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- Oficinas de After Effects e Publicidade em Espaços Virtuais encerram a programação da 19ª SEACOM
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Vagner Bozzetto ministrou a oficina do programa After Effects na noite
de sexta-feira, 23. O
encontro, bastante procurado pelos alunos, ocorreu no laboratório 20,
bloco 17.
Bozzeto é formado pela Unisc em Produção em Mídia Audiovisual e trabalha
há sete anos nesta área. Logo de início declarou: “Perdendo o medo de
abrir este software vocês já vão aprender coisas que não são
tão difíceis; o que vocês pensarem pode ser feito no After Effects”. Em
meio a muitas explicações, ele tirou as dúvidas dos acadêmicos e
demonstrou quais são os recursos mais utilizados no programa, como os scripts, que transformam fotos em vídeos, e a câmera cracker, recurso utilizado para deixar um texto parado em uma imagem ou vídeo.
Após apresentar o que pode ser feito com o software, o profissional
assinalou aos alunos que todos “devem ter sangue nos olhos para poder
trabalhar com o After Effects, pois a cada dia se aprende uma coisa
nova”. Na sequência, deu início à aula prática, em que os alunos puderam
exercitar o que havia sido explanado anteriormente. Ao final da oficina
o ministrante indicou links de tutoriais que, segundo ele, podem auxiliar na aprendizagem do software.
Aline Schultz, acadêmica do 7º semestre de PMA, aprovou a oficina.
“Achei bem legal o curso, eu já conhecia um pouco de After Effects, mas é
sempre bom relembrar. Foi uma oportunidade bem legal de aprender formas
mais fácieis de usar o programa”.
A oficina Publicidade em Espaços Virtuais aconteceu no laboratório 15 do bloco 17, e foi ministrada por Eduardo Borba, graduado em jornalismo pela Unisinos , pós-graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e mestre e doutor em Publicidade com ênfase em Tecnologias Digitais, pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal, onde reside há 8 anos.
Borba iniciou a oficina explicando o que é publicidade e o que é
virtual. Em uma intervenção bastante interativa, declarou aos acadêmicos
de Comunicação Social que “dentro do mundo virtual podemos criar tudo,
podemos reproduzir o que já existe, e também podemos ir além”. O
profissional fez demonstrações da linha do tempo da publicidade digital,
desde o e-mail marketing, em 1994, até a criação do Google Glass, em
2013. “Comunicação é um processo em constante reconfiguração”,
ressaltou, referindo-se às mudanças que ocorrem diariamente neste campo.
Ao afirmar que “na tecnologia podemos ir além, podemos criar algo”,
Borba deu início à atividade prática juntamente com os acadêmicos.
Mostrou a eles o passo a passo de como montar uma animação digital para,
no final, transformá-la em um vídeo. Lucas Batista, acadêmico do
1º semestre de jornalismo, saiu satisfeito da oficina. “Valeu muito a
pena ter participado. O professor explicou muito bem, aprendi muitas
coisas e o que aprendi hoje pode ser usado na minha vida. Das oficinas
que participei essa foi a que mais gostei”.
Texto: Agência Experimental de Comunicação A4 (adaptado)
Fotos: Mahara de Brito
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