quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Na última semana foi divulgada a nova qualificação da Rizoma, revista científica do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O periódico foi promovido à categoria B2, motivo de muito orgulho para a instituição e para seus realizadores. “Devemos o resultado à preocupação que a Rizoma tem com a qualidade de seus artigos, à pertinência dos temas desenvolvidos, aos cuidados com a presença internacional e também à alternância editorial”, comemora a professora doutora e uma das editoras da revista, Fabiana Piccinin. Ela destaca que o objetivo é chegar à classificação A1, a maior concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Estar na categoria B2 já na primeira avaliação é muito gratificante”, assinala Fabiana.

A classificação do Qualis Periódicos envolve um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual das revistas científicas. O processo de avaliação é feito a partir da regularidade de publicação do periódico, dos professores de pós-graduação que publicam artigos, da entrada internacional, da relevância, da qualidade de pesquisa e do alinhamento.

A REVISTA

Semestral e voltada à divulgação de artigos científicos e resenhas com foco na Comunicação, que abranjam também estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. Assim é organizada a revista Rizoma: uma publicação online, que recebe textos de doutores, mestres e doutorandos.
Com sua publicação sendo feita desde 2013, a Rizoma é a mais jovem das oito revistas científicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Os idealizadores estavam na expectativa de receber a classificação feita pela Capes, fundação do Ministério da Educação (MEC), que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.
A edição do primeiro semestre já foi publicada, mas os pesquisadores que tiverem textos referentes aos temas tratados pela revista, podem enviá-los para o Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) da revista Rizoma, clicando aqui.

CORPO EDITORIAL

O corpo editorial da Rizoma é composto por um editor-chefe e três editores de área. O editor-chefe, que também é editor de área, possui mandato de um ano, sendo substituído, alternadamente e pelo mesmo período, pelos demais editores de área. As áreas correspondem às linhas da Rizoma, ou seja, Midiatização, coordenado pelo professor-doutor e também editor-chefe, Demétrio de Azeredo Soster, Cultura, coordenada pela professora-doutora Angela Felippi, e Narrativas, coordenada pela professora-doutora Fabiana Piccinin .
Além disso, há uma comissão editorial formada pelos três editores já mencionados e, ainda, por Eunice Terezinha Piazza Gai, doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Rudinei Kopp, doutor em Comunicação Social pela mesma instituição.


Texto: Agência Experimental de Comunicação A4

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot