quarta-feira, 21 de maio de 2014


Ocorreu na terça feira de manhã duas oficinas e um minicurso, que compõe a programação da SEACOM 2014. Os temas das oficinas foram os softwares InDesign e Illustrator, que são fundamentais para a formação dos acadêmicos.

A oficina de InDesign aconteceu no laboratório 15 do bloco 17, e foi ministrada pelo jornalista Gelson Pereira, ex-aluno do curso de Comunicação Social da Unisc. Durante a oficina, ele deu dicas aos acadêmicos. “Uma das melhores coisas do InDesingn é o atalho”, disse, e explicou um pouco sobre as características do software que, segundo ele, “é um programa muito intuitivo”. O jornalista então propôs a atividade da oficina: todos deveriam diagramar um projeto gráfico. A ideia era criar quatro páginas de um jornal, estilo tabloide.

Karine Naue, estudante do terceiro semestre de Jornalismo, considerou a oficina muito boa. A sua intenção ao participar era aprender mais detalhes do InDesign e poder realizar as tarefas no programa de maneira rápida. “Em pouco tempo aprendi muito”, contou a acadêmica.

Já a oficina de Illustrator, que aconteceu no mesmo horário, no laboratório 20 do bloco 17, foi ministrada pela acadêmica de Publicidade e Propaganda Viviane Herrmann. A aluna ensinou aos participantes alguns truques, atalhos e ferramentas do programa. A ideia era passar aos participantes os comandos básicos do Illustrator, já que “a Universidade não oferece aos alunos aulas específicas deste software”. A proposta era passar recursos iniciais do programa que possibilitassem aos alunos a criação de peças gráficas, logotipos e materiais do gênero.

Para Viviane, “esse tipo de oficina contribui no desenvolvimento do aluno como profissional. Quanto mais ele buscar conhecimento no que se refere à Publicidade e aos softwares utilizados na área de criação, mais chances no mercado de trabalho ele terá” acredita ela.

Ainda na terça de manhã, aconteceu o minicurso Cerimonial e Protocolo, ensinado pela formada em Relações Públicas Gisele Simão. Ela ministrou uma palestra bem dinâmica e contou com a participação dos acadêmicos em vários momentos. Já no início mostrou que para qualquer evento é necessário um planejamento, e informou a diferença entre cerimonial e protocolo,evidenciando que os dois estão sempre juntos. “Cerimonial é uma espécie de roteiro que costuma ser feito no planejamento de um evento, descrevendo tudo que irá ocorrer a cada momento e protocolo é o conjunto de normas que existem para nortear o cerimonial”, explicou Gisele.

A Relações Públicas deixou como dica três livros que, segundo ela, são de extrema importância para conhecer melhor o mundo dos eventos: Evento é assim mesmo, de Sérgio Zaboran, Cerimonial Universitário, de Maria Lisabete Terra Azzolin, e Protocolo Cerimonial e etiquetas em eventos, de Paulo Régis Salgado.

Michele Lisboa, acadêmica do 1º semestre do curso de Relações Públicas, contou que achou “muito interessante, muito útil para ficarmos sabendo o que não fazer de errado em um evento. Os alunos devem participar desses minicursos e espero utilizar bastante na minha graduação de Relações Públicas.”

A 19ª Semana Acadêmica da Comunicação Social segue com sua programação, tendo como palestrante de quarta, o jornalista Tariq Saleh.

Texto: Agência Experimental de Comunicação A4 (adaptado)



Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot