sexta-feira, 23 de maio de 2014

Uma das oficinas que aconteceu na manhã do dia 22  foi sobre produção musical. Ministrada por Felipe Alvares, o momento contou com a presença de cerca de 15 estudantes. Felipe atualmente é professor do Curso de Comunicação, nas disciplinas de Elementos da Linguagem Musical e Produção em RTVC I. Segundo o professor, o objetivo da oficina foi, além de falar sobre o conceito de produção musical, trabalhar, de maneira prática, o produzir músicas pensando em publicidade ou em produções audiovisuais. Para concluir este objetivo, a oficina se estendeu até a tarde, a fim de que os acadêmicos pudessem gravar a trilha cuja criação começou no turno na manhã.

Ainda na manhã do dia 22, o formado em Publicidade e Propaganda Diego Lopes assessorou a oficina do software Photoshop, que aconteceu no laboratório 11, do bloco 17 da Unisc.Segundo o publicitário, a ideia foi ensinar as ferramentas mais difíceis: “Minha preocupação foi: o que seria legal ensinar para vocês?”, destaca. Além disso, Diego ainda comenta que esperava um público menor e que ficou bem surpreso com a grande participação.

A acadêmica de Jornalismo, Nicole Rieger, escolheu participar desta oficina por não ter a aplicação de ensinamentos sobre esse programa em sala de aula. Para ela, essa área é interessante, assim como a oportunidade de assistir à oficina durante a Seacom. “Participar de oficinas sempre é bom, porque só tem a acrescentar. Ou tu aprende algo que não sabia ou revê aquilo que tinha esquecido”, explica.

Assim como Nicole, o futuro produtor audiovisual Diogo Freitas também optou por aprender mais sobre o Photoshop. Diogo, que já participou da oficina sobre outro software, o Illustrator, acredita essas são ótimas oportunidades para aprender. “Eu não sabia mexer em Photoshop, nem Illustrator, e achava que deveria saber. Mesmo fazendo Produção em Mídia Audiovisual, a gente se depara com situações em que precisamos dessas ferramentas”, ressalta.

E no minicurso de Oratória, que aconteceu na sala 101 do bloco 1, Liesel Dick iniciou dizendo que “a oratória é a filha da comunicação, neta da política e bisneta da filosofia.” Liesel  é formada em Relações Públicas, professora e consultora na área da comunicação, com 21 anos de experiência. Ela apresentou uma forma divertida os acertos e erros que às vezes passam despercebidos, na hora de comunicar. “O comunicólogo precisa ser especialista em pessoas, analisar o momento, a proporção e olhar sobre a situação”, explicou.

Ela envolveu os acadêmicos do Curso de Comunicação Social e mostrou que a oratória é a soma de três coisas: postura, linguagem e roteiro mental. A oratória não é somente a fala, mas também, e principalmente, gestos. Ao falar em público, certos cuidados devem ser tomados para que não haja nenhum tipo de constrangimento, como, por exemplo, respirar antes de falar e fazer um roteiro mental, pois, segundo Liesel, “falta de roteiro é falta de preparo, e hoje as pessoas são contratadas por competência e demitidas por comportamento”.

Usando vídeos e fazendo demonstrações de como deve ser a postura perante uma bancada, a RP esclareceu dúvidas dos acadêmicos, que interagiram e, ao final, se demonstraram satisfeitos com o que ouviram no minicurso. Luiza Goulart, acadêmica do 1º semestre de Jornalismo, contou que adorou participar do minicurso. “Achei muito proveitoso, é um conteúdo muito interessante. Fiquei feliz em participar, pois oratória é uma das coisas mais importantes em nossa área, devemos ter interesse em aprender”.

A programação da 19ª SEACOM se encerra com o minicurso "Gabriel García Márquez e Jornalismo", que acontece na manhã desta sexta-feira na sala 101 (bloco 1),  palestra com a relações públicas Analisa Medeiros Brum, às 19h15min no Anfiteatro do bloco 18 e com as oficinas de After Effects Básico e Publicidade em Espaços Virtuais, respectivamente nos laboratórios 20 e 15 do bloco 17,  a partir das 19h15min.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4 (adaptado)






Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot