sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A última noite de setembro foi marcada pela exibição de filmes produzidos por alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O Anfiteatro do Bloco 18 esteve lotado para prestigiar os autores e professores que envolveram-se na realização da mostra Em Cartaz. Dez filmes foram apresentados ao público com duração total de 123 minutos. A novidade ficou por conta do lançamento do catálogo que une os filmes das quatro edições e disponibiliza informações de todos os filmes já exibidos, incluindo os de 2015.

Conforme o idealizador e coordenador do evento, professor Jair Giacomini, a mostra Em Cartaz tem o propósito de apresentar os trabalhos produzidos nos últimos semestres do curso de Produção em Mídia Audiovisual. Na noite de ontem, 30, foram veiculados os filmes criados no primeiro semestre deste ano nas disciplinas de Documentário II e Projeto Experimental em Audiovisual – cadeira de conclusão de curso. Segundo Giacomini, alunos das outras habilitações também podem cursar as disciplinas de Produção em Mídia Audiovisual e, além de cursar, às vezes são convidados pelos colegas de PMA a fazerem parte da equipe.

Em sua fala na abertura do evento, Giacomini comentou que a existência da mostra tem impulsionado os alunos a fazerem da melhor maneira possível os seus trabalhos, porque sabem que no próximo semestre serão apresentados ao público.
O coordenador do curso de Comunicação Social, professor Hélio Etges, ressalta a importância do evento para os acadêmicos. “Eu diria que esse é o momento do aluno virar a estrela do processo. Primeiro ele foi orientado para ser a estrela e agora ele vira estrela por si, porque o produto dele vai ser exposto aos demais colegas, e mesmo de estudantes de outros cursos que estão vindo prestigiar a mostra, bem como pessoas da comunidade”. Para o professor, a mostra é um momento de revelar qual é o nível em que o aluno chega no final do seu curso, quanto ele conseguiu aprender ao longo dos semestres em que ele esteve na universidade.

Etges destaca ainda a participação dos professores neste projeto: “É importante frisar que não é o aluno por si que faz com que o produto esteja aqui, também tem o grupo de professores que fazem esse processo se tornar real, com projetos bem estruturados e elaborados.” Sobre a proposta da mostra em si, o coordenador comenta. “Essa ideia é fundamental para que os alunos se vejam e vejam como os próprios colegas reagem diante daquilo que eles produziram ao longo de um semestre, com o envolvimento que vários alunos ao longo de quatro meses. Claro, com muito esforço e estresse muitas vezes, mas que acaba funcionando.”

A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

William Borges, estudante do 8º semestre de Produção em Mídia Audiovisual falou sobre a execução do trabalho que realizou junto de mais quatro acadêmicos, sendo o grupo formado por quatro alunos de PMA e um de PP. “Nosso documentário é o Segunda Casa. Fala sobre as cuidadoras da Copame. São três cuidadoras que entrevistamos durante o dia e à noite também. Acompanhamos o trabalho delas com as crianças. Por se tratarem de crianças e por conta da Lei, tivemos de tapar seus rostos, pois não podem aparecer.”

O acadêmico comentou sobre a temática do trabalho. “Queríamos um assunto diferente do assunto que tratamos da primeira vez no Documentário I. Meu colega trouxe a ideia das crianças em abrigo. Pesquisamos e achamos a Copame, aqui em Santa Cruz mesmo. Entramos em contato com elas, foi fácil o contato, só tinha esta barreira de aparecer as crianças ou não. Na verdade, no início a gente queria falar só sobre as crianças, mas como elas não podiam aparecer e não podíamos contar nem as histórias delas, então mudamos o foco: foi para as cuidadoras. E daí foi mais fácil, mais tranquilo.”

A acadêmica do 7º semestre de Jornalismo, Luana Ciecelski, prestigiou a mostra e elogiou. “Achei bem legal. Venho acompanhando desde as primeiras mostras e a gente já vê que apesar de fazer Jornal e não ter uma base teórica nem prática para dizer detalhes técnicos, a mostra vem evoluindo e os trabalhos estão cada vez mais bonitos, mais elaborados. Gosto muito de ver o trabalho dos meus colegas, de pessoas que começaram o curso comigo e que agora fazem coisas super bonitas. Acho que é legal um evento assim porque dá visibilidade para as pessoas que estão caminhando, que estão fazendo seus trabalhos.”

Acesse aqui e confira a sinopse dos filmes.



Texto: Agência Experimental de Comunicação A4

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1613
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot