- De volta Ao Inicio »
- 19ª seacom , ex-alunos , palestra , seacom 2014 , semana acadêmica »
- Ex-alunos do Curso palestram na abertura da 19ª Seacom
terça-feira, 20 de maio de 2014
No ano em que o Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa
Cruz do Sul (Unisc) completa duas décadas, a abertura da Semana
Acadêmica não poderia ser diferente: cinco ex-alunos foram convidados
para falar de suas experiências profissionais. O bate-papo entre
Henrique Scherer, formado em Publicidade e Propaganda; Lucas Nobre,
formado em Jornalismo; Juliana Molz, formada em Relações Públicas;
Amanda de Carvalho, formada em Produção em Mídia Audiovisual e Joel Haas
de Oliveira, formado em Produção em Mídia Audiovisual e acadêmico
de Jornalismo, ocorreu hoje, 19 de maio, no Anfiteatro do Bloco 18 da
Unisc, e foi mediado pelo professor Hélio Etges. “Acompanhem essas
histórias para que vocês consigam se espelhar nelas e para que tenham as
suas próprias para contar daqui a 15 ou 20 anos”, convidou.
O evento começou com a exibição de vídeos alusivos aos 20 anos do Curso,
produzidos pela A4 – Agência Experimental de Comunicação. Após, a
Presidente do Caco, Ana Gabriela Alves, o Chefe do Departamento de
Comunicação Social, Demétrio Soster e o Coordenador do Curso de
Comunicação Social, Hélio Etges falaram sobre a importância da Seacom e
do Curso. Na ocasião, Ana Gabriela, em nome do Caco, entregou para a
professora Fabiana Pereira uma menção honrosa, pelas atividades
prestadas pela Agência A4. Também foi divulgado o palestrante da Aula
Inaugural do 2º semestre de 2014, que vai ocorrer no dia 13 de agosto e
será ministrada por Ian Sbf, diretor e roteirista do Porta dos Fundos.
Bate-papo – “Tem alguma história para nos contar?” Foi
com esta provocação que o professor Hélio Etges iniciou o bate-papo com
os ex-alunos do Curso. Os convidados falaram o ingresso na Unisc e o
início de suas carreiras, além de opinarem sobre a relação entre a
universidade e o mercado. Joel Haas de Oliveira formou-se em 2013, em
Produção em Mídia Audiovisual. Atualmente, é editor multimídia no jornal
Gazeta do Sul. Para ele, o aluno deve fazer o seu próprio conhecimento.
“A construção que se faz na universidade é próxima do que se cobra no
mercado. Porém, a gente tem que perceber as coisas não podem
simplesmente partir do professor. A construção tem que partir do aluno.
Aqui é o local para se errar.”
Formado em Publicidade e Propaganda em 2012, Henrique Scherer
trabalha da Agência Adamantis, de Santa Cruz do Sul. O publicitário
afirma que a universidade é o local para começar a montar a rede de
contatos. “Antes eu não conhecia ninguém da área de comunicação. Aqui no
Curso eu conheci todo mundo. Contatos são tudo.”
Lucas Nobre é natural
de São Borja e formou-se em Jornalismo. Atualmente, tem uma Assessoria
de Imprensa, a Nobre Press. Ele considera fundamental saber escutar os
colegas para realizar um bom trabalho. “Quem se acha muito bom no
empreendimento, está ralado. Estar sempre aberto aos feedbacks dos colegas é importante, mas devemos saber quando parar. Dessa forma, você vai conseguir terminar o trabalho.”
Juliana Moz ingressou na Unisc na primeira turma de Relações
Públicas. Hoje, é proprietária da agência Adega de Ideias, de Santa
Cruz. Ela ressalta a importância de se dedicar aos trabalhos acadêmicos.
“O que achamos perda de tempo na época da faculdade é extremamente
importante no mercado.”
Já a produtora em mídia audiovisual, Amanda de
Carvalho, formou-se em 2010 e é natural de Encantado. Atualmente,
trabalha na TVE. Amanda comenta que falta união entre os profissionais
da comunicação, que deveriam valorizar mais o seu trabalho, de extrema
relevância social. “O comunicador muda o mundo. Temos que entender que
somos fortes e que unidos conseguimos muita coisa.”
Após acompanhar o bate-papo com os convidados, a formanda em Produção
em Mídia Visual, Anna Porto, ficou mais tranquila em relação ao futuro.
“O que achei mais interessante é que todos os ex-alunos, sejam
bem-sucedidos ou não, passaram por fases difíceis depois da faculdade.
Percebi que o importante é não se desesperar”, conta Anna.
A 19ª Semana Acadêmica do Curso de Comunicação Social da Unisc tem
como tema “Comunicação para quem ama comunicação” e segue até
sexta-feira, 23 de maio. A programação conta com palestras, oficinas,
mini-cursos e uma viagem de estudos para Pelotas.
Texto: Agência Experimental de Comunicação A4
Postar um comentário