relevância social. “O comunicador muda o mundo. Temos que entender que somos fortes e que unidos conseguimos muita coisa.”


Após acompanhar o bate-papo com os convidados, a formanda em Produção em Mídia Visual, Anna Porto, ficou mais tranquila em relação ao futuro. “O que achei mais interessante é que todos os ex-alunos, sejam bem-sucedidos ou não, passaram por fases difíceis depois da faculdade. Percebi que o importante é não se desesperar”, conta Anna.

A 19ª Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Unisc tem como tema “Comunicação para quem ama comunicação” e segue até sexta-feira, 23 de maio. A programação conta com palestras, oficinas, mini-cursos e uma viagem de estudos para Pelotas.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot