sexta-feira, 7 de maio de 2010

O depoimento que transcrevemos abaixo foi encaminhado pela aluna de PP da Unisc Steffani Mainardi Fardin, que esteve em Portugal no segundo semestre do ano passado realizando intercâmbio na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA).

Com ela viajaram os também alunos Regina Colombelli, Henrique Scherer, Lucas Brunetto e Elisa Stocker.

Trata-se de um importante incentivo para aqueles que estão em dúvida, ou pensando, se vale a pena ou não viajar nos intercâmbios que o Curso de Comunicação tem viabilizado ao longo dos últimos anos.

 Da esquerda para a direita, sob uma chuva tipicamente portuguesa,
Regina Colombelli, Steffani Fardin, Henrique Scherer, Lucas Brunetto e Elisa Stocker

O depoimento:

"Foi simplesmente maravilhoso ter a oportunidade de conhecer uma cultura nova, de conhecer pessoas de diferentes lugares e países que também faziam intercâmbio na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, em Portugal, e principalmente ver como é o ensino em uma universidade de outro país.

Essa viagem me fez ver como a UNISC tem um sistema de ensino bom, muito melhor do que imaginamos. Às vezes é preciso conhecer coisas novas para dar valor ao que temos.

Não que a ESTA não seja uma ótima instituição de ensino, mas a forma como nós trabalhamos nas aulas aqui é muito mais dinâmico, e o próprio espaço físico da Unisc e os equipamentos que nos são fornecidos pela universidade, possuem uma qualidade superior. Mas a professora Sandra Barata, coordenadora do curso de Comunicação Social da ESTA, nos informou que estão sendo construídas novas instalações para a universidade e que haverá grandes mudanças.

Quanto à receptividade, todas as pessoas nos receberam muito bem, tanto alunos como professores. Sempre muito atenciosos e curiosos sobre como é o Brasil, e como nossa área, no caso publicidade, é vista e feita aqui.

Realizamos trabalhos com os alunos de lá, como por exemplo: em uma das aulas escrevemos textos sobre o desemprego no Brasil, enquanto eles escreveram sobre o desemprego em Portugal, depois discutidos em aula as diferenças e semelhanças entre os dois países.

Em outra, fomos entrevistados pelos alunos de jornalismo, onde tivemos que contar um pouco de como somos, do que gostamos e o que nos levou a fazer o intercâmbio. Essa entrevista foi postada no blog da instituição.

Ajudamos também os alunos com ideias e exemplos de campanhas feitas no Brasil e na Unisc para um trabalho de planejamento de uma campanha que eles estavam fazendo para a instituição atrair mais alunos e divulgar a ESTA.

Tínhamos acesso a todas as partes da instituição, como laboratórios de informática, estúdios e bibliotecas.

Além disso, fizemos alguns passeios de estudo com a ESTA. Fomos visitar uma empresa de Turismo TV, que faz um trabalho de divulgação dos principais pontos turísticos das cidades de Portugal; a TSF Rádio Notícias e a RTP (Rádio Televisão Portuguesa), ambas localizadas em Lisboa.

As instalações da Pousada da Juventude em que ficamos eram ótimas. Fomos colocados em quartos duplos, com banheiro privado e calefação. Na pousada havia ainda uma sala de jogos com televisão e bar, e uma cozinha equipada com fogão, geladeira, microondas e utensílios em geral, para uso dos hóspedes.

O café da manhã era servido todos os dias e muito bom. As refeições feitas na cantina da ESTA, almoços e jantas, eram muito boas também, apesar de ter algumas comidas um tanto diferentes ao que estávamos acostumados. Mas era para isso mesmo que estávamos lá, conhecer e experimentar coisas novas.

Posso concluir disso tudo que foi uma experiência ímpar.

A única observação que faço é que o tempo do intercâmbio deveria ser maior. Um mês é muito pouco pra conseguirmos acompanhar de fato como é o andamento das aulas. Penso que, se com esse tempo tão curto que tivemos pudemos aprender muita coisa, imagina seis meses. Talvez fosse algo a se pensar. A professora Sandra Barata comentou que estão trabalhando essa possibilidade, espero que dê certo".

Quem somos

Espaço de caráter convergente, multimidiático e interdisciplinar para divulgação das atividades realizadas por professores e alunos do Curso de Comunicação Social da Unisc, dentro e fora das salas de aulas. Todos são bem-vindos.

Contato

Departamento de Comunicação Social
Bloco 16 - Sala 1612
Fone/Fax: 3717-7383 - Coord.: 3717-7536
csocial@unisc.br
Tecnologia do Blogger.

Arquivos

Seguidores

- Copyright © Comunicar -- Traduzido Por: Template Para Blogspot